sábado, 2 de maio de 2009

O Estádio das Laranjeiras e as Olimpíadas

No momento em que o Rio de Janeiro recebe a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional, é sempre bom lembrarmos a ligação do Fluminense e do nosso Estádio das Laranjeiras com os Jogos Olímpicos. Em 1922, o Brasil realizou os Jogos Olímpicos Latino-Americanos, no ano do centenário da Independência do Brasil, graças ao esforço do Fluminense que cedeu suas instalações e deu apoio logístico e financeiro aos jogos, sem auxílio governamental.

O Fluminense ampliou o Estádio das Laranjeiras para cerca de 25.000 pessoas, também sem apoio do governo brasileiro. Neste mesmo ano de 1922, também seria realizado no Estádio das Laranjeiras o Campeonato Sul-Americano de futebol, que seria vencido pelo Brasil, repetindo o feito de 1919, em nosso estádio. Os Jogos Olímpicos Latino-Americanos foi uma das competições regionais que veio a dar forma e foi precursora dos Jogos Pan-Americanos, que acabou unificando-os em 1951, com a realização dos Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires, na Argentina.

Vale lembrar também, a realização durante anos da "Olimpíada Tricolor", competição interna de nosso clube onde os tricolores demonstravam todo o seu talento e vigor físico. O Estádio das Laranjeiras foi palco de inúmeras provas das mais variadas modalidades esportivas ao longo de seus noventa anos. A enorme tradição tricolor nos Jogos Olímpicos foi fator preponderante para que em 1949, o Fluminense Football Club se tornasse o único clube de futebol do mundo e único clube da América Latina a conquistar a "Taça Olímpica" concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

Com a estrutura herdada pelos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de 2007, a boa impressão deixada por esta realização, o poder de articulação internacional do governo brasileiro, nossas chances de conquistarmos o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, são excelentes.

O Fluminense e os tricolores não podem perder o "trem da história" e devem preparar-se desde já. Com a história e a cultura esportiva que nosso clube e o nosso Estádio das Laranjeiras possuem, temos que investir no "afluxo de turistas" e visibilidade internacional que nossa cidade receberá. Pois, só o Fluminense possui um estádio que é um verdadeiro "Monumento Nacional" do esporte brasileiro.

Sobre a possibilidade de sediarmos os Jogos Olímpicos, os pessimistas dirão: - E se o Rio de Janeiro não conquistar o direito, de sediar os Jogos Olímpicos de 2016? Aí, os realistas responderão: - Não se esqueçam da Copa do Mundo, de 2014, no Brasil!

Saudações Tricolores

Um comentário:

  1. EM PRIMEIRO LUGAR PARABÉNS PELO BELO TRABALHO QUE VCS FAZEM, SOU FÃ DE VCS, AMARIA TRABALHAR ASSIM, POIS ESTOU PARADO, POR PROBLEMAS DE SAÚDE, COLUNA E DEPRESSÃO, MAIS MEU SONHO É UM DIA FAZER UM TIPO DE TRABALHO ASSIM COMO O DE VCS, EU E MAIS UMA AMIGO ESTAMOS TENTANDO FAZER COM QUE A FIFA E A CBF, RECONHEÇAM OS TITULOS DA COPA RIO DE 52, E A TAÇA DE PRATA DE 70 DEPOIS MANDO O LINK DA PÁGINA DO ORKUT, AQUI VAI MEU E-MAIL: mauriciojflu@gmail.com.
    amo esse clube e tb o trabalho de vcs!! st

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM