terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Vice-prefeito do Rio no Flu

Nós ambientalistas que torcemos pelo Fluminense, sempre tivemos uma ponta de orgulho de nossa sede, pela natureza que cerca o clube. O Fluminense é um clube inigualável e que em seu interior possui um bom pedaço de Mata Atlântica, contribuindo muito para o aumento de sua beleza. “Os VERDES” tricolores parabenizam o Vice-presidente de Relações Externas, o sr° Luiz Emmanuel Novaes pela iniciativa de estabelecer uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, que reflorestou pontos de sua área interna e do entorno, no mês de junho, mês em que se comemora o “Dia Mundial do meio Ambiente”.

A medida visava precaver possíveis deslizamentos, com uma manutenção constante e garantir que o Fluminense tenha uma das mais belas vistas do país. A prefeitura do Rio de Janeiro e o Fluminense fizeram o replantio de mais de 1.700 mudas em uma área de 7.000 metros quadrados. A ação teve a presença do Vice-presidente de Marketing, Daniel Bastos, do Vice-presidente de Relações Externas, Luiz Emmanuel Novaes e do Sub-secretário de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, Altamirando Moraes.

A partir desta ação de reflorestamento, o Vice-presidente de Relações Externas do Fluminense, Luiz Emmanuel Novaes buscou outra parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro. Luiz Novaes buscou promover uma reunião na sede do Fluminense, com o Secretário Municipal de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz e os demais clubes do Rio de Janeiro com problemas de poluição sonora.

A reunião ocorreu na sede do Fluminense, no Salão Social, nesta segunda-feira, à noite, dia 3 de agosto. A reunião contou com a presença ilustre do Vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, o sr° Carlos Alberto Muniz que é o Secretário de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro e cerca de 45 pessoas. Muitos eram presidentes de clubes sociais que, como o Fluminense, tem problemas de dívidas provocadas por poluição sonora. Dentre os clubes podemos citar alguns presentes: Club Municipal, América Futebol Clube, Associação Atlética Vila Isabel, Renascença Clube, Bandeirantes Tênis Clube, Jacarepaguá Tênis Clube, Vitória Tênis Clube, Riachuelo Tênis Clube, Esporte Clube Maxwell, Casa de Espanha do Rio de Janeiro, dentre outros.

Também esteve presente na reunião, representantes do Secretário de Esportes do Município do Rio de Janeiro Chiquinho da Mangueira e do Deputado Estadual André Lazaroni (Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro). A reunião foi coordenada pela FECAERJ (Federação de Clubes e Associações do Estado do Rio de Janeiro).

Os presentes fizeram muitas queixas ao Vice-prefeito do Rio de Janeiro e Secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz, que ouviu todas atentamente. Mas alguns elogios também foram feitos. Vários presidentes de clubes se confessaram abandonados pela administração antecessora do sr° César Maia e elogiavam a administração do prefeito Eduardo Paes, pois era a primeira vez que estavam sendo ouvidos e em tão pouco tempo de governo já estar dando atenção aos clubes, que anteriormente não fora dada. O principal problema dos clubes é relacionado a muitas e altas multas provocadas pela poluição sonora, quando os clubes realizam seus eventos sociais, como bailes, festas, etc.

Muitos perguntaram ao Vice-prefeito do Rio de Janeiro Carlos Alberto Muniz, se seria possível os clubes se comprometerem em fazer parcerias com a prefeitura, com a condição de que as multas fossem perdoadas. A resposta do Vice-prefeito Muniz foi positiva, bastando o ajustamento legal para isso. Alguns presidentes de clubes disseram que precisam realizar eventos se não eles não sobrevivem.

O Vice-prefeito do Rio de Janeiro Carlos Alberto Muniz disse: “Os problemas não são iguais. Os clubes são diferentes. Tem clubes que devem R$ 8 milhões e clubes que devem R$ 200 mil. É um espectro diversificado. Cada caso é um caso. Nós vamos precisar cooperar para encontrarmos uma saída. Eu sugiro que os clubes dispostos a prosseguirem nesse trabalho, escolham uma comissão que junto com a Federação, possamos fazer reuniões menores. Essa comissão nos ajudará nesse trabalho. Peço depois uma lista dos clubes presentes para saber os problemas que afligem cada um.

Vários clubes reclamaram dizendo que “estão de pires na mão”, que “estão mendigando”. Reclamaram também de problemas com o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que é o órgão brasileiro responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais das obras musicais.

Segundo o Vice-presidente de Relações Externas do Fluminense, sr° Luiz Emmanuel Novaes: “O Fluminense é um dos maiores devedores junto a prefeitura, por poluição sonora e som ambiente. O problema é que estas dívidas vão para a dívida ativa do clube. Mas esta aproximação com a prefeitura é importante para buscarmos uma solução”. Muitos presidentes de clubes elogiaram a bela iniciativa do Vice-presidente de Relações Externas do Fluminense Luiz Emmanuel Novaes de articular a reunião com o Vice-prefeito do Rio de Janeiro Carlos Alberto Muniz. Ao final do encontro, como um “grande fidalgo tricolor”, o Vice-presidente de Relações Externas do Fluminense Luiz Emmanuel Novaes, convidou todos os presentes para um coquetel na Whiskeria Tom Jobim.

Saudações Tricolores

3 comentários:

  1. ***

    O senhor, Professor Eduardo, verdadeiro cidadao tricolor, informa-nos de aspectos que de outra forma passariam desapercebidos.

    Muito grato pelo seu cuidado em participar-nos tao amplo espectro tricolor.

    ST

    Mauro Balbino

    ***

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eduardo pelo blog.
    Material de muito bom proveito para os tricolores e clubes em geral.
    O trabalho que a Federação vem realizando, aproximando os governantes para apoiar os clubes é de suma importãncia para todos, e a recepção do fluminense como sempre impecável.
    Forte abraço com saudações tijucanas e tricolores.
    Nelson Aguiar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog e pelas informações!

    Mas lembro que o Prefeito Cesar Maia tentou fazer um parceria para o Flu utilizar o Engenhão, mas a diretoria é tão incompetende que não conseguiu sequer enviar a proposta a tempo!

    E, por favor, não coloquem o nome de Chiquinho da Mangueira, Eduardo Paes, Muniz e outros integrantes do PMDB pois acho que eles não combinam com o Flu!

    Abraços a todos,

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM