segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Rio e o Flu, em 2016

No último dia 2 de setembro, foi divulgado um Relatório Técnico do Comitê Olímpico Internacional com elogios ao projeto carioca para 2016, após os técnicos do COI visitarem entre abril e maio, o Rio de Janeiro, Tóquio, Madri e Chicago. Segundo os técnicos do COI, o projeto carioca prevê o conceito de inclusão social e vai deixar um legado importante para a população, inclusive em áreas como meio ambiente.

No relatório do COI, o projeto do Rio de Janeiro foi o único considerado de “muita alta qualidade”, o maior conceito de todos. Os demais foram classificados como de “boa qualidade”, sendo que Madri, apenas como de “qualidade variável”. Os técnicos do COI observaram que a cidade tem a favor de sua candidatura a sólida parceria entre as três esferas de governo e ressaltou o fato de os investimentos serem garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A votação ocorrerá no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca, e terá a presença do presidente Luis Inácio LULA da Silva. Ela se dará em três turnos, sendo eliminado, a cada fase, o menos indicado até que uma cidade conquiste a maioria absoluta. O colégio eleitoral do COI tem 104 integrantes, mas, no primeiro turno, votam os 97 delegados de países que estão fora da disputa por 2016. Pelo Brasil, os membros no COI são “os tricolores” Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e João Havelange, presidente de Honra da FIFA. Os americanos e os japoneses também têm dois integrantes cada e os espanhóis, um. É bom lembrar que, João Havelange enviou carta para todos os delegados pedindo voto para o Rio de Janeiro.

Após a divulgação do relatório do COI, jornais estrangeiros e autoridades destacaram a possibilidade de o Rio de Janeiro vencer a disputa. Os principais jornais a destacar foram o “El País” da Espanha, o “New York Times” e o “Chicago Tribune”, dos Estados Unidos.

O presidente Luis Inácio LULA da Silva afirmou que selou um pacto com o rei Juan Carlos da Espanha. Fizeram um pacto que se a Espanha não avançar, então que peça votos para o Brasil. E se o Brasil não avançar, pode apoiar a Espanha. O Brasil vive um grande momento e tem conquistado respeito internacional por seus avanços como uma democracia sólida e uma economia forte.

O presidente do Comitê Rio 2016, “o tricolor” Carlos Arthur Nuzman, disse que o relatório apontou que o Rio de Janeiro tem grande possibilidade de receber os jogos. Nuzman avaliou ainda que o relatório do COI reconhece a força dos Jogos no Rio de Janeiro para gerar transformação social e deixar um importante legado para a cidade. Nuzman lembrou que 85% da população aprova a candidatura do Rio de Janeiro.

É importante lembrar a participação do nosso querido Fluminense na história do desporto brasileiro. O primeiro estádio de futebol do Brasil, a primeira piscina, o primeiro stand de tiro, os Jogos Latino-Americanos (deu origem aos jogos Pan-Americanos) de 1922, em nosso estádio, a conquista da Taça Olímpica, em 1949.

São inúmeras as contribuições do Fluminense no desenvolvimento do esporte no Brasil. E caso o Rio de Janeiro tenha a honra de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, é um dever de nosso clube preparar-se com muita antecedência para receber os visitantes que nossa cidade terá, para mostrá-los onde quase tudo começou, contar a nossa história, a nossa participação no esporte e as nossas tradições. E nos prepararmos ainda, para mostrarmos para os muitos que virão depois.

Nenhum outro clube do Brasil, com todo o respeito que eles merecem, possui uma singular página no desenvolvimento do esporte em nosso país, como o nosso querido Fluminense Football Club. Portanto, numa época de alta tecnologia, da sociedade da informação, com o turismo destacando-se como principal atividade econômica planetária, nós tricolores temos muito trabalho pela frente. Temos a obrigação de levar ao mundo nossa história, nossa cultura tricolor. E de acordo com a visibilidade internacional que nossa cidade terá na próxima década temos que trazer o mundo para a nossa sede e para o nosso histórico Estádio das Laranjeiras.

Será uma possibilidade ímpar, de somarmos recursos financeiros com inúmeros ganhos institucionais para a "Cultura Fluminense". Afinal de contas, que clube possui “a melhor e mais bonita torcida do mundo?”

Saudações Tricolores

Um comentário:

  1. ***

    Sem duvida algumas modalidades poderiam ter suas provas realizadas nas dependencias do Club.

    Os fundos infra-estruturais do COI iriam transformar as Laranjeiras no que ha' de mais moderno e avancado em cada uma dessas modalidades, sem contar com os apoios nacionais.

    De fato, algo que deve ser trabalhado desde ja' inclusive por chapas de oposicao.

    Saudacoes Tricolores!

    Mauro Balbino.

    ***

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM