sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Posturas e Regras Fidalgas

É necessário que façamos um comunicado aos nossos leitores sobre algumas posturas e regras pertinentes ao nosso convívio. Nossa linha editorial será sempre livre e democrática. Mas é preciso alertar que alguns excessos não serão permitidos.

Nosso Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” tem uma proposta militante na defesa do Fluminense Football Club. Nossos temas preferenciais serão a História, a Política, a Cultura, o exercício da Cidadania, a Memória, o culto aos Heróis, Mitos e Tradições do nosso querido Fluminense Football Club. De maneira muito especial estaremos firmes, qualificados e vigorosos na luta de defesa e pela preservação permanente do “ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS”, por acreditarmos que neste local, neste “SOLO SAGRADO” construiu-se a “ALMA TRICOLOR”.

Não temos interesse em agradar “fulano”, “beltrano” ou “sicrano”. Não pertencemos ao grupo A, B ou C. Só temos interesse em defender o Fluminense. Portanto, estamos preparados para em determinado momento desagradarmos muitos interesses políticos e econômicos. Interesses que não necessariamente sejam coletivos ou tricolores. O “CIDADÃO FLUMINENSE” se esmera nas melhores tradições fidalgas do nosso Fluminense e jamais estará buscando críticas pessoais aos nossos contendores. Nossas críticas serão sempre políticas e administrativas. Porém, fortes e vigorosas!

Jamais trataremos nossos principais adversários e rivais históricos como, o Clube de Regatas do Flamengo, o Clube de Regatas Vasco da Gama e o Botafogo Futebol e Regatas, com linguajar chulo e depreciativo. Queremos vencê-los sempre, em todos os aspectos e campos possíveis, inclusive em inteligência. Contudo, menos em deselegância. Parafraseando o nosso Hino Oficial de 1916, “Nem nos fere o rival, se é mais forte! Disputamos no campo a vitoria!” Queremos pensar o Fluminense em alto nível em todos os aspectos e para isso precisamos agir. Não basta emoção, tem que rolar ação!

Portanto, o “CIDADÃO FLUMINENSE” evitará o comportamento enraivecido, típico de torcedor de arquibancada. Nada contra! Pois a nossa origem e essência é a arquibancada do Maracanã. E exatamente, para ajudarmos o nosso Fluminense a conquistar grandes glórias, precisamos de equilíbrio, inteligência e sensatez.

Entretanto, jamais discriminaremos nossos tantos outros esportes que muitas glórias já nos deram e permitiram que conquistássemos uma de nossas grandes conquistas, a Taça Olímpica. Não compactuaremos com expressões pejorativas, como por exemplo, “piscineiros”, que só visam estabelecer parâmetros e divisões entre nós tricolores. Queremos a união entre os tricolores, sejam eles da sauna, da piscina, do social, do tiro, do basquete, do vôlei, do futebol, etc.

Pensamos este espaço de comunicação, como imaginamos as nossas reuniões do Conselho Deliberativo em nosso Salão Nobre. Um lugar para o livre e respeitoso debate de idéias políticas, sociais e desportivas, no mais alto nível possível. Portanto, deixaremos os palavrões e expressões impublicáveis para os espaços onde, culturalmente tornaram-se algo comum e corriqueiro. Ou seja, as ruas e arquibancadas.

Como pensamos o “CIDADÃO FLUMINENSE” num espaço como imaginamos nossas reuniões do Conselho Deliberativo. Ou seja, um lugar de debate de idéias em alto nível, torna-se imprescindível que os comentários de nossos leitores sejam acompanhados de “NOME” e “SOBRENOME”. Comentários feitos por “anônimos” e assinados por “pseudônimos” poderão não ser publicados. Somos tricolores, e a “CORAGEM” é uma expressão fundamental em nosso vocabulário.

Certa vez conversando com um “companheiro de luta e de glória” de outro espaço de comunicação pela internet, ele tentava nos persuadir sobre a importância de estabelecer um contato direto com nossa torcida de futebol para o ingresso em nosso quadro associativo. E para isso era necessário estabelecer uma linguagem direta, futebolística e repleta de resenhas esportivas sobre os jogos do Fluminense, para que nas entrelinhas fosse introduzido o discurso político.

Ele afirmava que caso contrário, seu espaço de comunicação teria poucos comentários. Discordamos, dizendo que pode ser melhor poucos comentários, mas que os comentaristas saibam o perfil muito claro de nosso espaço de comunicação. Dizíamos a ele ser preferível qualidade ao invés de quantidade e que o “CIDADÃO FLUMINENSE” não ficaria preso a necessidade de se afirmar como “o maior de alguma coisa”. E que o moderador do debate sempre terá como norteá-lo sem necessidade de cerceá-lo. Tudo no intuito de qualificarmos e revigorarmos cada vez mais o nosso querido Fluminense.

Saudações Tricolores

Um comentário:

  1. Perfeita a abordagem do texto. A democracia e o amplo debate devem prevalecer sempre, mas isso não quer dizer que devam ser toleradas a falta de respeito e de educação.
    O debate tem que acontecer sempre em alto nível!
    Infelizmente existem muitos "valentões de internet" por aí que se escondem atrás do teclado para tentarem impor pensamentos na marra e sequer são capazes de se identificarem.
    O Fluminense não precisa de gente assim ...
    Ou as pessoas se identificam e se portam com educação ou é melhor mesmo bloquear certos comentários para não "poluir" o espaço.
    Atenciosamente,
    Luis.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM