segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Julio Bueno e o Pré-Sal

Após a intensa adrenalina de ontem, com a nossa vitória magistral de virada diante do Cruzeiro, a leitura calma e tranqüila de um bom jornal num dia de feriado é algo comum a todo bom filho de Deus. E no jornal “O Globo” de hoje, dia 2, na parte de economia apresentava-se uma matéria muito interessante com o nosso secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno.

Julio Bueno tem se destacado muito e de forma competente na defesa dos interesses do nosso Estado do Rio de Janeiro nas questões relativas ao Pré-Sal. Isto é fato! E para quem deseja inteirar-se mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do livro “A HISTÓRIA DO PETRÓLEO: NO BRASIL E NO MUNDO”, de autoria de Humberto Quintas e Luiz Cezar Quintans.

O lançamento do livro será no próximo dia 5 de novembro, quinta-feira, na Livraria da Travessa, Avenida Rio Branco, n° 44, no Centro do Rio, às 18:00 h. O livro, como diferencial, possui um capítulo sobre o momento brasileiro atual e, ainda, um posfácio, comentando as novas propostas para o Pré-Sal. Todos são bem-vindos no lançamento. O saxofone e o whisky é por conta dos autores.

Existia uma posição clara do Ministério das Minas e Energia de retirar os recursos dos estados produtores (Rio, São Paulo e Espírito Santo). Cerca de 60% do Pré-Sal estão no Rio. Na proposta do governo do Estado do Rio, “dobra-se o percentual de royalties que cabe aos estados produtores”.

Julio Bueno ainda disse que, “o Rio de Janeiro é o centro da energia do Brasil e continuará sendo. A briga central do Pré-Sal, talvez, será pela base supridora (de matérias-primas). E esta vai ser em Itaguaí. A previsão é de 15 mil empregos”.

Julio Bueno, como todos sabem, é um tricolor fanático e apaixonado por nosso clube. É daqueles, que são capazes de abraçar e rolar pelas arquibancadas do Maracanã, em gol do Fluminense, com qualquer pessoa que esteja ao lado mesmo que não a conheça. Julio Bueno, como todos sabem também, é candidato a presidente do Fluminense. Julio Bueno é um forte e competitivo candidato.

Bem, experiência administrativa e em negociações altamente complexas ninguém poderá dizer que ele não tem. No Fluminense, o que repetidas vezes dizem de Julio Bueno no sentido de se oporem a sua candidatura é que ele é apoiado por integrantes do extinto grupo político “Vanguarda Tricolor”. O que sinceramente, parece ser muito pouco para diminuí-lo.

Saudações Tricolores

5 comentários:

  1. Mas, com tudo isso e apesar do Julio Bueno contar com o apoio do Horcades, com o compromisso de repetir a obra do presidente, estarei com o Peter Siemsen

    ResponderExcluir
  2. Meu voto não fica com ele, pois nós devemos analisar não só o candidato, mas o grupo que o sustenta. Estou torcendo por uma união das verdadeiras oposições.
    De toda forma, é sempre bom ver pessoas competentes dispostas a trabalhar pelo Clube.
    ST.

    ResponderExcluir
  3. Será que o Júlio Bueno tira Fluminense do Pre-Sal?? rs

    Brincadeiras a parte, gostaria de parabenizar o Eduardo pelo Blog. Mas também gostaria de dizer que esse debate do Pre-Sal precisa ser mais aprofundado. Afinal de contas, o Brasil possui lugares que precisam de muito mais dinheiro que o Rio de Janeiro. Nós cariocas, não podemos ser egoistas e querer o dinheiro apenas paraa gente. Aliás, esse egoísmo seria típico dos paulistas, rsrs.

    Mais uma vez, parabéns pelo Blog!!!!

    Abraços, Theo.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Theófilo Rodrigues,

    É muito legal contar com a sua participação neste espaço, que visa debater não só o futebol, mas muitas outras questões.

    Sobre sua colocação, do Brasil possuir lugares que precisam muito mais de dinheiro que o Rio de Janeiro, concordo plenamente.

    Porém, todos nós sabemos, independentemente de sermos cariocas ou fluminenses, que o Rio de Janeiro foi disparado, o estado da federação que ao longo das últimas décadas mais contabilizou "perdas econômicas" (perda da capital, fusão, a saída de várias empresas que se transferiram para outros estados, etc).

    E sabemos também que, devido a sua cultura "cosmopolita", o Rio de Janeiro sempre pensou mais o Brasil e menos para os seus próprios interesses. Isso é bom por um ponto, e ruim por outro.

    Mas fazendo justiça ao secretário de estado Julio Bueno e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, deixo aqui transcrito um outro trecho da entrevista do jornal "O Globo", que não publiquei. Mas diante de sua pertinente colocação, faço isso agora:

    JULIO BUENO: "Os estados produtores (Rio, São Paulo e Espiríto Santo) estão absolutamente de acordo que têm de dividir a riqueza com o Brasil. O que não estamos de acordo é que se tire do estado produtor e que se centralize um monte de riqueza na mão do governo federal".

    Mais uma vez, concordo plenamente, que nós cariocas não podemos ser egoístas e querer o dinheiro só para o nosso estado. Mas também não podemos deixar de defender os interesses econômicos do Estado do Rio de Janeiro, que historicamente sempre foram fragilmente defendidos.

    Por isso mesmo, mais uma vez, vale destacar a presença elogiável do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro Julio Bueno na defesa dos interesses do Estado do Rio de Janeiro.

    Theófilo, espero ter contribuído com alguns esclarecimentos, diante de suas dúvidas.


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  5. Pq nao uma chapa Bueno-Siemsen. Basta as oposições do Flu darem um pouco do braço a torcer e deixar de se achar o Moisés que vai guiar a todos para a terra santa.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM