terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Prioridades revistas

Compreendendo perfeitamente que, “O FLUMINENSE SOMOS TODOS NÓS”, analisava o brilhante texto do grupo Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense, sobre “A reunião do Conselho Deliberativo de 26/01/10”. Porém, faz-se necessário algumas observações.

É bom que se lembre que, dos “51 (cinquenta e um) conselheiros (será uma "boa idéia"?) que se ausentaram no meio da reunião e não votaram” um deles é o admirável conselheiro Claudio Maes, que teve que sair por motivos pessoais, o que é plenamente compreensível. Porém, “NÃO ELIMINA O FATO DA AUSÊNCIA”. Como também é plenamente compreensível, o conselheiro Alexandre Vasconcellos “NÃO TER COMPARECIDO”, por estar gozando merecidas férias nos EUA. Logicamente, que o nosso brilhante conselheiro Alexandre Vasconcellos como todo trabalhador e cidadão brasileiro tem seu direito a férias. E por mais que saibamos que “o Fluminense está acima de tudo” para nós, imagina-se que uma viagem de férias aos EUA deve ter sido algo sonhado e planejado.

Contudo, afirmar que: “A Flusócio conforme havia informado no seu post no dia 26/01 votou contra o orçamento de 2010”??? NÃO!!! A Flusócio “NÃO VOTOU CONTRA O ORÇAMENTO!!! A Flusócio tem três conselheiros e não apenas “UM”. Devemos ressaltar, sim, o Flusócio FERNANDO AUGUSTO DE SIMONE que participou da reunião, como deve fazer todo conselheiro, “E VOTOU”.

Portanto, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”, parabeniza o Flusócio Fernando Simone por cumprir o seu dever, observando-se que a presença dos conselheiros nas reuniões é “OBRIGATÓRIA”. Evidentemente, qualquer um que leia o Estatuto do Fluminense, sabe que "ninguém é pago para ser conselheiro do Fluminense". E sabe-se melhor ainda que, "ninguém está fazendo favor algum em ser conselheiro do Fluminense". E os conselheiros devem cumprir com suas obrigações. Compreendemos os motivos perfeitamente dos faltosos e ausentes. Todavia, o motivo da falta, não elimina “O FATO”. O fato é a falta! E falta é falta! Com ou sem justificativa!

E aceitar as justificativas é um caso que depende do ponto de vista. Geralmente, as pessoas compreendem melhor “os motivos dos amigos”. E não devemos enveredar naquela história dos “AMIGOS DOS AMIGOS”. Pois, é nesta hora que percebemos a “tendência natural” dos seres humanos de “protegerem os seus amigos”. E todos os seres humanos possuem os “seus amigos”. Mas, como diria o filósofo francês Jean-Paul Sartre: “O inferno são os outros”. Pois, segundo Sartre: “Embora sejam eles (os outros) que impossibilitem a concretização de meus projetos, colocando-se sempre no meu caminho, não posso evitar sua convivência”.

Entendam bem que, aqui não se está criticando os que faltaram. Apenas informando sobre os conselheiros Flusócios que faltaram ou se ausentaram. Ao contrário do que afirmou “um ativista proeminente do grupo”, que afirmou no blog do grupo que, “OS TRÊS CONSELHEIROS DA FLUSÓCIO VOTARAM CONTRA O ORÇAMENTO. O que de fato, “NÃO OCORREU”.

Confiando como sempre, na ética e princípios do “maior grupo de oposição” do Fluminense, só cabe sugerir, “um pouco mais de atenção” com o que se escreve. Já que todos nós sabemos que, “o blog da Flusócio é o veículo mais importante do Fluminense hoje em dia". E que, “graças a Deus o Fluminense tem o blog da Flusócio”. E, “sem dúvida ele é o poder de transformação do Clube”. Pois, caso contrário, podem circular por aí entre a nossa imensa torcida ávida por informações, “FATOS INEXISTENTES”. E que não condizem com a realidade! Ter três conselheiros e apenas um ter votado, não dá o direito de ninguém sair por aí dizendo que “OS TRÊS VOTARAM”.

De toda forma, deve ter sido apenas um “excesso de empolgação” do “ativista proeminente do grupo Flusócio” que descreveu que “OS TRÊS VOTARAM”. E uma pequenina falha dos 15 (quinze) moderadores do blog que não corrigiram em tempo. Mas, no intuito de colaborar, o grande tricolor Leonardo Bagno veio apenas dar a oportunidade da Flusócio de se manifestar para, que depois possa tirar suas conclusões. E que bom que o grande tricolor Leonardo Bagno participou do debate pela internet. Pois, desta maneira o blog da Flusócio, muito corretamente, declarou o motivo das “ausências” dos seus “DOIS” conselheiros que “NÃO VOTARAM CONTRA O ORÇAMENTO”.

Pode até ser que a Flusócio esteja certa e a solução para o Fluminense não seja política. Porém, “desde que o homem vivia nas cavernas” ainda não inventaram outro jeito de se equacionar situações em que existam diferentes pontos de vista. Desde a “Idade da Pedra Lascada” (Paleolítico) que o homem “faz política”. Naquela época, a “técnica” (armas de pedras, fogo, utensílios, roupas de peles de animais e etc.) surgiu da necessidade do homem se defender de grupos rivais na luta por sua sobrevivência. Mas, “a formação dos grupos”, “as estratégias dos grupos” eram a comprovação da importância da “organização política” que sempre antecedeu a questão da “técnica”. E analisando a política através dos tempos, que se transforma em história, observamos que, sempre a “técnica” estará a serviço da política. E não o inverso! Querer estabelecer um discurso contrário a isto é o mesmo que querer “reinventar a roda”. Entretanto, para alguns que pretendem “REFUNDAR” o Fluminense, tentar “reinventar a roda” também não deve ser impossível.

Sem dúvida alguma, “um Conselho Deliberativo formado por pessoas progressistas, vigilantes e dispostas a trabalhar pelas reformas que o Clube tanto precisa” é o ideal. E não tem como não estar de acordo. Porém, a “Ciência Política” nos ensina que sempre existiu uma diferença entre o “ideal” e o “real”. Entretanto, devemos sempre perseguir o “ideal”. Mas, para isso é preciso agir mais. E de preferência, interagir mais com o Clube.

É correto a Flusócio, através de seu blog, afirmar que “também são a única corrente (política) do Clube a dar publicidade aos fatos que acontecem dentro do Conselho Deliberativo”. Contudo, não é o único blog!!! Existem formas e maneiras peculiares de participação política de acordo com o momento.

O “maior grupo de oposição” do Fluminense, a valorosa Flusócio, sabe muito bem que, nem todos que estão na política do Fluminense “fazem politicagem”. Portanto, fica deselegante com “os outros pares da política tricolor”, figuras proeminentes do grupo Flusócio afirmando que: “É importante ressaltar que a nossa análise será sempre tecnicista, deixando a ‘POLITICAGEM’ de lado”. Sabe-se que não é a intenção do ativista, muito menos do grupo, mas fica parecendo que, com exceção da Flusócio “todos na política tricolor fazem politicagem”.

Realmente, “está mais do que na hora de se eleger um Conselho Deliberativo mais ativo e interessado”. Mas, é preciso que se demonstre no “mundo real” esta atitude e interesse. Até porque, entre muitos leitores de blogs tricolores já existem pessoas clamando por “uma briosa atuação que não se limite aos textos de blogs. E que algumas prioridades sejam revistas”.

Saudações Tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM