domingo, 28 de março de 2010

São caboclos querendo ser ingleses

Uma das provas do “DESLEIXO” e “DESCOMPROMISSO” de como é tratado o Salão Nobre do Fluminense Football Club pela atual direção do Clube, é que qualquer pessoa pode observar no lustre principal do Salão, resquícios de pedaços de serpentinas. Ficam as seguintes perguntas: OS PEDAÇOS DE SERPENTINA ENCONTRADOS, SERÃO DO REVEILLON OU DO CARNAVAL??? E será de 2009 ou 2010??? O LUSTRE PRINCIPAL DO SALÃO NOBRE DO FLUMINENSE NÃO DEVERIA SER LIMPO DE MANEIRA EXEMPLAR APÓS OS EVENTOS REALIZADOS NO LOCAL??? E SE OS PEDAÇOS DE SERPENTINA PRESOS NO LUSTRE PRINCIPAL DO SALÃO NOBRE CAISSEM NO PRATO DE ALMOÇO DE ALGUM SÓCIO???

Mas aqueles que deveriam zelar pelo Salão Nobre, limpando-o correta e decentemente, devem achar que isto é uma tempestade num copo d’água. Talvez seja, para os medíocres e incompetentes que não conhecem verdadeiramente o que é o nosso Fluminense. Como diria o grande poeta Cazuza: “SÃO CABOCLOS QUERENDO SER INGLESES”!!! E não vai aqui, nenhuma depreciação aos nossos queridos caboclos. Muito pelo contrário! Os caboclos devem orgulhar-se de serem caboclos, sem necessidade de se tornarem ingleses.

Desse jeito, a atual direção do Fluminense tratando tão mal o nosso querido Salão Nobre, fica difícil conseguir recurso para reformá-lo. Desta maneira, “O MINISTÉRIO DA CULTURA NÃO FICARÁ NADA SATISFEITO COM A FORMA COM QUE A ATUAL DIREÇÃO DO FLUMINENSE TRATA O NOSSO SALÃO NOBRE” que é mais um verdadeiro “MONUMENTO NACIONAL” pertencente ao patrimônio de nosso Clube. Porém, é tratado com “DESLEIXO” e “DESCOMPROMISSO”, basta observar também, as paredes próximas a escada principal.

O “CIDADÃO FLUMINENSE” conclama os “nobres senhores membros do Conselho Deliberativo” que se manifestem sobre o caso. Ou os ‘nobres senhores do Conselho Deliberativo’ também acharão tratar-se de uma tempestade num copo d’água??? Para aqueles Conselheiros que concordarem com a nossa manifestação, fica o aviso de que na próxima terça-feira, dia 30 de março, haverá reunião do Conselho Deliberativo. Pode ser uma boa oportunidade para os Conselheiros observarem “os pedaços de serpentina” largados no lustre principal do Salão Nobre. Ou seja, “DESLEIXO TOTAL”!!!

Saudações Tricolores

4 comentários:

  1. Aproveitando o ensejo, companheiros tricolores,

    espero que os conselheiros também questionem a utilização do Salão Nobre tricolor para a prática de capoeira. Vejam bem: a prática da capoeira deve ser estimulada e expandida dentro do clube. Mas, não no salão nobre. É ou não é?

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo.
    E desleixo sim, a serpentina é parte integrante do lustre desde o reveilon. Quanto ao baile infantil de carnaval no salão nobre é uma temeridade, digo uma irresponsabilidade total, pois no referido salão não existem saídas de emergência. O baile infantil de carnaval deveria ser realizado na quadra lateral ao ginásio e não churrascos no referido local.
    Att. Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber a diferença de uma baile de Carnaval para crianças ou adultos, para uma festa de casamento no salao nobre.
    Gostaria de saber, a diferença de uma aula de capoeira ou de uma festa de formatura ou show para o publico externo no salo nobre.

    Para que ter um salao nobre senao para uso em atividades para os socios???

    O Fluminense esta onde esta, por pensamentos pequenos e que nao evoluiram com o tempo, esta na hora de pensarmos pra frente.
    Att
    Wanderley

    ResponderExcluir
  4. Prezado Wanderley,

    Você tem toda razão, não existe diferença entre um baile de Carnaval para crianças ou adultos, para uma aula de capoeira. Ambos não devem ser realizados no Salão Nobre!

    Sobre formaturas e casamentos, inegavelmente, o comportamento de pessoas ao comparecerem em formaturas e casamentos é completamente diferente de um baile de carnaval e de uma aula de capoeira. A própria diferenciação dos trajes, delimita a movimentação dos corpos das pessoas, modificando cada tipo de comportamento, de acordo com cada evento.

    Wanderley, com todo respeito, mas você está equivocado, pois estas atividades não são destinadas apenas para sócios. Muitos que frequentam (provavelmente a maioria) as aulas de capoeira e bailes de caranaval não são sócios e muito menos tricolores.

    Imagino que você saiba o significado da palavra "NOBRE" (notável, célebre, majestoso, ilustre, etc). Por isso, realizar qualquer atividade no Salão Nobre faz com que ele perca completamente o seu sentido e se torne um local "VULGAR" (comum, trivial, usado, reles, etc).

    E mais uma vez, você está "TOTALMENTE EQUIVOCADO". Tentar rotular pessoas que tentam "PRESERVAR O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E HISTÓRICO DO FLUMINENSE" como se tivessem pensamentos pequenos e que não evoluiram no tempo, é um tremendo equívoco.

    Direi que é um equívoco, para manter a elegância. Não sei se você é sócio, e sendo não sei se tem frequentado o nosso Salão Nobre. Mas quando puder, faça uma visita até lá. Poderá constatar com seus próprios olhos o desleixo e a falta de tratamento e manutenção do Salão Nobre.

    Se você pensa que ocupar o espaço físico do Salão Nobre do Fluminense, com aulinhas de capoeira e bailinhos de carnaval, é evoluir com o tempo e pensar pra frente, "PARABÉNS"!!! Dentro desta perspectiva, poderemos em breve alugar o Salão Nobre para uma Assembléia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ou então para um Baile "FUNK" tipo "FURACÃO 2000". Tudo isso, pra que??? Por algumas moedas, que só Deus sabe onde vão parar??? E isso tudo fará com que o Salão Nobre dure quanto tempo??? Seguindo esta linha por que não mudarmos o nome de Salão Nobre para "SALÃO POPULAR"???

    Se ao longo de décadas, o Salão Nobre tivesse tido como função tais atividades, com toda certeza ele ainda não estaria de pé. Mas este espaço é democrático e as pessoas podem se expressar. O Salão Nobre do Fluminense não pode ter a sua utilização vulgarizada, pois corre o risco de estarmos comprometendo o seu futuro.

    "PENSAR PEQUENO É NÃO PRESERVAR UM PALÁCIO", que deve ser utilizado em atividades especiais, que requeiram sofisticação e requinte (algumas das marcas centenárias do Fluminense), gerando bons lucros para o Clube. E não atividades comezinhas em que apenas 'pingam algumas moedas'.

    O debate sobre a preservação de nosso Salão Nobre, embora deva ser amplamente democrático, requer um pouco de especialização e qualificação. Não dá pra analisarmos a ocupação física do Salão Nobre do Fluminense, como quem discute uma partida de futebol no 'buteco da esquina'. Isto sim, faz com que o Fluminense esteja onde está.

    Existem pinturas e afrescos no Salão Nobre que estão sendo destruídas por causa de péssima utilização do seu espaço. Mas, logicamente que, quem não tem o mínimo conhecimento e apreciação por "ARTE", não terá a mínima idéia do que falo.

    Mas, fora o debate que é democrático, o que importa é que "O CIDADÃO FLUMINENSE ESTARÁ SISTEMATICAMENTE EM CONSTANTE MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO PELA DEFESA DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E HISTÓRICO CONSTRUÍDO PELO DR° ARNALDO GUINLE, O PATRONO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB".


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM