sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Julio Bueno: "Benemérito do Estado do Rio de Janeiro"

Na última terça-feira, dia 10 de agosto, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” compareceu à Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) para a entrega do título de “BENEMÉRITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, sr° Julio Bueno. A solenidade realizou-se no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, do Palácio Tiradentes, que localiza-se na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.


Julio Lopes, Ricardo Cravo Albim e Julio Bueno  


A entrega do título foi uma iniciativa do Deputado Estadual ANDRÉ CORRÊA (PPS). O Deputado Estadual André Corrêa, ex-Secretário Estadual de Meio Ambiente, é também um grande “Tricolor de Coração”.


Tito Cavalcanti, Carlos Mariani, Julio Bueno, André Corrêa, Sérgio Ruy Barbosa, Ricardo Cravo Albim e Julio Lopes



Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, André Corrêa iniciou agradecendo a presença de todos e dizendo que desde que se entendia como cidadão, nunca viveu uma época como os tempos atuais e que estamos entrando numa época de ouro.



Julio Bueno e André Corrêa



O momento em que Julio Bueno recebe o título de "Benemérito do Estado do Rio de Janeiro"



Antes que André Corrêa iniciasse a solenidade, mencionou o nome de algumas personalidades importantes que prestigiavam a entrega do título de “Benemérito do Estado do Rio de Janeiro” para Julio Bueno. Eis algumas das personalidades: Daniel Bastos (Vice-Presidente de Marketing do Fluminense Football Club); Augusto Franco (Diretor–Executivo da FIRJAN); Lucia Léa (Procuradora-Geral do Estado do Rio de Janeiro); Bruno Armbruch (Presidente da CEG); Glauce Ferman (Diretora de Relações Institucionais da Michelin); Aldo Gonçalves (Presidente do Clube de Diretores Lojistas); Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho (Presidente do Sindicato de Indústrias Gráficas); André Urani (Diretor do IETS – Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade); Manuel Tedini (Diretor do IETS – Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade); Maurício Chacur (Presidente do Investe Rio); Maria da conceição Ribeiro (Presidente da Companhia de Desen volvimento do Estado do Rio de Janeiro); Soraya Santos (Presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro); Carlos de La Roque (Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro); Leocádio de Almeida Antunes Filho (Presidente da Companhia Brasileira de Petróleo Ypiranga); Alisio Vaz (Diretor-Executivo do SINDICOM – Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes); Angela Andrade (Diretora da AJORIO – Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do estado do Rio de Janeiro); Olavo Monteiro de Carvalho (Presidente do Conselho de Administração da Agência Rio); Sérgio Malta (Diretor-Superintendente do SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Evandro Peçanha (Diretor do SEBRAE); Alceu Mariano (Diretor do Estaleiro Brasfels); Mauro Campos (Presidente do Estaleiro Rio Nave); Álvaro Teixeira (Diretor-Executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo); Sér gio Leal (Diretor-Executivo do Sindicato de Construção Naval); Paulo Cabral (Diretor da Construtora EIT); Irene Ferraz (Presidente da Escola de Cinema Darcy Ribeiro); Luiz Edmundo Costa Leite (Secretário de Ciência e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro); Arthur Bastos (Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro); Umberto Malnati (Cônsul-Geral da ITÁLIA no Rio de Janeiro); Yoshihiko Arakawa (Cônsul-Geral do JAPÃO no Rio de Janeiro) e Myriam Fraschini (Consulesa-Geral do URUGUAI no Rio de Janeiro).



Julio Bueno sendo aplaudido por Carlos Mariani e André Corrêa
  
André Corrêa disse que se sentia muito à vontade, pois em 2006, não apoiou o atual Governador Sérgio Cabral. André Corrêa, em 2006, apoiou a Juíza Denise Frossard. Porém, André Corrêa disse: “Mas é público e notório os investimentos estruturantes deste governo, que mudaram o nosso Estado”.


Julio Bueno discursando sendo observado por Ricardo Cravo Albim



Julio Bueno discursando

E André Corrêa disse que: “E grande parte desta mudança é creditada ao Julio Bueno. Julio Bueno é acelerado, ‘a mil’. Mas, quero destacar a humildade e a generosidade do Julio. O Julio é uma espécie de maestro desta Banda. Não vou cansá-los em enumerar as conquistas econômicas do Julio Bueno para o nosso Estado, pois muitos aqui, já as conhecem. A Copa do Mundo e a Olimpíada são apenas a ‘cereja do bolo’, das conquistas deste Governo”.

André Corrêa enfatizou a importância da eleição de Julio Bueno para presidente do Fluminense, nas eleições de novembro de 2010: “Agora com o Muricy, ganhamos do Grêmio, lá no Sul... Eu estou muito feliz de poder trazer todos vocês aqui para darem um abraço no Julio Bueno”.


Quatro tricolores: Sérgio Ruy Barbosa, André Corrêa, Julio Bueno, Ricardo Cravo Albim segurando a bandeira tricolor



Para fazer parte da Mesa, André Corrêa, convidou o sr° Carlos Mariani (Vice-Presidente da FIRJAN – Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro), Ricardo Cravo Albim (Associação Comercial do Rio de Janeiro), Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins (Secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro), Julio Lopes (Deputado Federal e ex-Secretário de Transportes do estado do Rio de Janeiro) e Tito Cavalcanti (Fluminense Football Club). André Corrêa, disse – bem humorado – que: “Prá não falarem que é perseguição e que só chamei ‘tricolores’ para compor a Mesa, chamei o Carlos Mariani que é Botafogo e o Julio Lopes que é Flamengo”.

Passando a palavra para os outros componentes da Mesa, André Corrêa, primeiramente passou a palavra para o ‘tricolor’ Sérgio Ruy Barbosa, que representava o Governador Sérgio Cabral. Sérgio Ruy Barbosa, disse: “O Governador Sérgio Cabral é um grande entusiasta do Julio Bueno. Quero falar do Julio Bueno é amigo, colega e tricolor. Uma pessoa de convívio muito bom, prá cima. O Julio Bueno é um dos principais nomes desta gestão. Ele é capaz de criar agendas estruturantes, mas com suporte social importante. Na questão do pré-sal, o Julio Bueno tem tido um papel fundamental. Principalmente, defendendo os interesses do Estado do Rio de Janeiro. Um Governo que não tivesse credibilidade, não levaria a enorme massa populacional que foi para as ruas do Rio de Janeiro se manifestar defendendo os interesses de nosso Estado. Julio Bueno fez estudos importantes para o nosso Estado, como os de viabilidade econômica. E o tricolor Julio Bueno... Sua candidatura me fez entrar de sócio para o clube para apoiá-lo! O Fluminense é uma instituição! A plataforma dele está muito focada na organização e estruturação institucional. Para manter as tradições de glórias e vitórias. E junto com o Julio Bueno até a vitória nesse ano!”


Julio Bueno, André Corrêa e a bandeira do Fluminense



Em seguida André Corrêa passou a palavra para o Deputado Federal Julio Lopes. E Julio Lopes disse: “O Rio de Janeiro com Julio Bueno poupa tempo e ganha muita eficiência! Poderia ficar aqui a noite toda enumerando os projetos do Julio”.

Após o pronunciamento do Deputado Federal Julio Lopes, André Corrêa passou a palavra para o Vice-Presidente da FIRJAN, Carlos Mariani. Carlos Mariani disse: “Convivo com Julio Bueno há muitos tempo.
O Julio Bueno é uma pessoa impressionante! Julio Bueno é incansável, inquebrantável! Estou representando a FIRJAN. O presidente (Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira) estará apoiando o Julio. Julio Bueno nunca rejeitou nenhuma possibilidade de discutir os temas sobre o Estado do Rio de Janeiro. A FIRJAN tem uma especial alegria de desejar que você continue sua carreira vitoriosa, brilhante, com serenidade, como tem sido feita. O Rio de Janeiro está vivendo um momento mágico! Estamos em boas mãos, sob a liderança do nosso Julio Bueno”.

E André Corrêa ainda passou a palavra para Ricardo Cravo Albim, representando a Associação Comercial do Rio de Janeiro. Ricardo Cravo Albim disse: “Não vou me referir ao Julio Bueno como amigo, companheiro ou gestor público. Não vou me referir aos serviços que Julio Bueno prestou. Eu quero me referir ao Julio Bueno tricolor! Ele é candidato a ser eleito presidente do Fluminense. É apartidário! É candidato do Fluminense! Estou envolvido de uma forma decisiva. Julio Bueno promete juntar a abnegação e capacidade de gestão. Julio Bueno é um ser solidário! Grandes cantoras do passado tem encontrado dificuldades, como Carmélia Alves. E ela foi amparada por Julio Bueno. Julio possui o sentimento raro da generosidade”.

Em seguida André Corrêa, passou a palavra para o homenageado, Julio Bueno. Então, Julio Bueno iniciou seu discurso:

“Inicialmente gostaria de agradecer a presença e o carinho de todos. É um momento de rara felicidade que me permite compor um painel da minha vida. Vejo amigos de infância, de universidade, de trabalho, das loucuras tricolores, familiares, gente que bota meu sentimento a flor da pele, o que, aliás, não é muito difícil no meu caso específico.

Agradeço a generosidade da Assembléia Legislativa ao me conceder essa tão honrosa distinção. E, em particular e de modo especial, ao deputado André Corrêa, parlamentar amigo e incansável na luta pelo desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro.

Tentarei ser breve, mas é inevitável que eu use este momento para refletir sobre temas que julgo maiores. Vou me utilizar da contradição hegeliana, que nós da esquerda temos como método de análise, para fazê-lo. Assim vamos aos grandes temas:


A família e os amigos

Algumas vezes não quis tê-los. Nessas vezes quis ser só. A partida me dilacera. A contradição transcendental descrita magistralmente por Vinicius “a gente mal nasce começa a morrer” me consome. Perder os hugos, as mães, os tios, os primos, os amigos, me faz cogitar a hipótese de ser só.

Por outro lado a chegada me encanta, me fascina, me renova. Os Rodrigos, as Robertas, os Diogos, as Bárbaras, as Karines e Danies, os Hugos, as Luísas, as Marias e as Lauras, dão o alento para enfrentar a vida.

Uma palavra sobre a síntese: quem a representa é a minha companheira Fátima, de mais de trinta anos, que faz o balanço e compartilha, por decisão voluntária, as dores e os prazeres dessa inacreditável aventura.

Fica também aqui, uma homenagem a gênesis representada pelo meu tio Cezar Elias com sua juventude invejável, na flor de seus 84 anos e a minha tia Nêmora que me acompanha desde a meninice. Quero citar também minha eterna cunhada Eliane Bueno.


O ofício
A agenda carregada. O não ter tempo para nada. Um certo emburrecimento causado pela operação do dia a dia. A luta por fazer na área pública. A burocracia irracional. Os TCUs da vida. Esses fatos me levam à aposentadoria.

Por outro lado, a realização de conseguir fazer, se não tudo, algumas coisas, ajudar na construção do futuro, ver gente empregada, isso me faz regozijar e agradecer por poder contribuir. A Petrobras, o Inmetro, a BR e o Espírito Santo são marcas indeléveis na minha vida.

A síntese é que vale a pena lutar as justas batalhas, nem sempre ganhas, mas que engrandecem a alma.


O Brasil

O ceticismo que me atormenta quando olho as estradas, os aeroportos. A dificuldade de fazer o óbvio; o bacharelismo; a judicialização do cotidiano. Tudo isso com entraves seculares.

Por outro lado, o otimismo com o multiculturalismo, o cadinho de raças, o poder inovador e a maleabilidade de nossa gente.

A síntese de raras certezas: que levaremos ainda muito tempo para fazer óbvio, mas que há uma civilização ao sul do equador com componentes importantes para contribuir com a humanidade.


O Fluminense

O mau humor nas derrotas. O amor e a dor irracionais. Uma paixão tantas vezes não correspondida. A decadência e o mecenato me irritam.

Por outro lado, o amálgama familiar, os amigos, a torcida mais bonita do clube mais amado do Brasil. E naturalmente, a liderança do campeonato brasileiro.

A síntese: precisamos transformá-lo em um clube do século XXI. O remédio é inteligência com profissionalismo, para podermos valorizar a marca e deixar desabrochar a paixão.


O Rio de Janeiro

O desespero que me dá ao andar pelas decadentes ruas do nosso centro histórico. De ver Copacabana e Ipanema poluídas. De voar sobre São Gonçalo e pela zona norte e constatar a aridez de nossas periferias.

Por outro lado, o deleite de caminhar aos domingos pela Lagoa. Sair de Ipanema e enxergar todo o corpo da Princesinha do mar. Desnuda, dourada com as suas meninas tão lindas. Dúvida atroz: são tão lindas por causa da paisagem ou a paisagem usa as meninas para ficar mais bela?

Fica a síntese: o prazer de trabalhar por este Estado, para esta cidade. O grande trabalho é fazer com que cuidemos da urbe. A orbi, de tão fascinante, só precisa que a preservemos. Agradeço ao queridíssimo Governador Sérgio Cabral a esse inefável prazer de me deixar trabalhar para quem eu tanto amo.

Por fim, vou terminar. Como velho ex-comunista e, portanto, ateu confesso, deixo a saudação usada por Vinicius e que caracteriza o Brasil:

Saravá!"


Ao término de seu discurso, Julio Bueno foi efusivamente aplaudido e ovacionado por todos os presentes no plenário Barbosa Lima Sobrinho. Ao término da solenidade, o Deputado Estadual André Corrêa convidou todos os presentes para um coquetel, onde poderiam se confraternizar com Julio Bueno.


Julio Bueno enrolado carinhosamente na bandeira do Fluminense





Saudações Tricolores

3 comentários:

  1. Parabéns ao Julio pela homenagem! Agora falta limpar a ficha no TRE!

    Sds,
    Ronaldo Machado

    ResponderExcluir
  2. Acabou que falaram, falaram, falaram, e não entendi o que o Júlio Bueno fez de tão bom pro nosso Estado. Temos a maior alíquota de ICMS da Federação (absurda, aliás) e taxas de violência muito maiores que a do Iraque por exemplo. E olha que estamos em "tempos de paz"!! Hospitais no mesmo caos de sempre, e trânsito cada vez pior. Sinceramente não sei que "tempos dourados" são esses que mencionaram tanto. Pra quem tem gabinetes suntuosos, motoristas, assessores infinitos, e amigos milionários como o Sr Júlio Lopes (que só anda de carro blindado e helicóptero) talvez seja mesmo.

    ResponderExcluir
  3. PEÇO A DEUS QUE JULIO BUENO SE CANDIDATE NOVAMENTE NA PRÓXIMA ELEIÇÃO NO FLU. FOI UMA PENA OS SÓCIOS NÃO TEREM VOTADO NELE PARA SER PRESIDENTE EM 2010. PERDEMOS UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA TER, ENFIM, UM HOMEM COMPETENTE E DE RESPEITO.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM