quinta-feira, 8 de março de 2012

O 'registro' do dia das meninas e mulheres

Hoje, dia 8 de março é o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”. E o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” parabeniza todas as mulheres tricolores (ou não) neste dia. No ano passado já tínhamos publicado um texto especial sobre esta data homenageando a Torcida Organizada “FLUMININA” fundada em 1979.

Como noticiamos no dia 8 de março de 2011, a Torcida Organizada “FLUMININA” que era formada por meninas e jovens torcedoras do Fluminense, teve a sua estreia no dia 27 de agosto de 1979. Neste dia realizou-se a partida entre Fluminense e América que terminou empatada em 1 a 1. O gol tricolor foi marcado por nosso saudoso ponta-esquerda ZEZÉ. A partida marcava a despedida de FUMANCHU, goleador tricolor que tinha sido vendido para o América do México.












Matéria do Jornal dos Sports 'registrando' a criação da "FLUMININA"













Li em algum lugar por aí, alguém dizer que a “FLUMININA” não tinha ‘REGISTRO’. E que a “FLUMININA” tinha perdido o lugar de “primeira” torcida organizada de mulheres por isso. E que isso teria sido dito pelo próprio FLUMINENSE F. C. Entretanto, creio que o ideal da Torcida Organizada “FLUMININA” – enquanto existiu – fosse de apenas torcer pelo Fluminense. E não de competir com alguém, quem é a “primeira” em alguma coisa.

Dizer que o próprio FLUMINENSE F. C. afirmou que a Torcida Organizada “FLUMININA” não tinha ‘registro’ pouco importa. Pois, o que importa é que a Torcida Organizada “FLUMININA” existiu de “fato”. Existiu, e fez muita festa nas arquibancadas do Maracanã e dos diversos estádios onde o Fluminense jogava. Talvez a pessoa que tenha dito algo em nome do FLUMINENSE F. C. possivelmente desconheça um pouco (ou muito) da história do FLUMINENSE F. C.












A estreia da "FLUMININA" no dia 27/08/79. Integrantes da torcida entregam uma camisa ao goleador FUMANCHU


Só pra ‘registrar’, a Torcida Organizada “FLUMININA” teve uma importante matéria na “REVISTA DO FLUMINENSE” número 201, de janeiro/fevereiro de 1980. E esta matéria era intitulada “CLUBE DO ‘BOLINHA’ ÀS AVESSAS”. Bem, se uma matéria na “REVISTA DO FLUMINENSE” de 1980 não serve como registro, ‘me tira o tubo’. Pois, do contrário não sei mais o que significa ‘registro’.

Só fiz este ‘registro’, pois acredito que o mais importante que uma torcida deve fazer é torcer por seu time do coração. Sobre 'registro', creio que o mais importante seja 'registrarmos' nosso amor ao Fluminense nos estádios. E isso a "FLUMININA" fez muito bem entre 1979 e os primeiros anos da década de 1980. No entanto, o mais importante hoje é homenagearmos as 'meninas' e 'mulheres' tricolores.











Integrante da "FLUMININA" na matéria 'registrada' na "REVISTA DO FLUMINENSE" de 1980


















2 comentários:

  1. Prezado Eduardo,

    Em dezembro do ano passado (2011)por intermédio de um dos meus sobrinhos tomei conhecimento do seu texto sobre a Torcida Fluminina, e li os comentários da Inês. Fiquei muito feliz em saber que não fomos totalmente esquecidas.
    Até hoje tenho guardado esse Jornal dos Sports. Na foto com o Fumanchu estão a Ines(a direita) e atrás,entre os dois estou eu.
    Hoje, dia 31/03/2012 esse mesmo sobrinho me enviou esse texto sobre o dia internacional das mulheres. Muito obrigada por continuar lembrando de nossa torcida.
    Não tive filhos mas tenho 2 irmãos e 5 sobrinhos homens, todos tricolores e continuamos a ir juntos aos jogos do Fluminense no Rio e em outros estados.
    Tenho uma Revista do Fluminense,edição especial, de Abril de 1981, com Edevaldo na capa e,em uma das páginas possui uma foto do então presidente Silvio Kelly, em que ele escreveu:
    "À Regina, criadora da Fluminina, um abraço do Silvio Kelly".
    Só isso, pra mim, já é um registro que a nossa torcida existiu.
    Sempre contei e mostrei fotos sobre a torcida para meu sobrinhos, mas o seu texto de 8 de março de 2011 foi muito importante para mostrar
    para eles que ainda somos lembradas.
    Muito obrigada por tudo isso.
    Ah! Essa com a camisa do Robertinho sou eu e essa foto foi tirada no Fluminense à convite da Revista.

    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
  2. Regina, tenho te procurado mas não te acho, pq não lembro o sobrenome. Anota aí meu facebook: https://www.facebook.com/mariaines.santosgranja

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM