domingo, 18 de março de 2012

"JOÃO HAVELANGE PARA PRÊMIO NOBEL DA PAZ"

O srº Antenor Barros Leal (Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro) discursando e sendo aplaudido por Gil, Carlos Alberto Torres, Carlos Alberto Parreira, Jairzinho e o Drº Francisco Horta


O Drº Francisco Luiz Cavalcanti da Cunha Horta sabe como ninguém organizar uma reunião. O Drº FRANCISCO HORTA, o “Eterno Presidente” do Fluminense sabe como ninguém homenagear quem merece. O Drº Francisco Horta na segunda-feira, dia 12 de março organizou uma belíssima reunião em homenagem ao “PRESIDENTE DE HONRA DA FIFA E DO FLUMINENSE, DRº JOÃO HAVELANGE”.

O Drº João Havelange sorridente e feliz ao receber a camisa do Fluminense



A reunião foi realizada no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro, que estava completamente lotado. O Drº Francisco Horta é Presidente do Conselho Empresarial de Segurança Pública, Ética e Cidadania da Associação Comercial do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de várias personalidades da política e do esporte.



Américo Faria, Gil, Carlos Alberto Torres, Drº João Havelange, Jairzinho, Drº Francisco Horta, Carlos Alberto Parreira e a maravilhosa camisa tricolor




Estavam presentes: Bernardo Cabral, ex-senador e ex-ministro da Justiça (governo Fernando Collor); Antonio Carlos de Almeida Braga, o ‘Braguinha’, empresário; Américo Faria, ex-gestor de Seleções da CBF; Carlos Alberto Torres, capitão do Tri na Copa do Mundo de 1970 e da Máquina Tricolor de 1976; Gil, craque da Máquina Tricolor e da Seleção Brasileira; Jairzinho, o ‘Furacão’ da Copa de 1970; Parreira, técnico campeão da Copa do Mundo de 1994; Chiquinho da Mangueira, professor de educação física e deputado estadual; Daysi Lúcidi, atriz, radialista e ex-deputada estadual; Angelamaria Rosa Lachtermacher, grande benemérita atleta do Fluminense Football Club; Arnaldo Niskier, jornalista, professor, escritor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL); Olavo Monteiro de Carvalho, empresário e ex-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); Antenor Barros Leal, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), dentre outros presentes.



O srº Antenor Barros Leal discursando e ao fundo o Drº Francisco Horta


A reunião foi iniciada com a brilhante execução do Hino Nacional pela Banda do 1º Batalhão de Guarda do Exército, o “BG”. O Batalhão de Guarda – um dos mais tradicionais do Exército Brasileiro – é conhecido como o “Batalhão do Imperador” por ter sido criado pelo Imperador D. Pedro I. Em seguida uma belíssima apresentação musical do Coral da Associação Comercial do Rio de Janeiro em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”.



O Drº Francisco Horta sorridente observa o Drº João Havelange o grande homenageado



O Drº Francisco Horta gentilmente ofereceu flores para todas as mulheres presentes em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”. O Drº Francisco Horta fez questão de destacar que Antonio Carlos de Almeida Braga, o ‘Braguinha’ veio especialmente de Portugal para participar desta homenagem ao seu grande amigo, o Drº João Havelange.




A srª Maria Thereza (prima do ex-presidente do Fluminense Antonio Leite) emocionada agradece ao Drº João Havelange




Em um determinado momento da reunião, convidada pelo Drº Francisco Horta para fazer uso da palavra, a srª Maria Thereza revelou de forma emocionada aos presentes um fato importante de sua família envolvendo o Drº João Havelange. A srº Maria Thereza era prima do ex-presidente do Fluminense, srº Antonio Leite (1953-1955). Durante o período autoritário na Argentina, o neto do presidente Antonio Leite teria sido preso por questões políticas junto com outros companheiros. E o Drº João Havelange intercedeu firmemente junto aos militares argentinos para que o neto do ex-presidente Antonio Leite e seus companheiros fossem todos libertados.



O Drº João Havelange recebendo os cumprimentos do srº Antenor Barros Leal, Presidente da ACRJ e ao lado esquerdo o Drº Francisco Horta



A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) irá apoiar a “CANDIDATURA DE JOÃO HAVELANGE AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ”. Segundo o presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal, o ex-presidente da FIFA é merecedor da honraria pois foi responsável por paralisar guerras e difundir o esporte ao longo de sua vida.


“Quando soube da homenagem a João Havelange, logo pensei que ele fez mais pela paz que a Organização das Nações Unidas (ONU). Quando vejo um jogo dos meninos da África ou entre o Irã e o Iraque, me lembro de seus feitos e por isso apoiamos sua indicação ao Nobel da Paz”, disse o presidente da ACRJ.



O Drº Francisco Horta observa o momento em que o Drº João Havelange recebe o álbum de fotos do srº Antenor Barros Leal



A sugestão partiu da Academia Brasileira de Filosofia (ABF) que vai apadrinhar a candidatura do dirigente. “O esporte no Brasil tem dois momentos: antes de João e depois de João, portanto a humanidade tem de reconhecer esse trabalho”, completou Antenor Barros Leal. O Drº João Havelange foi presidente da CBD (antiga CBF - Confederação Brasileira de Futebol), de 1958 a 1974. A frente da CBD, Havelange consagrou-se Tri-Campeão Mundial de Futebol com a conquista das Copas do Mundo de 1958, na Suécia; de 1962, no Chile e de 1970, no México.



Drº João Havelange - Presidente de Honra da FIFA e do Fluminense Football Club



O Drº João Havelange presidiu a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) de 1974 a 1998. Neste período, organizou seis Copas do Mundo e visitou 186 países. Criou também os Campeonatos Mundiais de Futebol nas categorias infanto-juvenil, juvenil, juniores e feminina. Durante a solenidade, o Drº João Havelange recebeu dois presentes. Por iniciativa do Drº Francisco Horta, ele ganhou das mãos de Carlos Alberto Torres uma camisa exclusiva do Fluminense com o número 96, idade que completará este ano. Do presidente da ACRJ, o Drº João Havelange recebeu um álbum com fotos de um almoço no Jockey Club onde também foi homenageado. A coletânea contém a frase ‘cidadão do mundo’, nos idiomas dos países que o dirigente passou.



O Drº Francisco Horta observa o Drº João Havelange recebendo os cumprimentos do ex-senador e ex-ministro da Justiça, Drº Bernardo Cabral



Em seu discurso, muito emocionado, o Drº João Havelange falou, com modéstia, de suas realizações e de seus desafios. “Fui atacado pela imprensa da Inglaterra, mas atacar é fácil, maltratar também. Realizar é difícil. Jamais pensei em chegar a idade em que me encontro”, disse ele. “Fiz com que o mundo soubesse do valor do futebol. Cerca de 200 milhões de pessoas vivem do futebol todos os dias. Mais de 1 bilhão de pessoas comem todo dia, graças a este esporte.”


Eduardo Coelho presenteia o Drº João Havelange, que atentamente recebe o livro "Carioca de 1971". Jairzinho (lado direito) observa sorridentemente



Quando falou sobre o Brasil, como sede da próxima Copa do Mundo, o Drº João Havelange, relatou que fez apenas dois pedidos ao atual presidente da Fifa. “Pedi a Joseph Blatter que entre as doze cidades-sede, não deixasse de apontar Manaus, no Amazonas, e Cuiabá, no Mato Grosso. Só assim conhecerão nossa gente, nossa história”, disse o Drº João Havelange, finalizando seu discurso se autodenominando um homem feliz. “Essa felicidade só se conhece quem, como eu, teve a felicidade de nascer no Brasil.”

2 comentários:

  1. Caro Eduardo,

    Havelange para Nobel da Paz?
    Só pode ser brincadeira e de péssimo gosto!

    ST

    ResponderExcluir
  2. Prezado Leandro,

    Não é brincadeira, não. E gosto não se discute. Cada um tem o seu.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM