sábado, 3 de novembro de 2012

Quem batizou o "Timinho"???

No último dia 28/10, o jornal LANCE! publicou uma matéria sobre o Fluminense intitulada “VITÓRIAS MAGRAS FAZEM FLU 2012 RELEMBRAR APELIDO DA DÉCADA DE 50”. E a matéria segue dizendo: “Tricolor ilustre, Nelson Rodrigues deu a alcunha de Timinho para o Fluminense que ganhava seus jogos com o mínimo placar de diferença, mas conquistava títulos”. A matéria é assinada pelos jornalistas Guilherme Abrahão e Luiz Gustavo Moreira.
No entanto, a matéria possui um pequenino equívoco. É compreensível! Isso acontece nas melhores famílias. E nas melhores empresas. E no intuito de colaborar para a qualidade do prestigioso jornal LANCE! é necessária uma pequenina correção na matéria. Até porque, estão falando sobre a “HISTÓRIA DO FLUMINENSE”. E isso não é pouca coisa! Por isso, estamos aqui gentilmente para colaborar.
De acordo com os fatos, não foi Nelson Rodrigues que deu a alcunha de “TIMINHO” ao time do Fluminense, em 1951, que acabou tornando-se campeão carioca.
Contudo, é preciso recapitularmos alguns fatos. Em 1951, Augustinho Rodrigues foi levado por Samuel Wainer, para a Última Hora. Augustinho levou também seus irmãos, Paulinho, como repórter – e Nelson, como redator. O campeonato carioca de 1951 tornou-se memorável para os tricolores graças à mística do “Timinho”, criada pelo repórter Paulo Rodrigues, o caçula da família.
A imprensa e os adversários tentavam ridicularizar o time de Zezé Moreira (famoso por armar seus times na defesa) chamando-o de “Timinho”. Paulinho assumiu a pecha do “Timinho” e foi assim que a Última Hora passou a tratar o Fluminense. Ao fim do campeonato, Paulinho sentiu-se duplamente vitorioso: como jornalista e como tricolor.
Paulinho (como Nelson) era um tricolor fanático. E diante de seus ídolos – Castilho, Didi, Pinheiro, Telê – deixava de ser jornalista para tornar-se um torcedor adolescente.
Caso algum leitor tenha alguma dúvida sobre o relato descrito, ‘sem problemas’. É só confirmar com o jornalista RUY CASTRO. Ele pesquisou intensamente durante dois anos sobre a vida do genial Nelson Rodrigues. Ruy Castro realizou cerca de 1.000 entrevistas sobre a vida de Nelson Rodrigues. E segundo Nelson Rodrigues Filho, ninguém sabe mais sobre a vida de Nelson Rodrigues do que Ruy Castro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM