segunda-feira, 19 de julho de 2010

ESCURINHO - 80 ANOS

             
Jair Sant'Anna, Escurinho, Cacá, Emilson e Jair Marinho


No último dia 3 de julho, foi aniversário de um dos grandes ídolos de toda a história do Fluminense. Era o aniversário de 80 anos de Benedito Custódio Ferreira, o nosso querido "ESCURINHO". Escurinho nasceu no ano de 1930, em Nova Lima, cidade de Minas Gerais. Escurinho ingressou no Fluminense Football Club em 1954, clube que defendeu por dez anos. Escurinho participou de 490 jogos pelo Fluminense. Escurinho é o 5º jogador de futebol que mais atuou com a camisa do Fluminense, em toda a sua gloriosa história de 108 anos. Escurinho está entre os dez maiores artilheiros do Fluminense, marcando 111 gols. 



                Escurinho, Cacá, Emilson, Jair Marinho, Pinheiro e Altair


No Fluminense, Escurinho colecionou títulos importantes como: Campeão Carioca nos anos de 1959 e 1964; Campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1957 e 1960. Escurinho foi Campeão da Taça Oswaldo Cruz e Taça Ohiggins, pela Seleção Brasileira, em 1955. Escurinho disputou 10 jogos pela Seleção Brasileira, marcando um gol. Além do Fluminense, Escurinho atuou pelo Vila Nova de Minas Gerais e Atlético Júnior da Colômbia.





          Roberto Miranda, Jair Sant'Anna, Escurinho, Cacá, Jair Marinho, Emilson e Altair


A festa de aniversário dos "80 ANOS DO ESCURINHO" foi realizada neste último sábado, dia 17 de julho, no bairro do Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio de Janeiro, na casa de familiares. A festa contou com a presença de muitos amigos, familiares e vários ex-jogadores companheiros de Escurinho.







         Bunner com fatos e fotos marcantes da vida de Escurinho        


Dentre os ex-atletas do Fluminense, estiveram presentes: Jair Sant'Anna, Altair, Pinheiro, Jair Marinho, Adalberto, Emilson e Cacá. Jair Sant'Anna jogou no Fluminense de 1952 a 1960. Altair jogou no Fluminense de 1956 a 1970. Pinheiro jogou no Fluminense de 1949 a 1963. Jair Marinho jogou no Fluminense de 1957 a 1964. Adalberto jogou no Fluminense de 1948 a 1954. Emilson jogou no Fluminense de 1949 a 1954. Cacá jogou no Fluminense de 1955 a 1957. Era muita história do Fluminense reunida.







Decoração da festa, toda feita
em homenagem ao Fluminense


Esteve presente também o jornalista (tricolor) José Rezende, que é coordenador do Centro Histórico-Esportivo da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). José Rezende é um grande incentivador da cultura do nosso futebol brasileiro, e em especial do nosso Fluminense. José Rezende pode ser visto com frequência em nosso Clube, realizando suas pesquisas ou simplesmente acompanhando o futebol tricolor. José Rezende já escreveu vários livros sobre futebol. E no momento, José Rezende está preparando um livro onde contará a história do futebol do Fluminense.  




            Bolo de aniversário dos 80 anos de Escurinho e medalha e placa alusiva a Taça Olímpica


Outra presença marcante na festa de Escurinho, era a de Valterson Botelho. Valterson Botelho é membro do Conselho Deliberativo do Fluminense. Valterson é um grande entusiasta da história do Fluminense. Recentemente, Valterson preparou dois filmes sobre dois ídolos do Fluminense, Valdo e Pintinho. Valterson esteve filmando parte da festa de Escurinho, é possível que apareça mais algum presente para a torcida tricolor. 




                               Escurinho: "Eterno Ídolo Tricolor"











Escurinho no ataque no Maracanã


Dos 111 gols que Escurinho marcou pelo Fluminense, oito foram no campeonato carioca de 1959. Naquela ocasião o Fluminense disputou 22 jogos para tornar-se campeão carioca. Foram 17 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota. O Fluminense marcou 45 gols e sofreu apenas 9 gols. Apenas Carlos Castilho, Jair Marinho, Valdo e Escurinho disputaram todos os 22 jogos pelo Fluminense naquele campeonato.  
          O Deputado Chiquinho da Mangueira entrega uma Moção de Louvor pelos "80 ANOS DE ESCURINHO"


Outra presença importante e que muito contribuiu para dar mais brilho a festa, foi a do Deputado Estadual Chiquinho da Mangueira. Chiquinho entregou uma Moção de Louvor e Aplausos para Escurinho, pela brilhante carreira como atleta. Consideramos oportuna a reverência a um dos mais ilustres jogadores de futebol, que permanece vivo nos corações dos tricolores. Pela presença marcante e dedicação ao esporte, Escurinho é merecedor da honraria conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


Camisa do Fluminense fazendo
parte da decoração da festa 

Toda a decoração da festa dos "80 ANOS DE ESCURINHO" como não poderia ser difenrente teve as cores do Fluminense. Camisas do Fluminense faziam parte da decoração da festa. O esmero e o carinho com que a família de escurinho preparou tudo, evidenciava-se o grande amor que envolve o lar de nosso grande ídolo. A família de Escurinho visivelmente emocionada, contagiava todos os presentes. É importante ressaltar a educação de todos os convidados. Em nenhum momento da festa ocorreu qualquer tipo de brincadeira, por parte de algum possível torcedor de outro clube do Rio de Janeiro.


                          Escurinho o eterno ídolo do Fluminense


Durante a festa o Hino do Fluminense foi tocado duas vezes. Uma delas na hora do bolo. Então foi o momento de todos nós demonstrarmos o nosso amor pelo nosso querido "Tricolor das Laranjeiras". Foi muito bonito perceber alguns de nossos ídolos eternos cantando nosso hino. O destaque na hora de cantar ficou por conta de Jair Sant'Anna e Escurinho.



       A repórter Bruna Gosling do Canal SporTV, esteve presente na festa e entrevistou Escurinho
 
Uma equipe do Canal SporTV esteve presente na festa dos "80 ANOS DO ESCURINHO". A repórter Bruna Gosling entrevistou Escurinho e alguns de seus familiares, numa matéria de irá ao ar no programa "TÁ NA ÁREA", na segunda-feira, dia 19 de julho, às 18:00 hs.



                     José Rezende, Altair e Valterson Botelho


Num momento da festa foi exibido um belo vídeo com momentos da vida de Escurinho. No momento inicial, ao som de "A volta do boêmio" na voz do grande cantor Nelson Gonçalves, o vídeo - muito emocionante para os tricolores - mostrava fotos de Escurinho em sua vida no Fluminense, nos dez anos de clube. Fotos maravilhosas de todosos nossos craques com Escurinho. Como vários deles estavam ali presentes no momento, os momentos de maior emoção ocorreu nas vezes em que apareciam Castilho e Telê junto com Escurinho. Num outro momento, em que apareciam lances da vida de Escurinho com a família e amigos, tocava a música "Deixa a vida me levar", na voz de Zeca Pagodinho.





                      Altair, Pinheiro e Jair Marinho


O clima da festa era o melhor possível. Nossos ídolos eternos eram a mais pura alegria e felicidade. Num determinado momento foi possível flagrarmos Pinheiro e Jair Marinho "dançando como dois irmãos". Era mutio interessante escutar algumas histórias vividas por eles nos períodos de concentração. O astral de nossos craques era algo muito cativante. E emocionava todos os presentes.   



                   Eduardo Coelho e Roberto Miranda


Como o ambiente era de amizade e alegria este presente também o grande craque do Botafogo Futebol e Regatas. Roberto Miranda, que participou do time bicampeão carioca de 1967-1968. A participação num dos maiores times da história do clube de General Severiano, levaria Roberto Miranda a integrar a Seleção Brasileira que conquistou o título de campeão da Copa do Mundo, em 1970, no México.



     Altair, Adalberto, Pinheiro, Eduardo Coelho, Jair Sant'Anna, Escurinho, Jair Marinho e Cacá


O fato de não ter tido o privilégio de assistir os jogos destes ídolos, em nada reduz o carinho e a admiração por quem construiu 'dentro de campo' a maravilhosa história do Fluminense. Ajudar a construir um novo paradigma sócio-cultural no Brasil, onde os cidadãos (torcedores) valorizem mais o passado de nosso país, consequentemente o de nosso 'time do coração' é um dos compromissos do Blog "CIDADÃO FLUMINENSE". Nesta festa, encontramos vários jogadores de futebol do Fluminense da década de 1950. Numa lista dos cinco jogadores que mais atuaram com a camisa do Fluminense Football Club, três estavam presentes nesta festa: Pinheiro, Altair e Escurinho.               



                Adalberto, Eduardo Coelho e Pinheiro


Em determinado momento o ex-goleiro de Adalberto confessou-me o seu forte sentimento em relação ao Fluminense. Adalberto que posteriormente a carreira de jogador de futebol tornou-se Advogado e Professor de Educação Física, chegou a dizer que é muito grato ao Fluminense por tudo que conquistou na vida. Adalberto disse que tudo o que: "O Fluminense teve um papel muito importante por tudo o que ele é e conquistou na vida". Sem contar que o nosso ex-goleiro Adalberto é uma simpatia e figura super educada.


                      Eduardo Coelho e Escurinho


Entretanto, em matéria de simpatia, Escurinho é imbatível. Com seu sorriso indiscutível, uma de suas marcas registradas, não existe que não fique alegre em estar ao seu lado. Fiz questão de absoluta de registrar este momento ao seu lado.



                     Emilson e Eduardo Coelho



                   Escurinho e Jair Sant'Anna




     A medalha comemorativa de "Escurinho 80 anos", oferecida aos convidados


A idéia de oferecer aos convidados uma medalha em alusão a data, como lembrança da festa, foi algo sensacional feito pela família de Escurinho. A filha de Escurinho, srª Rosa Jurema, me disse que a idéia era fazer uma festa em que todos se orgulhassem de ter comparecido. E que ficasse na memória de todos por muitos anos. Com toda certeza, os familiares de Escurinho acertaram em cheio. O Fluminense sempre me emociona e me leva as lágrimas. Mas, nesta festa foi diferente! Foi muita emoção! Talvez ainda não tenha dado tempo para cair a ficha. Estes senhores, que mais pareciam meninos brincando, nos deram (e nos dão) grandes lições de vida. A sólida amizade que trazem no peito em relação aos companheiros de equipe de cerca de 50 anos atrás e o forte sentimento pelo Fluminense, só pode nos encher de "ORGULHO DE SER TRICOLOR".

Saudações Tricolores

2 comentários:

  1. Parabéns a todos que estiveram na festa do Escurinho. Realmente você descreveu com muita categoria e veracidade a grande emoção que todos nós vivemos.; O canto do hino do Fluminense depois do Parabéns foi emocionante.Todos reunidos foi muito legal. Parabéns a família e amigos e princiopalmente ao ESCURINHO.

    ResponderExcluir
  2. Assisti emocionado a reportagem do SporTV, a qual teve como figura central, o craque Escurinho na sua festa de 80 anos. Revi alguns velhos ídolos do futebol tricolor e revi também, em pensamento, alguns dos momentos daqueles jogadores, no Maracanã. Obrigado ao Escurinho, ao Altair, ao Jair Marinho, ao Jair Santana, ao Edmilson, ao Pinheiro e ao Adalberto, pelas lembranças felizes que me proporcionaram. Espero que de alguma forma, o Fluminense tenha contribuído para a festa e participado da homenagem a um dos seus grandes ídolos... Saudações tricolores a todos e obrigado.
    Ass. Sergio Pantoja Mendes, mais um tricolor de coração...

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM