quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Vale das Laranjeiras, do sonho à realidade

            O primeiro livro de Sylvio Kelly publicado em 1972



É com grande orgulho que recebo uma alvissareira mensagem do prezado Argeu Affonso. Figura inigualável no convívio tricolor, o nosso querido Grande Benemérito é uma daquelas pessoas que nos enriquece a alma, em poder desfrutar de sua companhia e sabedoria. Na verdade, é um privilégio!

O comunicado é no intuito de avisarmos a todos os tricolores, da esquerda, da direita, do centro, da oposição, da situação, sócios, torcedores, ex-jogadores, patrocinadores, ex-patrocinadores. Ou seja, TODOS em geral, para prestigiarem um evento importantíssimo.

No sábado, dia 21 de fevereiro, a partir das 11 horas, no saguão da sede social do Fluminense, o ex-presidente SYLVIO KELLY DOS SANTOS (que também é Grande Benemérito Atleta e Grande Benemérito) estará distribuindo “gratuitamente” e autografando seu livro “VALE DAS LARANJEIRAS, DO SONHO À REALIDADE”. Na obra, Sylvio Kelly descreve como foi erguido o primeiro Centro de Treinamento de futebol do Rio de Janeiro, desde a concepção ao final do projeto.

O livro conta toda a história com grande documentação histórica. E com uma linguagem simples e compreensível. Como não podia deixar de ser, Sylvio Kelly faz justiça e nomeia seus grandes colaboradores na empreitada, como João Havelange e Antonio de Almeida Braga, o Braguinha, que arregimentaram vários empresários para colaborar no nascedouro de Xerém. Havelange e Braguinha sempre foram grandes amigos e companheiros de longas jornadas de Sylvio Kelly.

Particularmente, fico muito feliz com a notícia do lançamento do livro do Drº Sylvio Kelly. Há cerca de dois anos, estive com nosso ex-presidente para uma de nossas saudáveis conversas sobre o nosso grande e eterno Fluminense Football Club. E tomei conhecimento de sua iniciativa literária que terá um desfecho glorioso no próximo dia 21. Solicitei o seu auxílio e seu vasto conhecimento sobre esporte. Quis homenageá-lo e ser justo com a centenária história tricolor. Em um de meus trabalhos, dedico um capítulo especialmente para a história da criação de Xerém. Denomino-o, “Xerém: o futuro do Fluminense”. Em breve, pretendo lançar mais este trabalho literário. Por enquanto, o tema e o título ficam como surpresa. Aguardem!

Sylvio Kelly é um dos gigantescos nomes da história tricolor. Sylvio Kelly foi campeão carioca de natação em 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956 e 1957. Campeão brasileiro de natação em 1954, 1956 e 1958. Campeão sul-americano de natação em 1954, 1956 e 1958. Campeão mundial universitário de natação em 1955 e 1957. Campeão carioca de water pólo (pólo aquático) em 1953, 1954, 1955, 1956 e 1957. Secretário da Federação Metropolitana de Natação. Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, de setembro de 1960 a janeiro de 1965, tendo organizado os Jogos Mundiais Universitários na cidade de Porto Alegre, em setembro de 1963. Membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Metropolitana de Remo. Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1959 (Chicago), em Water-Polo. Participou dos Jogos Olímpicos de 1952 (Helsinque) e de 1956 (Melbourne). Redator esportivo do jornal Correio da Manhã, de 1960 a 1964. Colaborador da seção esportiva do “Jornal do Brasil”, em 1964.

Sylvio Kelly é detentor de inúmeras glórias no esporte. E este não será o seu primeiro livro. Em 1972, Sylvio Kelly, com o talento que lhe é peculiar, lançou o livro “História dos Jogos Olímpicos”. Nesta obra ele nos descreve a origem dos Jogos Olímpicos, os Jogos Olímpicos na Antiguidade e os Jogos Olímpicos na Era Moderna. Faz um balanço de todos os Jogos, desde Atenas, em 1896, até o México, em 1968. E ainda mostra o Brasil nos Jogos Olímpicos e detalha toda a relação dos vencedores das medalhas olímpicas.

Para os fervorosos torcedores de futebol, Sylvio Kelly (além de ser o grande responsável pela criação de Xerém, que leva o seu nome oficialmente) foi o presidente do Fluminense na conquista do título de “CAMPEÃO CARIOCA DE 1983”, do inesquecível gol de Assis, aos 45 minutos do segundo tempo. Foi o presidente que recusou uma proposta milionária por Assis, no final de 83. E manteve no Clube todo o elenco campeão, possibilitando o caminho do Tri e do Brasileiro de 84. Por tudo isso, no próximo dia 21, todos os tricolores devem prestigiar o nosso vitorioso e querido DRº SYLVIO KELLY DOS SANTOS. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM