terça-feira, 22 de dezembro de 2009

"Dêem-me Ademir que eu lhes darei o campeonato"

O campeonato de 1946 foi um dos mais emocionantes da história do futebol do Rio. O campeonato de 1946 foi disputado por 10 clubes em turno e returno, jogando todos contra todos. Fluminense, Botafogo, América e Flamengo terminaram os dois turnos com o mesmo número de pontos e realizaram um supercampeonato, em turno e returno, jogando todos contra todos. O Fluminense somou mais pontos e foi o “SUPERCAMPEÃO”.

O Fluminense começou a conquistar o título de 1946 em outubro de ano anterior, quando o diretor do clube, DILSON GUEDES, demitiu o treinador Hector Cabelli, contratando GENTIL CARDOSO. No início da temporada, o técnico chegou aos dirigentes e soltou a frase profética que se tornou célebre: “DÊEM-ME ADEMIR, QUE LHES DAREI O CAMPEONATO”. O artilheiro vascaíno era pretendido por diversos clubes. Discretamente, somado aos interesses do “seu Menezes”, pai do jogador, o Fluminense driblou todos os outros clubes e comprou o atacante.

O Fluminense deu 35 mil cruzeiros pelo passe, com contrato de dois anos, 80 mil de luvas e mais 85 mil arrecadados por um grupo de sócios influentes. Uma fortuna.

Ademir, de fato, foi fundamental na conquista tricolor, marcando 24 dos 97 gols do Fluminense, ao longo do campeonato, dos quais sete em cinco das seis partidas do quadrangular final. Ademir foi autor do gol que valeu o título, com chute violento, após distração do zagueiro Waldemar Marigatti, o Belacosa.

Na última partida contra o Botafogo, “NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 1946”, a emoção tomou conta do estádio de São Januário. O jogo estava equilibrado e os alvinegros até que ameaçavam o gol tricolor. Até que a genialidade de Ademir fez a diferença. Pedro Amorim recebeu na direita e lançou Ademir, que velozmente, deixou Juvenal para trás. À frente do goleiro Oswaldo balançou o corpo para a direita e colocou no canto esquerdo. GOLAÇO!!!!! Era o gol do título de “SUPERCAMPEÃO”. Ao fim da partida, a torcida em festa desfilava pelas ruas até as Laranjeiras para comemorar a conquista do título.

A CAMPANHA DO FLUMINENSE – 1946

1° - TURNO

FLUMINENSE 5 x 1 Bonsucesso
FLUMINENSE 5 x 0 Canto do Rio
FLUMINENSE 3 X 1 Bangu
Botafogo 3 x 2 FLUMINENSE
Madureira 3 x 9 FLUMINENSE
FLUMINENSE 3 x 0 São Cristóvão
FLUMINENSE 1 x 3 América
FLUMINENSE 2 x 0 Vasco
FLUMINENSE 2 x 5 Flamengo

2° - TURNO

Bonsucesso 3 x 8 FLUMINENSE
Canto do Rio 1 x 2 FLUMINENSE
FLUMINENSE 11 x 1 Bangu
FLUMINENSE 2 x 4 Botafogo
Madureira 3 x 6 FLUMINENSE
São Cristóvão 3 x 5 FLUMINENSE
FLUMINENSE 1 x 0 América
FLUMINENSE 2 X 3 Vasco
Flamengo 2 x 5 FLUMINENSE


SUPERCAMPEONATO

FLUMINENSE 1 x 1 Flamengo
FLUMINENSE 8 x 4 América
Botafogo 1 x 3 FLUMINENSE
Flamengo 1 x 4 FLUMINENSE
América 2 x 6 FLUMINENSE
FLUMINENSE 1 X 0 Botafogo


“FLUMINENSE SUPERCAMPEÃO DE 1946!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM