sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Apoio à capoeira e preservação do Salão Nobre

E na mesma coluna Gente Boa do jornal O Globo, logo abaixo da nota “TEMPOS MODERNOS” tinha outra nota falando sobre o Fluminense (dá-lhe assessoria de imprensa!). A outra nota era intitulada “OUTRA MUDANÇA”. Eis a nota na íntegra:


E as aulas de capoeira que eram praticadas dentro do salão nobre (!) voltarão a ser feitas ao ar livre.


Medida correta! Bola dentro da diretoria do “NOVO FLUMINENSE”. Nada contra a realização da capoeira no Fluminense. Muito pelo contrário! A capoeira é uma luta genuinamente brasileira e deve ser incentivada, valorizada e cultuada por todos nós. A capoeira é uma atividade nobre que dignifica a luta de resistência do povo negro no Brasil. E a capoeira é um dos elementos mais importantes de expressão da cultura negra em nosso país e que desperta cada vez mais o interesse de muitas pessoas no mundo. Inclusive fazendo com que muitos estrangeiros tenham interesse em aprender a nossa Língua Portuguesa por causa da capoeira.

Entretanto, o Salão Nobre do Fluminense que foi criado em 1920, precisa ser preservado o máximo possível para que não tenha suas instalações danificadas. O Salão Nobre do Fluminense Football Club inaugurado em 18 de novembro de 1920, pelo DR° ARNALDO GUINLE, o “PATRONO” do Fluminense, acabou de completar “90 ANOS”.

O Salão Arnaldo Guinle – como é denominado o Salão Nobre do Fluminense – ao longo do século XX foi palco das maiores e badaladas festas, da então capital da República, o Rio de Janeiro. O Salão Nobre do Fluminense é bastante requisitado até hoje, para filmagens de cunho histórico, artístico e cultural, por possuir um cenário todo especial dificilmente encontrado nos dias atuais. O Salão Nobre do Fluminense é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural).

O Salão Nobre é um dos grandes símbolos do Fluminense e dos tricolores. É um motivo de orgulho para todos nós tricolores. Infelizmente, os responsáveis pelo Salão Nobre na gestão passada não tiveram a devida sensibilidade sobre a sua devida importância e preservação, permitindo que este patrimônio histórico se deteriorasse.

Contudo, vale ressaltar a bela iniciativa da diretoria do “NOVO FLUMINENSE” que visa preservar nosso Salão Nobre. Mas, cabe ainda um “alerta” sobre outras práticas ainda existentes no local, tipo: constantes almoços dominicais (exalando gordura que deterioram afrescos e pinturas), bailes carnavalescos infantis, etc.

Zelar pela preservação do Salão Nobre é prospectar melhores receitas para o nosso Clube num futuro próximo. Se quisermos – e trabalharemos para isto – inserir o Fluminense Football Club no circuito turístico da cidade do Rio de Janeiro, obviamente, a preservação do nosso Salão Nobre é um ponto vital nesta empreitada.


Saudações Tricolores

Um comentário:

  1. Eduardo : Eis alguns dos motivos de eu viver dizendo aos 4 cantos do nosso Flu: EU MEREÇO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM