quinta-feira, 28 de março de 2013

Qual foi o placar?




Trabalhando no jornal O Dia, o conceituado jornalista (botafoguense) Fernando Molica ano passado escreveu um texto narrando todo o seu trauma pela perda do título de 1971. Foi logo após o lançamento do meu livro “Carioca de 1971: a verdadeira história da vitória do Fluminense sobre a Selefogo alvinegra”. Ele tinha apenas dez anos na época. É compreensível. A derrota de 1971 parece que deixou sequelas devastadoras.
Se eu soubesse que o livro “Carioca de 1971” traria tão amargas lembranças, talvez, nem teria escrito. Sou solidário, costumo sempre respeitar a dor alheia. Mas confesso que dei inúmeras gargalhadas ao ler o texto do Molica sobre o campeonato de 1971. É como dizia Tim Maia numa linda canção: “Na vida a gente tem que entender que um nasce pra sofrer, enquanto o outro ri”.
Obviamente, que preparei uma bela resposta ao texto e além de publicar no Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”, enviei-a para o Molica. Nada que fugisse a normalidade democrática ou a fidalguia tricolor. Mas deixar ‘passar batido’ o texto do renomado jornalista alvinegro, não. Depois tive a oportunidade de encontrá-lo na Livraria Folha Seca. Foi um encontro rápido, fraterno e divertido ocasionado pelo amigo rubro-negro Rodrigo Ferrari.
Novamente na Folha Seca para prestigiar o lançamento do livro do Olaria, tive o prazer de ler uma nota da coluna do Molica no jornal O Dia do último sábado, onde ele faz uma pequena insinuação ao Fluminense. A nota é sutil e irreverente, no melhor estilo carioca. Uma forma inteligente de “tentar” fazer uma gozação com os torcedores de um clube rival. A nota do Molica é intitulada “A GRANDE CONQUISTA DO TIME DA FAIXA AZUL CELESTE”. Veja abaixo a nota do Molica na íntegra:
Fluminense e Olaria são os dois cariocas campeões da Terceira Divisão do Brasileiro. Os tricolores não gostam de destacar o título, mas os fãs do clube suburbano se orgulham muito do feito, lembrado em ‘Olaria – A conquista da Taça de Bronze’, de Marcelo Paes. O livro será lançado hoje, às 15h, na Livraria Folha Seca, no Centro. Ah, o autor torce pelo Madureira.
O Molica é muito espirituoso. Ele tem até um pouco de razão nisso. Muitos tricolores (não é o meu caso) preferem esquecer a conquista do Campeonato Brasileiro da Série C, em 1999. Mas esta conquista “FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO FLUMINENSE”. Quem sabe em determinado momento não escreverei minuciosamente sobre este momento da história do Fluminense? É uma possibilidade. Com toda certeza, terei que relatar alguns aspectos sobre o jogador SANDRO HIROSHI e a partida SÃO PAULO 6 X 1 BOTAFOGO, que posteriormente o clube de General Severiano conquistou no “TAPETÃO” os pontos desta partida. Incrível! Mas deixemos isso pra depois e voltemos ao assunto inicial.
Considero importante a lembrança do Molica pelo título da Série C, conquistado pelo Fluminense, em 1999. Foi conquistado exatamente “QUATRO ANOS DEPOIS” da última vez que o Botafogo conquistou o seu último campeonato brasileiro (já faz tempo né, Molica?). O Molica se esqueceu de descrever na sua nota, que além da conquista da Terceira Divisão, em 1999 (“QUATRO ANOS DEPOIS”), que de lá pra cá, o Fluminense já “CONQUISTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2010 E 2012”.
Deve ser chato para alguém que é botafoguense, observar as duas últimas conquistas nacionais do Fluminense de 2010 e 2012. Até a tal Terceira Divisão do Fluminense é mais recente que a última conquista alvinegra. Lá no íntimo, os botafoguenses devem pensar: “Pô, esse papo de Terceira Divisão tá ficando velho. Não cola mais”. Até a tal Terceira Divisão do Fluminense é mais recente que o último campeonato brasileiro do Botafogo. Realmente, deve ser muito chato ver um clube rival conquistar o título de dois campeonatos brasileiros dos três últimos disputados.
Eu nem falarei da final do último campeonato carioca que poderá parecer provocação ou crueldade. Mas não consigo me lembrar qual foi o placar das duas últimas partidas do campeonato carioca de 2012. Qual foi o placar? Talvez o Molica se lembre.  






Um comentário:

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM