domingo, 29 de setembro de 2013

Fernando Pamplona e o Torrão Amado

Salgueiro
Meu torrão amado
Onde eu nasci
E fui criado
Quando eu morrer
Levarei comigo
Dentro do meu coração
Salgueiro querido

Salgueiro
Berço do samba e do amor
Salgueiro
Tua beleza me inspirou
Salgueiro no samba
É uma tradição
Salgueiro
Mora no meu coração


Torrão Amado (hino do Salgueiro)
Autores: Buguinho e Iraci Mendes dos Reis

SALGUEIRO – TORRÃO AMADO

Como esquecer a ‘doce loucura’ da festa na Praça Saens Peña, na nossa querida Tijuca, pelo bicampeonato do carnaval carioca de 1975?   JAMAIS!!! E tudo aquilo começou com Fernando Pamplona. Simplesmente maravilhoso.

Fernando Pamplona teve sua passagem pelo Fluminense quando jovem. Antes do final da segunda guerra mundial, em 1945. O próprio Fernando Pamplona descreveu sua epopeia tricolor:

“Do basquete do Olímpico, passando pelo Botafogo, fui dar com os costados no Fluminense e comecei a treinar sob o comando do China. O Gonçalves, técnico do atletismo, olhou meus cambitos compridos e me levou para treinar corrida com barreira. Tudo ótimo, pois os treinos pela manhã eram feitos paralelamente aos exercícios das ótimas meninas da Escola de Educação Física que se exercitavam no Fluminense. Mas minhas primas Celeste e Aurorinha chegaram e me convenceram a fazer vestibular para Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil. Com meu primo Confúcio voltando da FEB primeiro-tenente, meu irmão formando-se aspirante na Academia Militar e a família cheia de militares exemplares, eu deveria ser milico também. Foi quase um Deus nos acuda: “Você prefere ser mariquinha e vagabundo”, foi largando uma tia. Pensei, senti e preferi! Adeus basquete, atletismo, Escola Militar, sinuca e outros bichos, fui mesmo ser artista e vagabundo. Que bom!”


Perdemos um atleta...
Mas o Brasil ganhou um gênio!
O grande brasileiro e carioca Fernando Pamplona.

OBRIGADO POR TUDO PAMPLONA!!!

VOCÊ NOS DEU A MELHOR AULA DE HISTÓRIA DO BRASIL.

PAMPLONA A TIJUCA TE AMA...

PAMPLONA O RIO TE AMA...

PAMPLONA O BRASIL TE AMA!!!

Um comentário:

  1. O homem que criou a estética dos desfiles. Ele definiu o caminho que o carnaval trilharia. Os demais só acrescentaram novidades. Ele fez a revolução.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM