sábado, 3 de abril de 2010

'SOU BICOLOR DE CORAÇÃO'!!!

O texto da Flusócio, o “maior grupo de oposição” do Fluminense, sobre a Adidas, publicado em ‘1° DE ABRIL’, está muito bom. Na verdade, excelente. É bom lembrar que durante a disputa da Taça Libertadores da América de 2008, o Fluminense deixou de faturar por causa da Adidas que não teve condições de fornecer material para suprir a demanda que era grande. Inadmissível!


Porém, uma colocação pareceu um pouco infantil: “Para tentar um acordo muito melhor, ou procurar outros fornecedores, a candidatura Peter Siemsen, que tem vários grandes profissionais da área de marketing, se coloca a disposição de quem está negociando pelo clube”. Só pareceu infantil, pois de infantil ela não tem nada, a não ser expor a pessoa que está negociando pelo clube, no caso Julio Domingues, assessor de Roberto Horcades. Tanto não tem nada de infantil que, o texto foi publicado em '1° DE ABRIL', um dia após a reunião do Conselho Deliberativo. Aí já não dava para o sr° Julio Domingues se pronunciar sobre o texto na reunião. Já que ele responde tudo mesmo que é dito sobre seu nome ou seu grupo. É Julio ‘dançou nessa’, agora só na próxima reunião do Conselho. Ponto pra Flusócio. Estão aprendendo bem!


Mas, aproveitando que, a Flusócio diz que a candidatura Peter Siemsen “tem vários grandes profissionais da área de marketing”, ela poderia apresentar estes profissionais para a comunidade tricolor. Ou este será mais um setor em que a Flusócio possui os melhores profissionais, mas vai guardar seus nomes a sete chaves??? Devem ser bons mesmo, por isso nós ‘reles mortais’ não podemos saber de quem se trata??? Os caras devem ser feras mesmo, pra que isso seja um segredo tipo missão de agente da KGB. São tão bons quanto os autores dos textos do blog que ficam no anonimato??? Ah, perdão, me esqueci que o blog segue a linha editorial da revista ‘The Economist’! Gente fina é outra coisa! Orgulho de ser Tricolor!!!


Aqui no ‘cidadão’, os textos certamente também serão lidos, mas os comentários e nossas discussões acabam sendo mesmo na maior parte dos casos feitos dentro da sede do Fluminense e no Maracanã. E acaba sendo melhor assim, porque esse papo virtual muitas vezes é chato. Pra quem gosta de política, nada supera o ‘olho no olho’. Mas tem gente que prefere a internet, só assim não precisa encontrar certos tipos que andam pelo Clube. Compreendo perfeitamente! Entretanto, pra quem precisa correr atrás de voto, não considero a alternativa mais eficaz. Também não adianta aparecer em cima da hora. Pode pegar mal! Mas, aí é cada um com seu cada um.


Mas, aí continuava a ler o texto sobre a Adidas e duas palavras me chamaram a atenção: “BICOLOR” E “PALMEIRAS”. E me recordei de um momento de muita descontração em que me encontrei com alguns Flusócios. Foi um momento muito agradável onde pudemos trocar algumas idéias. Era num daqueles churrascos que o grupo marca para estar presente na sede do Fluminense.


Na ocasião alertava-os sobre o fato de que “A CAMISA DO GRUPO FLUSÓCIO É BICOLOR”, ou seja, ‘SÓ TEM DUAS CORES’. Disse-lhes que havia escrito dois comentários no blog do grupo Flusócio que tinham sido “CENSURADOS”. No primeiro, eu elogiava a bonita “CAMISA DO PALMEIRAS” do grupo. E no segundo, sobre a “CAMISA ALVI VERDE”. Chamei de a “CAMISA DO PALMEIRAS”, sem nenhuma conotação pejorativa. Muito pelo contrário. Mas a “CAMISA DO PALMEIRAS” não é verde e branca??? “E A CAMISA DA FLUSÓCIO NÃO É VERDE E BRANCA”??? Então, qual o problema??? Não somos todos pela verdade e transparência??? Entretanto, eu lembrava que “O FLUMINENSE FOOTBALL CLUB É TRICOLOR”, ou seja, “TEM TRÊS CORES”.


Alguns integrantes do grupo Flusócio se expressam dizendo que irão “REFUNDAR” o Fluminense. Será que nesta “REFUNDAÇÃO” pretendem retirar o ‘VERMELHO’ (ou GRENÁ, como queiram) das cores do Fluminense??? “SERÁ QUE NESTA REFUNDAÇÃO O FLUMINENSE DEIXARÁ DE SER TRICOLOR”??? Será que nesta “REFUNDAÇÃO” o Fluminense será apenas “VERDE E BRANCO”, ou seja, “BICOLOR”??? Será que nesta “REFUNDAÇÃO” vão mudar o nosso Hino Popular para, “SOU BICOLOR DE CORAÇÃO”???


Deixei claro na ocasião, que não vi com bons olhos a “CENSURA” aos meus comentários. Pois, para um grupo que pretende “REFUNDAR” o Fluminense e governar o Clube, utilizar uma camisa que não condiz com as cores do Clube, é um contra-senso enorme. Uma camisa é um símbolo fortíssimo! Vejam, por exemplo, os grupos “IDEAL TRICOLOR” e “TRICOLOR DE CORAÇÃO”. Estes dois grupos possuem ‘camisas belíssimas’, com “AS TRÊS CORES QUE TRADUZEM TRADIÇÃO”. Na camisa do grupo Flusócio, o ‘maior grupo de oposição’ do Fluminense, que diz que irá “REFUNDAR” o nosso Clube, só existem “DUAS CORES”. Ou seja, “A CAMISA DA FLUSÓCIO É BICOLOR”.


Na ocasião em que me encontrava com os Flusócios debatendo sobre “A CAMISA BICOLOR” do grupo, o único integrante que aceitava minhas ponderações era o querido amigo e companheiro Alexandre Vasconcellos, brilhante Conselheiro do Fluminense. Por sinal, já estou com saudades do Alexandre. É que nas ‘quatro reuniões’ do Conselho Deliberativo deste ano, não o encontrei. Deve ter sido alguma desatenção da minha parte.


Alguns integrantes do grupo disseram-me que “A CAMISA É BICOLOR POR CAUSA DO PATROCINADOR”, uma loja de sucos da Zona Sul do Rio de Janeiro. Que o patrocinador, a tal loja de sucos, “FAZIA COM DUAS CORES QUE FICAVA MAIS BARATO”. E grupo político tem necessidade de ‘patrocinador’ como se fosse equipe esportiva ou clube de futebol??? E o patrocinador ‘MANDA’ no grupo político, ’IMPONDO AS CORES’ da camisa que os integrantes irão usar??? O grupo político Flusócio está subserviente a loja de sucos que fornece ‘AS CAMISAS BICOLORES’??? Será uma nova reprodução da relação do Fluminense com seu patrocinador???


Se o grupo político Flusócio ou qualquer outra pessoa, compreender que por escrever este texto implico com o grupo, estarão redondamente enganados. Até porque levantar questões sobre “o maior grupo de oposição”, que amanhã poderá se tornar “o maior grupo de situação”, não é crime. Muito pelo contrário. É muito saudável dentro de um regime democrático. Mas, me parece que ao aceitarem “UMA CAMISA BICOLOR”, dão pouca importância para este detalhe, que para muitos (como eu), tem enorme importância. Pois, “EU SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO”!!! Tenho muito “ORGULHO DE SER TRICOLOR”!!! E se pertencesse há algum grupo político do Fluminense que resolvesse instituir “UMA CAMISA BICOLOR”, eu sairia do grupo imediatamente. Pois, como disse anteriormente, “SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO” e quero continuar sendo “TRICOLOR”!


E por sinal, “O QUE ACHAM OS VÁRIOS GRANDES PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MARKETING, DA CANDIDATURA PETER SIEMSEN, SOBRE A CAMISA BICOLOR DA FLUSÓCIO”??? SERÁ QUE ‘A CAMISA BICOLOR DA FLUSÓCIO’ É ALGUMA GRANDE SACADA GENIAL DE MARKETING DOS VÁRIOS GRANDES PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MARKETING, DA CANDIDATURA PETER SIEMSEN??? SERÁ QUE FIZERAM ALGUMA PESQUISA DE MARKETING E OS SÓCIOS E TORCEDORES DO FLUMINENSE ALEGARAM PREFERIR SE TORNAREM ‘BICOLORES’??? É ALGUMA NOVA CONCEPÇÃO ESTÉTICA ‘A CAMISA BICOLOR’??? Ou será aquela velha história, 'CASA DE FERREIRO ESPETO DE PAU'???


Para não perder o fio da meada, é bom lembrar que este texto começava falando sobre a relação do Fluminense com a Adidas. E de repente enveredou para “A CAMISA BICOLOR DA FLUSÓCIO” e a sua “FORNECEDORA DE CAMISAS BICOLORES’, a tal loja de sucos. Na próxima ocasião em que encontrar o brilhante candidato PETER SIEMSEN perguntarei a ele sobre o que acha a respeito das “CAMISAS BICOLORES”. E perguntarei ao PETER se eleito presidente do Fluminense pretende transformar nossa camisa, em “UMA CAMISA BICOLOR”. E lhe direi que, jamais direi ou cantarei, “SOU BICOLOR DE CORAÇÃO”!!!




Saudações TRICOLORES

18 comentários:

  1. Pergunte ao Siemsen tambem, por favor, porque comentarios sao censurados. Apos o segundo, nao mais acreditei em acidente. Apenas uma critica velada e dura, mas bem fundamentada e razoavel e pronto, nem sequer uma explicacao. Surpreendeu-me o modus operandi estilo AI5...

    Mauro Balbino

    ResponderExcluir
  2. EC,
    Correlacionar o post em que a Flusócio atenta para a necessidade de atenção na renovação do contrato com a Adidas no moldes atuais, ao fato do grupo ter uma camisa verde, com texto em branco, e que você apelida de "camisa bicolor" tá meio forçação de barra né!
    Para não ficar sem explicação, a camisa foi iniciativa de um Flusócio, e sócio de uma rede de lojas de sucos, que na época havia entrado fazia pouco tempo no grupo e quis colaborar produzindo as camisas. Ele pegou a "logo" e mandou fazer enxergando a relação custo/benefício, já que estampas numa cor só são mais baratas e tratou com o mesmo fornecedor das camisas da loja dele. Em nenhum momento ele quis fazer camisas que substituíssem as do Fluminense ou que tivessem que estar diretamente atreladas as cores do clube como motivação principal para fazê-las.
    Poderia ter feito elas tricolores? Poderia. Mas daí a querer comparar a eventual contribuição que a Flusócio possa vir a dar na renegociação do contrato entre o Fluminense Football Club e a Adidas, só pelo fato da camisa da Flusócio ser em duas cores é uma longa distância, e me desculpe, desnecessária.
    Mas deixa isso pra lá, só escrevi mesmo pra contar o fato que as camisas foram muito bem vindas, e de inteira contribuição de um dos nossos associados.
    Há coisas mais importantes para serem debatidas.
    ST,
    Ricardo Lafayette.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza há coisas mais importantes a serem debatidas, como revelar os nomes dos " vários grandes profissionais de marketing", que se fossem tão grandes e bons assim - e fosse eu o candidato - estariam sendo trombeteados aos quatros ventos, haja visto a carência deste tipo de profissional no FFC. Me pareceu uma belíssima forçada de barra pela parte da Flusócio.

    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Ricardo Lafayette,

    É uma grande honra e um enorme prazer tê-lo aqui, novamente, neste espaço livre e democrático, debatendo as coisas importantes do nosso Fluminense. Mas, você está equivocado quando diz que correlacionar o post da Flusócio sobre a negociação Adidas com a CAMISA BICOLOR, é forçação de barra.

    “A CAMISA BICOLOR DA FLUSÓCIO” é uma iniciativa de um Flusócio que quis colaborar produzindo as camisas, mas esta pessoa “SÓ ESTAVA ENXERGANDO A RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO". É EVIDENTE. É uma pena para a Flusócio, um grupo político do Fluminense, associar sua imagem a “UMA LOJA DE SUCOS, QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O FATO DE QUE O FLUMINENSE FOOTBALL CLUB TEM TRÊS CORES E NÃO DUAS. Talvez a Flusócio não devesse EMBARCAR NA PRIMEIRA COMODIDADE QUE VIU PELA FRENTE.

    Quem fez as camisas poderia ter feito elas tricolores? Sim. “ENTÃO, PORQUE NÃO FEZ AS CAMISAS TRICOLORES”??? “O FLUMINENSE NÃO É VERDE E BRANCO”. Se a Flusócio pretende “TOMAR O PODER E GOVERNAR O FLUMINENSE” achar que um detalhe como este não tem valor, me desculpe. A vida, a política e os esportes em geral são feitos e muitas vezes definidos em detalhes.

    Tentar menosprezar estas reflexões não ajudará o grupo. Muito pelo contrário! Não adiantará reclamar dizendo que a reflexão não é séria, que é exagero ou infantilidade. Quando fiz as reflexões, foi pessoalmente, para o grupo, no intuito de colaborar. E que pudessem corrigir o rumo. O problema é que tem gente que só escuta o que lhe interessa.

    Sobre uma “eventual contribuição da Flusócio na renegociação entre a Adidas e Fluminense”, não creio que tenha alguém dentro do clube que acredite nisso. Pode ser que pela internet exista alguém. Mas, também não creio nisso. Fica clara a intenção de ‘jogar pra torcida’. Até porque, conhecendo a atual gestão qualquer um (incluindo os Flusócios) saberia que esta não aceitaria de forma alguma. Então, escrever isto, sim, que é “DESNECESSÁRIO”.

    Sua explicação foi boa. Só que foi na defensiva. Isso demonstra certa dúvida de que as camisas foram realmente muito bem vindas. Se não, por que a “CENSURA” nos comentários no blog da Flusócio??? E como disse o companheiro Mauro Balbino, no primeiro comentário deste texto, é o “MODUS OPERANDI ESTILO AI-5”.

    Sobre achar que ‘existem coisas mais importantes’ há controvérsias. Então, rotular que uma coisa é mais importante do que a outra, não dá. Isso aqui é política! Na verdade, “TODAS AS COISAS SÃO IMPORTANTES PARA SEREM DEBATIDAS”.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  5. Ricardinho nao perde o custume de ser chato...

    ResponderExcluir
  6. Paulo Cesar de Carvalho Studart4 de abril de 2010 às 20:21

    Prezado Eduardo

    Sem querer entrar no mérito do porque a camisa da Flu-Sócio tem apenas duas cores, quero dizer que os símbolos de uma agremiação devem ser sempre respeitados pois, do contrário, corre-se o risco da perda da identidade.
    Você sabe da minha luta para resgatar a estrofe do branco da na nossa marcha-hino. Desde algum tempo só se tocam as estrofes referentes ao encarnado e do verde. Tiraram o branco da paz e da fidalguia do nosso hino. Nessa luta, falei com o nosso “emérito” vice-presidente de cultura na festa inaugural da 1ª. gestão Horcades – acho que numa das poucas vezes em que aquele cidadão esteve em nossa sede – e ele nada fez. Falei com o Vice Social. Escrevi para o Presidente do Fluminense a respeito da minha insatisfação em ver o hino do meu tricolor ser tocado, inclusive, em ocasiões oficiais, apenas com duas cores. Em que pese a resposta dada por escrito pelo Presidente, nada foi feito. Falei em reunião do Conselho. Também nada adiantou. Voltei ao Conselho para comunicar que às minhas expensas uma gravação com o hino completo foi remasterizada. Entreguei ao Marketing. Todo mundo achou ótimo mas até hoje só ouço tocar a versão com duas cores. Outro dia mesmo, após a vitória do Fluminense em jogo em Volta Redonda se ouviu tocar a marcha –hino com a versão amputada. Vai ser difícil reverter o mal feito a menos que haja vontade política ao resgate da Cultura Tricolor.
    Duvido que os torcedores de hoje saibam cantar o hino todo. E isso é apenas uma das conseqüências do desrespeito a um de nossos símbolos.
    Mas hoje, esse desrespeito é geral. Os estatutos e regimentos nas reuniões do Conselho Deliberativo são rasgados a todo momento justamente por aqueles que mais os deveriam defender.
    Esse é o nosso Fluminense de hoje.

    ResponderExcluir
  7. Com todo respeito, sou eleitor novato do clube, acompanho esse blog para conhecer um pouco mais sobre o cotidiano do clube, mas, efetivamente, pautar a análise de determinado grupo político pelas cores da sua camisa, me parece, sinceramente, falta de argumentos para criticá-lo.

    Se eu fosse nortear meu voto pelas cores de camisa dos candidatos, talvez corresse sério risco de votar no grupo do Horcades...

    Abço a todos,

    André Godinho

    ResponderExcluir
  8. Prezado André Godinho,

    É um prazer tê-lo aqui debatendo conosco neste espaço livre e democrático. Que bom que voce na qualidade de eleitor novato do clube esteja procurando conhecer um pouco mais sobre o cotidiano do Clube. Com toda certeza, aqui neste blog você poderá conseguir algumas informações.

    Mas, com todo respeito, você está totalmente equivocado, pois aqui neste blog ninguém está pautando a análise de determinado grupo pela cor de sua camisa. Você não deve ter compreendido o texto corretamente.

    Sobre "falta de argumentos para criticar o grupo", este blog não tem intenção de criticar ninguém, muito menos os grupos políticos do Fluminense. Agora, nossas análises sempre serão feitas de acordo com os fatos. E o fato é que o grupo Flusócio, tão entendido e possuidor de "grandes profissionais de marketing", possui uma "CAMISA BICOLOR".

    Se você achasse realmente que a história da "CAMISA BICOLOR" fosse algum tipo de 'falta de argumentos', não teria colocado seu argumento aqui neste blog. Se você colocou seu argumento aqui neste, provavelmente foi por você ter se incomodado com o texto e ter conferido a ele alguma importância. Portanto, isto "DERRUBA A SUA TESE DA FALTA DE ARGUMENTOS".

    Entretanto, André, apesar de "eleitor novato do clube" você demonstra boa disposição em participar dos debates e defender seu ponto de vista. E isso é muito bom! Só fique atento, pois existem pessoas (não será o seu caso, espero) que ficam tão fascinadas por determinados 'grupos' que acabam se dedicando mais aos 'grupos' do que ao próprio clube. Este fenômeno é muito comum ocorrer em torcidas organizadas de todos os clubes. Porém, a sociologia e a psicologia já estudam e nos dão diagnósticos exemplares sobre estes casos.

    O Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" não tem o mínimo interesse em nortear o voto de ninguém no Fluminense. Porém, não pode abrir mão de analisar as coisas, fatos e fenômenos que envolvam o Fluminense, em todos os aspectos. Este Blog tem compromisso com o Fluminense, o livre pensamento e as liberdades individuais.

    Portanto, defendendo o livre pensamento e as liberdades individuais, "O CIDADÃO FLUMINENSE JAMAIS IRÁ FAZER QUALQUER TIPO DE 'PATRULHA IDEOLÓGICA' CASO VOCÊ QUEIRA VOTAR NO GRUPO DO HORCADES". Se for a sua vontade, deverá ser respeitada perfeitamente. Este é um fundamento básico da "DEMOCRACIA". Como diria Voltaire: "Não concordo com uma palavra daquilo que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de falar".

    Então, cada um usa a camisa que quiser. Como aqui no blog não se faz "PATRULHA IDEOLÓGICA", também não se aceita. Portanto, meu caro "eleitor novato do clube", caso a escolha do "SEU VOTO SEJA DO GRUPO DO HORCADES, PARABÉNS". A escolha é sua! E ninguém tem nada a ver com isso. A sua escolha pelo grupo do Horcades será soberana!

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  9. Ao meu filho, que hoje tem 06 anos, ensinei nosso Hino com as trê cores! Também entendo que essa amputação é deletéria. Três cores deveriam sempre ser retratadas por três cores, nem mais nem menos, simplesmente tricolor!

    ST
    ZALUAR

    ResponderExcluir
  10. Carlos André Marques5 de abril de 2010 às 14:50

    Vamos ao que interessa!!!!
    Queria saber sobre a última reunião do Conselho.
    Sobre quem votou a favor dessa aprovação de contas vergonhosa!

    ResponderExcluir
  11. Meu caro Eduardo,

    Posso estar enganado, mas da leitura de seu comentário, concluí que vc é que não compreendeu minhas palavras, pois o tom irônico utilizado foi exatamente para deixar claro que, na minha opinião, cor de camisa de grupos políticos é critério supérfluo para se definir um voto. Tão supérfluo que, a segui-lo, correria o risco de votar no grupo do Horcades, que há anos no poder do clube, transformou este num típico clube de bairro, acabando com a tradição vencedora do nosso amado Fluminense, principalmente no futebol, setor que mais me interessa.

    De todo modo Eduardo, confesso que me causa espécie a afirmação de que o blog não pretenda criticar ninguém qdo se propõe a analisar a política de um clube à luz de coisas, fatos e fenômenos que o envolvem, pois me parece indissociável as duas coisas. O exemplo pode ser retirado de sua própria resposta, ao relacionar a incompatibilidade da tal camisa bicolor com a genialidade apregoada pelo grupo politico quando fala de seu setor de marketing.

    Também custa-me crer que o blog, embora não tenha tal intuito, desconheça que é instrumento importante de informação aos que o acessam e pode sim, com seus relatos e esclarecimentos, nortear a definição do voto de seus frequentadores.

    Por fim, devo tranquilizá-lo quanto a minha independência e responsabilidade nesse processo de escolha do próximo presidente do Flu, pois, infelizmente, as sucessivas derrotas e vergonhas que esses dirigentes (nem sempre tricolores) vem impondo ao nosso clube, na minha visão, fazem com que estejamos na iminência de ver o fim de tão imponente e amada Instituição.

    Obrigado pela oportunidade do debate,

    Gde Abço,

    André

    ResponderExcluir
  12. Prezado André Godinho,

    Com toda certeza, a cor da camisa de um grupo político é critério sem muita importância para definir um voto. Como é sem muita importância o critério de definição da camisa de um grupo, que "NÃO ENCARA DE FORMA SÉRIA, AS CORES DO CLUBE QUE ELE PRETENDE ADMINISTRAR" . Esta questão, que alguns querem pensar como pouco importante, só mesmo sendo 'muito partidário' do grupo.

    E isto pode nos fazer pensar: "SE O GRUPO FLUSÓCIO, ACHA POUCO IMPORTANTE O FATO DE SUA CAMISA SER 'BICOLOR', NUM CLUBE RECONHECIDO COMO 'TRICOLOR', TAMBÉM DEVEM CONSIDERAR POUCO IMPORTANTE A CONQUISTA DE VOTOS PARA SE GANHAR UMA ELEIÇÃO". Em "MARKETING POLÍTICO" as coisas são feitas para se atingir um objetivo final: "A VITÓRIA NAS ELEIÇÕES". Em "MARKETING POLÍTICO" não se faz coisas para se obter "REDUÇÃO DE CUSTOS" nem é o mais importante alguma "RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO". Em "MARKETING POLÍTICO" o mais importante é a "VITÓRIA FINAL". E todos os "ELEMENTOS SIMBÓLICOS" que estão vinculados na disputa "SÃO MUITO IMPORTANTES".

    Algumas pessoas que se incomodaram com meu texto, geralmente "torcedores de candidato" (sou torcedor do Fluminense e não de candidato) insinuaram que ele não é sério e infantil. Só mesmo rindo! Não fui eu quem criou uma "CAMISA BICOLOR". Portanto, "ONDE ESTÁ A FALTA DE SERIEDADE"????? "ONDE ESTÁ A INFANTILIDADE"??? No texto que criei??? Só por não ficar calado diante de algo absurdo??? Por que tenho disposição e argumentos pra me manifestar????? Posso crer que, "FALTA DE SERIEDADE OU INFANTILIDADE É ALGUÉM CRIAR OU USAR UMA 'CAMISA BICOLOR' PARA ALGUMA COISA RELACIONADA AO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB, QUE É RECONHECIDAMENTE 'TRICOLOR".

    Sobre "típico clube de bairro", na verdade todo clube é um clube de bairro. Nenhum clube está na Lua ou em Marte. Mas compreendo o significado de "clube de bairro". O problema é que a maior parte das pessoas que propagam esta idéia (Clube de bairro") e se incomodam com tudo aquilo que forma este conceito, "NÃO FREQUENTAM O CLUBE". Aí, fica difícil reclamar alguma coisa. Afinal, "POLÍTICA DE CLUBE, SE FAZ NO CLUBE".

    Sobre o blog "CIDADÃO FLUMINENSE" ser um "instrumento importante de informação aos que o acessam", por aqui 'TRABALHA-SE PARA ISSO'. Agora, se o blog 'com seus relatos e esclarecimentos, nortear a definição de votos', isso pouco importa. Mas, caso ocorra, espero que isso não lhe cause incômodo algum.

    Por fim, devo tranquilizá-lo que, por mais vergonhosos e medíocres que sejam os dirigentes de hoje ou de amanhã, jamais existirá o fim do Fluminense. Isso é muito bom como 'retórica de discurso catastrofista de quem quer tomar o poder' pra seduzir o eleitor. E de preferência, 'jovem e fanático por futebol'.

    Este espaço é livre e democrático, sempre estará aberto para a oportunidade do debate. Desde que, seja de forma respeitosa e civilizada. Como nada a boa "tradição tricolor".

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  13. O nobre tricolor Eduardo Coelho vai se superando na capacidade de ser chato. Já dava pra perceber isso quando postava no blog da Flusócio. Ô mala...

    ResponderExcluir
  14. Caro Eduardo,

    A fim de não cansá-lo, vou tecer breves considerações a seu comentário, ressaltando que somente o faço exatamente porque percebo ser este blog um forum onde os debates mantêm um nível a altura da "tradição tricolor".

    Inicialmente, devo deixar claro que estou longe de ser "muito partidário" de qualquer grupo político, embora não negue que simpatizo com todos aqueles que busquem o bem do Flu, principalmente os que lideraram o movimento de associação dos torcedores do clube, pessoas estas que, na minha concepção, verdadeiramente amam o Fluminense. Por conta disso, certamente não me incluo naqueles que adjetivaram seu texto como "infantil". Somente me manifestei por entender que usar cor de camisa como pano de fundo para critícas ao marketing de determinado grupo político foge à proposta de isenção do blog, instrumento este onde, como vc sabe, busco informações para conhecer melhor o clube.

    Qto a frequencia ao clube, efetivamente, não o faço e, confesso que, após algumas tentativas, me desestimulei a fazê-lo porque, ao contrário do que faz crer o seu nome, muito pouco de futebol vi no clube. Há excesso, na minha opinião, de quadras de tênis, esporte este que parece ser a prioridade do clube, já que até em outros espaços, se improvisa a prática de tal esporte.

    De todo modo, mesmo sem frequentá-lo, me vejo sim no direito de reclamar do clube que ostenta o futebol em seu nome, já que o amo de verdade e sofro com as derrotas e vergonhas que a forma de direção de nossos presidentes e diretores (que esse mesmo blog deixa claro que nem sempre são tricolores) nos impõe, e, por vezes, o estresse pelo abandono de nossa trajetória vencedora acaba por afetar meu próprio relacionamento familiar.

    Por fim, é exatamente dentro do contexto que vc se referiu, qual seja, por gostar muito de futebol (embora não seja tão jovem) é que me referi ao fim do clube. Falo do fim do clube naquilo que o tornou TRADICIONAL E IMENSO e faz com que MILHÕES de pessoas o amem. Se for para fazer política de clube visando a melhoria de suas instalações, pessoalmente, escolheria fazer isso no America F.C., do qual sou também sócio por ser perto da minha casa, ter (por incrível que pareça) mais opções para a prática do futebol por adultos e crianças e onde os resultados de campo pouco me importam.

    Agora pergunto: o meu pensamento com relação ao America não lhe parece similar a alguns sócios que frequentam o clube e participam de sua política? É por isso que me associei ao Flu. Não quero me sentir culpado caso ele fique igual ao America...

    Bom, acabei me estendendo demais, por isso peço-lhe desculpa, sem antes deixar, mais uma vez, expresso meus agradecimentos por sua atenção e paciência.

    Gde Abço,

    André Godinho

    ResponderExcluir
  15. Eduardo Vianna,

    Podia dispensar a "HIPOCRISIA" (espero que saiba o significado da palavra) ao me chamar de nobre tricolor.

    Sobre a sua opinião a meu respeito, também estou dispensando e não estou nem um pouco interessado nela. E imagino que os leitores deste blog, também não. Portanto, perdeu seu tempo.

    Mas, é importantíssimo o registro de seu comentário deselegante e agressivo. Em primeiro lugar, para provar "O ESPÍRITO DEMOCRÁTICO DO CIDADÃO FLUMINENSE". Em segundo lugar, para que fique evidenciado, público e registrado "A SUA PÉSSIMA EDUCAÇÃO". Não tendo argumentos e sem condição de 'debater idéias', teve que "BAIXAR O NÍVEL" e partir para "INSULTOS PESSOAIS". Uma lástima!

    Fico curioso pra saber o que você representa para a FLUSÓCIO: Um filiado? Um simpatizante? Um membro da cúpula? Um estafeta? Alguém na Flusócio sabe que você existe?

    Não creio que os líderes da FLUSÓCIO aprovem os "INSULTOS PESSOAIS" que você me faz aqui. Pelo que conheço do "CANDIDATO" do grupo, o advogado PETER SIEMSEN, também não creio que ele aprove sua "PÉSSIMA CONDUTA". Isto não é coisa de tricolor!

    VOCÊ ACHA QUE AJUDA 'ELEITORALMENTE' O GRUPO FLUSÓCIO ESCREVENDO INSULTOS PESSOAIS A MEU RESPEITO??? OS SEUS 'INSULTOS PESSOAIS' EM RELAÇÃO A MINHA PESSOA VÃO TRAZER VOTOS PARA A FLUSÓCIO??? OU SEJA, QUEM PENSAR DIFERENTE VAI MERECER OS SEUS 'INSULTOS PESSOAIS'???

    ISTO ME LEMBRA O QUE OCORRIA NA ALEMANHA NA PRIMEIRA METADE DA DÉCADA DE 1930.


    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  16. Prezado Eduardo Coelho,
    fale por si só, pois acredito que alguns leitores gostaram e muito da opinião do Sr. Eduardo Vianna, assim como eu!
    Em falar nisso, por favor, meu nobre amigo, "PARE DE ESCREVER DESTA MANEIRA", pois assim você passa única e exclusivamente uma sensação de desrespeito, afinal "aparenta-me estar alterando a sua voz". E isso não cai bem para uma pessoa tão "instruída" como você.

    Sds,
    Bruno Marques

    ResponderExcluir
  17. Bruno Marques,

    Sempre falo e respondo por meus atos. O que você acredita e gosta, sinto muito, mas não me interessa, pois não lhe conheço. Tentar me atingir proferindo “INSULTOS PESSOAIS EM RELAÇÃO A MINHA PESSOA”, não me enfraquecerá. Muito pelo contrário!

    Escrever “INSULTOS PESSOAIS” aqui neste blog (AQUI NÃO TEM “CENSURA”) simplesmente, porque não gostaram de um texto que escrevi, realmente, não contribuirá politicamente para o grupo político que demonstram simpatizar e defender. E muito menos para a ‘frágil democracia tricolor’. Mas, talvez você e ‘seu correligionário’ não estejam preocupados com isso.

    Aqui, não é gueto! Tem pessoas de várias tendências e grupos que lêem este blog. E isso é muito interessante para que elas próprias possam fazer suas observações, diante de seus “INSULTOS GRATUITOS”.

    Como recomendei ao ‘seu correligionário’, você também pode dispensar a “HIPOCRISIA” (espero que também saiba o significado da palavra), ao me chamar de ‘meu nobre amigo’. Pois, como disse anteriormente, nem sequer lhe conheço.

    Querer regular a maneira e o que escrevo, “SÓ PODE SER UMA PIADA”! Faça como quem assiste um canal de TV que não lhe interessa, utilize o controle remoto e “MUDE O CANAL”! Mas, “SEM INSULTOS PESSOAIS”.

    Pelo menos, “VOCÊ RECONHECEU UMA QUALIDADE MINHA AO ME CHAMAR DE ‘UMA PESSOA TÃO INSTRUÍDA’. É QUE EU SOU TRICOLOR”!

    Não perca seu tempo comigo! Pois, “NÃO VOU PARAR DE ESCREVER O QUE ACHAR QUE DEVA SER ESCRITO”. Portanto, não fique tanto tempo no computador: “VÁ SE INSTRUIR”! Quem sabe um dia alguém poderá reconhecer que você é “UMA PESSOA TÃO INSTRUÍDA”. E quem sabe você não poderá ajudar o Fluminense, como pretendo fazer.

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  18. Já que o pessoal da Flusócio se arvorou em passar por aqui, peço que me contem quem são os tais "grandes profissionais de marketing" citados no texto em questão. Na verdade, citem só um, para não ficar muito chato para vocês.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM