domingo, 9 de março de 2014

Jornal: veículo de mais credibilidade entre os brasileiros

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) revela que os jornais impressos são os mais confiáveis como fonte de informação para os brasileiros. Foram entrevistadas 18.312 pessoas maiores de 16 anos em 848 cidades nos 26 estados e Distrito Federal. Ficaram de fora da pesquisa cidades com menos de 20 mil habitantes. Pesquisa inédita feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Entre os entrevistados, 53% disseram confiar sempre ou muitas vezes no que leem nos jornais impressos; 50% confiam nas notícias que escutam nas rádios; 49% confiam nas notícias da TV; 40% confiam nas notícias publicadas em revistas; 28% nas que saem nos sites; 24% nas divulgadas pelas redes sociais e 22% confiam nos blogs.

O Rio de Janeiro é o estado onde as pessoas mais leem jornais diariamente, com 16%. Em segundo é o Rio Grande do Sul, com 12%. Os jornais mais citados nos dias de semana, são o "Extra", em primeiro, o "Super Notícia", o "Meia Hora" e "O Globo". "Folha de São Paulo" e "O Estado de São Paulo" ficaram em 10º e 19º respectivamente. No final de semana, o "Extra" e "Super Notícia" permanecem em suas posições, "O Globo" é o terceiro mais citado, o "Zero Hora", o quarto e o "Meia Hora" o quinto.

Dos entrevistados, 97% disseram ver TV. Destes, 65% declararam que assistem TV diariamente. A TV é a mídia favorita da população, segundo 76,4% dos pesquisados. Entre os programas televisivos mais citados espontaneamente, o "Jornal Nacional" é o campeão, lembrado por 35% dos entrevistados.

Antonio Carlos Magalhães (carinhosamente conhecido por seus adversários como Toninho Malvadeza), ex-governador da Bahia e ex-ministro das Comunicações, costumava dizer: "Se não deu no Jornal Nacional é porque não aconteceu". Para os que pretendem, destruir o poder da chamada 'imprensa marrom', o resultado da pesquisa pode ter sido uma ducha de água fria. Mas, como diz o dito popular, "quem espera sempre alcança".     

3 comentários:

  1. Na Minha opinião o veículo de comunicação que tem mais credibilidade é o Rádio.

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei do post, mas onde você conseguiu essa informação do Ibope?

    ResponderExcluir
  3. Prezada Pérola Stewart,

    A referida informação foi divulgada em vários veículos de comunicação. Jornais, web, revistas...

    Abs,

    Eduardo Coelho

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM