Uma pesquisa realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) revela que os jornais impressos são os mais confiáveis como fonte de informação para os brasileiros. Foram entrevistadas 18.312 pessoas maiores de 16 anos em 848 cidades nos 26 estados e Distrito Federal. Ficaram de fora da pesquisa cidades com menos de 20 mil habitantes. Pesquisa inédita feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Entre os entrevistados, 53% disseram confiar sempre ou muitas vezes no que leem nos jornais impressos; 50% confiam nas notícias que escutam nas rádios; 49% confiam nas notícias da TV; 40% confiam nas notícias publicadas em revistas; 28% nas que saem nos sites; 24% nas divulgadas pelas redes sociais e 22% confiam nos blogs.
O Rio de Janeiro é o estado onde as pessoas mais leem jornais diariamente, com 16%. Em segundo é o Rio Grande do Sul, com 12%. Os jornais mais citados nos dias de semana, são o "Extra", em primeiro, o "Super Notícia", o "Meia Hora" e "O Globo". "Folha de São Paulo" e "O Estado de São Paulo" ficaram em 10º e 19º respectivamente. No final de semana, o "Extra" e "Super Notícia" permanecem em suas posições, "O Globo" é o terceiro mais citado, o "Zero Hora", o quarto e o "Meia Hora" o quinto.
Dos entrevistados, 97% disseram ver TV. Destes, 65% declararam que assistem TV diariamente. A TV é a mídia favorita da população, segundo 76,4% dos pesquisados. Entre os programas televisivos mais citados espontaneamente, o "Jornal Nacional" é o campeão, lembrado por 35% dos entrevistados.
Antonio Carlos Magalhães (carinhosamente conhecido por seus adversários como Toninho Malvadeza), ex-governador da Bahia e ex-ministro das Comunicações, costumava dizer: "Se não deu no Jornal Nacional é porque não aconteceu". Para os que pretendem, destruir o poder da chamada 'imprensa marrom', o resultado da pesquisa pode ter sido uma ducha de água fria. Mas, como diz o dito popular, "quem espera sempre alcança".
domingo, 9 de março de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Na Minha opinião o veículo de comunicação que tem mais credibilidade é o Rádio.
ResponderExcluirOlá gostei do post, mas onde você conseguiu essa informação do Ibope?
ResponderExcluirPrezada Pérola Stewart,
ResponderExcluirA referida informação foi divulgada em vários veículos de comunicação. Jornais, web, revistas...
Abs,
Eduardo Coelho