domingo, 3 de outubro de 2010

Não existe construção sem divergência, sem contestação

No momento em que os ‘partidários’ do candidato Peter Siemsen encontram-se exultantes pela proximidade do lançamento do ‘Livro do Blog da Flusócio’, o candidato apareceu num vídeo no Blog. E disse algumas palavras. Umas corretas e outras precisando de uma pequena correção. A manifestação do candidato ocorreu no texto intitulado “Do blog à cidadania”, publicado no dia 24/09.

O candidato Peter iniciou dizendo que: “Hoje, o blog da Flusócio faz o papel institucional do Fluminense. Ou seja, quem defende o Fluminense, quem cobre o Fluminense é o blog da Flusócio”.

Bem, não sei se o candidato Peter costuma ler com frequência o blog de seu grupo. Mas caso leia, ele pode constatar que em vários comentários podemos ler alguns “palavrões”. Será que isto, o candidato também considera que seja “fazer o papel institucional do Fluminense”????? E o candidato poderá dizer: “Mas, isso fica lá na carta do leitor, equivalente no blog”. É lógico que, “as pessoas tem o direito de se manifestar contra e a favor”. Mas, será que não existem formas mais educadas para que as pessoas possam expressar suas críticas sobre determinados assuntos ou pessoas que lhe desagradam??? Caso eleito, está será “uma cara moderna que o Fluminense ainda não tem hoje”????? Este será o “Novo Fluminense”???

O candidato Peter ao dizer que, “quem defende o Fluminense, quem cobre o Fluminense é o blog da Flusócio”, comete um “GRAVE EQUÍVOCO”. Será fruto da empolgação que ele disse ter que o motivou para ser candidato????? Será que o candidato Peter se esqueceu dos inúmeros sites e blogs que defendem e cobrem o nosso Fluminense????? Podemos citar alguns como, Sempre Flu, Jornalheiros, Flumania, Fluminense Eterno Amor, Pavilhão Tricolor, Flunáticas, Fluminense Eterna Paixão, Sou Tricolor de Coração, Fluminense 24 horas, Fluminense & etc, Canal Fluminense, Pó-de-Arroz, dentre muitos outros.

Em um segundo momento o candidato Peter disse que: “Eu acho que isso faz parte de um processo democrático de construção. Não existe construção sem divergência, sem contestação”. PERFEITO!!! É exatamente isto que fazem muitos sites e blogs tricolores. Mas alguns aliados e amigos do referido candidato (eu disse alguns) desconhecem estes conceitos. O processo democrático não é estático, ele é dinâmico, complexo e continuamente construído por diversos segmentos. E não apenas por um segmento. E não apenas um único blog. E é extremamente salutar que este processo seja realizado com questionamentos, reflexões e contestações, que aprofundam e enriquecem os debates sobre o nosso Clube.

O candidato Peter em um terceiro momento disse que: “O processo criativo se dá, o processo de inovação se dá pelos questionamentos, pelo nível de exigência da cobrança que é feita”. Muito bom! É exatamente isto, por exemplo, que o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” se propõe a fazer, como vários outros companheiros de outros sites e blogs tricolores. No entanto, alguns dos ‘partidários’ e amigos do referido candidato não comungam deste seu pensamento. São contagiados pela ira, contra aqueles que lhes questionam e cobram como se os mesmos, fizessem parte de um hegemônico ‘rolo compressor’ na tentativa de eliminar qualquer tipo de pensamento que não seja de seus interesses.

Os questionamentos e as cobranças são fundamentais para a construção da democracia. Porém, algumas pessoas se equivocam profundamente e se confundem em muitos casos. O fato de levantarmos algum tipo de questionamento ou cobrança não significa que sejamos contra alguém ou alguma coisa. E os questionamentos e as cobranças, sempre serão feitos. Como disse o próprio candidato Peter, ‘o nível de exigência da cobrança’ deve ser feito, pois faz parte do processo criativo. Aí, alguns militantes ‘empolgados’ e com alguma empáfia, dizem: “Viramos vidraça”. Isto é compreensível. Faz parte da empolgação. Mas, existe coisa muito pior!

Saudações Tricolores

5 comentários:

  1. Caro Eduardo, obrigado pelas citações ao Jornalheiros (pelo qual sou o único responsável) e ao Pavilhão Tricolor (em que sou um dos responsáveis).

    E parabéns por nos ajudar a fiscalizar aqueles que dirigem e/ou pretendem dirigir o Fluminense!

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  2. O blogueiro erra e insiste no erro. Quer dizer que os comentários aos blogs são de responsabilidade do blog? Por exemplo, os comentários ao blogo de qualquer jornalista esportivo devem ser imputados à ele? Isso não faz o mínimo sentido. A César o que é de César.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Daniel HP,

    Não sou eu quem erra e insiste no erro! É lógico que os comentários aos blogs são de responsabilidade do blog sim. Não sejamos ingênuos. Pois se publica aquilo que se quer ou interessa.

    Sabemos muito bem, que vários comentários em vários blogs não são publicados. Não sou contra qualquer tipo de opinião sobre política. Mas elas precisam ser feitas de forma educada. Quem precisar de uma 'LATRINA' que utilize um banheiro.

    Já segurei alguns comentários, não pelo conteúdo (opinião política), mas pela forma (palavrões, ofensas, etc)de como foram escritos. Não transformarei numa "LIXEIRA" um espaço livre e democrático para o debate idéias. Mas, cada um com seu critérios. Ou melhor, uns tem critérios, outros não. Isso faz todo sentido!


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  4. Claudio Bruno
    Comentou em 3/10/2010, às 23:01
    Comentário aguardando moderação
    Realmente é lamentável o estado de conservação em que se encontram partes importantes do Clube (física e moralmente falando), entretanto cabe, na minha modesta maneira de ver as coisas, colocar a existência de um projeto capitaneado pelo Cientista Gustavo Marins, para a restauração total do pr;edio tombado, interna e externamente, que acredito ser do conhecimento de muitos de vocês, alem de um outro mais recente,este capitaneado pelo Luiz Antonio Barbosa, que já obteve inclusive parcial liberação de verba para sua execução. Entendo perfeitamente a ansiedade de todos por mudanças, porem como tenho visto, são vários os comentários indagando sobre as reais propostas e projetos de seu candidato Peter, sendo no caso presente um exemplo típico de falta de proposta real, se tornando apenas uma crítica política.
    Um dos comentários acima cobra de volta o Fluminense de Cox e Guinle o que certamente significa respeito às nossas origens para o que peço a reflexão de vocês : se querem o Fluminense Football Club de volta (comungo plenamente com esta idéia), como se baseiam em novo Fluminense ? Football + Club ? como passa por seus revisores a convocação equivocada do Coordenador da campanha, para o evento deste sábado (ontem) em homenagem aos recordistas de natação do passado ? o recorde foi alcançado há dois meses pelos nadadores da equipe master, que compõem um grande grupo de associados bem informados, que não merecem esta exposição às custas de apoio político. Vocês escreveram um ótimo artigo onde pedem a reflexão na relação com o Patrocinador, qual sua conclusão? No mais, desejo sucesso no lançamento do livro e que a campanha siga em clima de festa como deve ser.
    Saudações Tricolores
    Por Amor ao Fluminense Claudio Bruno



    Prezado Eduardo,

    o texto acima foi censurado no Blog da Flusócio quando comentei no artigo "Mais um retrato fiel do abandono". Confesso que o lí e reli algumas vezes não encontrando qualquer razão real consistente para tal censura dentro do critério por eles estabelecido. Pior ainda quando se lê o comentário do Cid Felix do dia 2/10/2010 às 06:33hs onde a falta total de respeito ao nosso Presidente está mais do que presente. Quem quiser que leia pois não ouso repetir as palavras utilizadas que estas sim deveriam ser moderadas e certamente contaram com a cumplicidade dos responsáveis (estou errado Dr. Daniel ?). Temo pelo rumo de nosso Clube nas mãos de pessoas que não demonstram firmeza para o encontro do norte e pensam que a paixão, sem dúvidas existente, mas sem razão, os guiará.
    Vou-me embora pra Passárgada !!!!!!!!!!!!!!!
    Saudações Tricolores

    Por Amor ao Fluminense
    Claudio Bruno

    ResponderExcluir
  5. Se foi esse mesmo o comentário e foi vetado no site da Flusócio, seria algo realmente LAMENTAVEL. Ou seja, não aceitam QUALQUER crítica. Estão realmente acima do bem e do mal. E nada mais perigoso e prepotente que isso.

    Essa realmente me estarreceu. Achava que apenas palavrões e que tais eram bloqueados, mas pelo visto estava equivocado. Bola MUITO fora da Flusócio.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM