domingo, 12 de junho de 2011

QUARTEIRÃO E CAMISA OCRE

Um dia desses estava lendo uma matéria de jornal que achei muito interessante. Era uma nota que saiu publicada no dia 3 de junho, sexta-feira, no jornal O Globo, na coluna “Gente Boa” do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos. A nota era intitulada “QUARTEIRÃO OCRE”. Veja a nota na íntegra:


Assim como o vizinho Palácio Guanabara, a cor do Salão Nobre do Fluminense, em Laranjeiras, também era ocre. A descoberta foi feita pela restauradora Ana Frazão, que fará ainda a recuperação de toda a sede do clube, tombada pelo Inepac. O Fluminense vai decidir se volta ao ocre ou se mantém o branco atual.



O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” resolveu participar e “VOTA SIM” pela volta ao ocre como cor do Salão Nobre no lugar do branco atual. A cor ocre é uma variação do marrom. A cor ocre tem grande utilidade na pintura. A cor ocre foi usada pelos humanos Cro-Magnon que pintavam as chamadas artes rupestres nas cavernas da Pré-História ao sul da Europa, por volta de 32.000 e 10.000 anos atrás.

O Palácio Guanabara faz parte da história do Rio de Janeiro. O Palácio Guanabara é uma construção iniciada em 1853. O objetivo do governo do Estado do Rio de Janeiro é devolvê-lo à população valorizando seu conjunto arquitetônico. No próximo mês de agosto o Palácio Guanabara que está restaurado na cor original, o ocre, ganhará iluminação especial. A iluminação especial do Palácio Guanabara valorizará sua fachada e suas laterais. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. E o projeto terá o patrocínio da Light, que investirá R$ 1.169 milhão. O governo do Estado acredita que essa iluminação vai causar um impacto no dia a dia positivo no bairro.

A atual sede do Fluminense foi inaugurada em 1920 pelo Dr° Arnaldo Guinle, “O Patrono” do Fluminense. A Sede do Fluminense como o Palácio Guanabara fazem parte da história do Rio de Janeiro. Portanto, fazermos com que volte a cor original, o ocre, da sede do Fluminense, como bem está fazendo o Palácio Guanabara, é restaurarmos uma parte de nossa história que muitos tricolores desconheciam completamente. E estaremos em perfeita harmonia estética e histórica com o nosso vizinho mais antigo, o Palácio Guanabara.

E desde já, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” no intuito de “COLABORAR”, deixa como sugestão ao presidente Peter Siemsen e ao Vice-Presidente de Marketing do Fluminense, Idel Halfem, que na elaboração de uma futura “CAMISA N° 3” para a equipe profissional de futebol, seja adotada “A COR OCRE”.

A grande crítica que se fez no passado sobre a famosa “CAMISA LARANJA” como uniforme n° 3, é que em toda a sua história, talvez não tenha existido meia dúzia de pés de laranja em Laranjeiras. O bairro de Laranjeiras ao longo de sua história concentrou muitos cafezais e não pés de laranja. A camisa laranja podia até ser bonita, e é. Mas, é uma farsa histórica. Contudo, restaurarmos a cor original – ocre – de nossa sede e ainda fazermos uma “CAMISA N° 3” homenageando a cor de nossa sede, é voltar a cultuar algo que o Fluminense sempre fez muito bem e o destacava dos demais clubes: A TRADIÇÃO.

Para muitas pessoas a cor ocre é elegante e sofisticada. Tanto que é muito utilizada na pintura. Com toda certeza, uma nova “CAMISA N° 3” na “COR OCRE” poderá ser um novo sucesso de vendas. Com a pequena diferença que desta vez estaremos de acordo com Arnaldo Guinle e a nossa história.

4 comentários:

  1. Bom dia Eduardo!
    Achei muito importante a participação do blog Cidadão Fluminense enfatizando a valor do conjunto arquitetônico do qual o prédio do Fluminense faz parte.
    É sempre uma grande satisfação observar que o tema da preservação do nosso patrimônio ganha cada vez mais destaque no nosso estado e país.
    A divulgação de descobertas e trabalhos nesse campo contribui de forma imprescindível para isso.
    Gostaria somente de retificar que a cor ocre encontrada no prédio sede do Fluminense Football Club se localiza na fachada do prédio e não no Salão Nobre.
    Um abraço
    Ana Frazão

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, ótimo texto sobre a história do clube, também apoio o ocre como cor da terceira camisa. E seria bom a divulgação disso para que chegue até os dirigentes do clube.
    E parabéns para a Ana Frazão pelo trabalho desenvolvido.

    ST

    ResponderExcluir
  3. Prezada Ana Frazão,

    É um grande prazer contar com sua participação neste espaço. Este espaço foi criado para debatermos várias questões do nosso querido Fluminense.

    O Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" reconhece o imenso valor arquitetônico da sede do Fluminense. Aqui neste Blog sempre daremos destaque a preservação de nosso patrimônio histórico. Também sempre estaremos dispostos a divulgar trabalhos desta ordem. Conte conosco para isso. Nosso email é: cidadaoflu@gmail.com


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  4. Prezado Marcelo Ferreira,

    Obrigado por sua gentileza. Fico contente que tenha gostado e que dê apoio a sugestão de utilizarmos a cor ocre para a terceira camisa do Fluminense.

    A cor ocre, como disse no texto, é vista como elegante e sofisticada. Desta vez teremos uma real explicação histórica para a utilização da cor. Pois o ocre é a cor original de nossa suntuosa sede.

    Fazer uma terceira camisa na cor ocre será possibilitar a criação de um novo produto que gera receita para o Clube, aliada a uma homenagem de um aspecto histórico do Fluminense. Ou seja, a descoberta recente de que a cor ocre é a original da fachada do prédio de nossa sede. Isto fortalece a identidade tricolor e a instituição. E estes argumentos - fora a beleza da cor - podem ajudar muito na força das vendas.

    Marcelo, com certeza vários dirigentes e ex-dirigentes do Flu passam seus olhos por este Blog. Mas, de qualquer forma farei pessoalmente com que alguns dirigentes tomem conhecimento da sugestão, em especial o Vice-Presidente de Marketing do Fluminense, Idel Halfem.


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM