sexta-feira, 27 de julho de 2012

Uma vitória consagradora

Antes da segunda partida do Fluminense contra o Áustria Viena pela semifinal da Copa Rio, foi prestado um minuto de silêncio pela morte de Eva Perón, a “Evita”.
Evita era a mãe dos pobres, a defensora dos miseráveis e descamisados. María Eva Duarte de Perón faleceu de câncer aos 33 anos, no dia 26 de julho de 1952. Nelson Rodrigues costumava dizer (de sua maneira bem peculiar) que o público do Maracanã costumava vaiar até um minuto de silêncio.
Mas neste dia 27 de julho, dia da partida do Fluminense pela seminfinal da Copa Rio, o público presente no estádio respeitou dignamente a homenagem em memória de Evita Péron. Indubitavelmente, Evita tornou-se uma das personalidades mais fascinantes do país de Narciso Doval e Darío Conca.
O silêncio da homenagem deve ter aumentado o poder de concentração de um atleta: Orlando “Pingo de Ouro”. Um dos remanescentes do time campeão carioca de 1946, Orlando, que teve participação decisiva no título de 1951, sabia que estava devendo a torcida. Até então, Orlando só tinha marcado um único gol na Copa Rio. Foi de pênalti na vitória de 3 x 0 contra o Peñarol. Orlando vinha tendo fracas atuações e sendo substituído em várias partidas. Mas diante do Áustria Viena, Orlando teria a sua redenção. E cairia novamente nos braços da torcida tricolor.
Logo no início da partida, Telê abriu o placar para o Fluminense. Alguns minutos depois, o Áustria empatou e virou o jogo. Em rápidos momentos, o Flu presenciava dois fatos negativos. Primeiro, a sua defesa que ainda não tinha levado gol algum na Copa Rio em quatro jogos, tinha sido vazada. E segundo, pela primeira vez o Fluminense ficava em desvantagem no placar na Copa Rio. Por alguns instantes, o time e a torcida preocuparam-se com a nova realidade. Mas os grandes campeões são forjados principalmente nos momentos de dificuldade. E foi aí que surgiu Orlando, o nosso “Pingo de Ouro”.
Orlando ainda no primeiro tempo, empatou e virou o jogo para 3 x 2. Veio o segundo tempo e Quincas marcou o seu. E depois Orlando daria números finais à partida: Flu 5 x 2. Uma vitória consagradora do Fluminense. E uma vitória especial para Orlando que precisava de uma grande atuação como essa. Com a vitória expressiva, o Fluminense credenciava-se para enfrentar o Sport Club Corinthinas Paulista na grande final do Campeonato Mundial de Clubes, a Copa Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM