terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"O CASO FÁBIO SANTOS"

Neste último domingo, dia 14/02, pela manhã, a Rede Globo de Televisão exibiu uma reportagem no programa Esporte Espetacular, que faz com que todos nós tricolores façamos sérias e profundas reflexões sobre os destinos do nosso Fluminense. A reportagem foi com o ex-atleta do Fluminense FÁBIO SANTOS. A matéria que teve duração de 7 minutos e 18 segundos, foi realizada na casa do jogador, como ele próprio definiu: “A casa do guerreiro”. Em uma das partes mais fortes da entrevista, o ex-atleta Tricolor FÁBIO SANTOS disse, com todas as letras: “O FLUMINENSE FOI A MAIOR DECEPÇÃO DA MINHA VIDA”. O “CASO FÁBIO SANTOS” e sua saída do Fluminense, ainda é um enigma indecifrável.

Para aprofundarmos ainda mais nossas reflexões, voltaremos um pouco no tempo. Retornaremos mais precisamente ao dia 13/08/2009, um dia após a estréia de FÁBIO SANTOS com a camisa do Fluminense. A partida de estréia de FÁBIO SANTOS com a camisa tricolor foi no empate de 0 a 0, no primeiro Fla x Flu, válido pela Copa Sul-Americana, em que o Fluminense terminou como Vice-Campeão. Mas, no dia 13/08/2009, o Blog do grupo político Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense, publicou um texto enaltecendo o jogador FÁBIO SANTOS. O título do texto é: “SAI PRA LÁ FLA-PRESS”! Acima do texto, aparece uma foto em que Petkovic (Flamengo) está deitado no chão e FÁBIO SANTOS (Fluminense) em pé, aparece olhando e falando rispidamente com seu adversário. Vamos ao texto de 13/08/09, na íntegra:

“Uma das poucas coisas boas no jogo de ontem foi à estréia do volante FÁBIO SANTOS, nem tanto por seu futebol, que é limitado, mas por nos mostrar o que é atitude num jogador de futebol.

FÁBIO SANTOS é do tipo de jogador que não afina, que não abaixa a cabeça, coisa que anda em falta nas Laranjeiras. Ontem, quando sofreu falta de Emerson, peitou o jogador, e na suposta cotovelada, que só a Globo viu como agressão, mandou Petkovic levantar.

Esperamos que a diretoria defenda o jogador e não o jogue aos leões. FÁBIO SANTOS não foi desleal nem violento, foi duro, mas não vimos carrinhos por trás ou pontapés vindos dele. Em compensação, o jogador Williams se fartou em distribuir faltas e não foi sequer lembrado como jogador violento.

Durante o Globo Esporte de hoje, o goleiro Bruno teve o microfone ao seu dispor e desferiu a seguinte pérola: ‘O cara lá de cima ta vendo. É ele que vai julgar’!

Ora, o cara lá de cima julga sempre todas as nossas atitudes, mas o STJD não faz o mesmo né? Recentemente, o ‘comportadíssimo’ Bruno deu um pontapé na cara de um jogador do Vasco, mandando-o direto para o hospital, e Airton pisou no peito do Nilmar, caído no chão, mas os dois ficaram impunes.

Não tentem fazer de FÁBIO SANTOS o vilão que não é. O recado que foi dado é o seguinte: TEMOS UM NOVO XERIFE NA CIDADE E ELE NÃO BRINCA EM SERVIÇO”.

Aí, choveram vários comentários elogiosos em relação ao texto e ao atleta FÁBIO SANTOS. Vamos mostrar alguns trechos de comentários de simpatizantes da Flusócio:

Simpatizante Flusócio 1 – “Post perfeito. Valeu Flusócio”.

Simpatizante Flusócio 2 – “FÁBIO SANTOS MOSTROU ATITUDE. Fábio Santos é o nosso xerife e deve jogar toda a Sul Americana como titular”.

Simpatizante Flusócio 3 – “Concordo plenamente. OOOOOOOO Fábio Santos VIDA LOKA chegou”!!!

Simpatizante Flusócio 4 – “Excelente post”.

Simpatizante Flusócio 5 – “Gosto do estilo Fábio Santos. Acho que se tivéssemos um jogador como ele na Libertadores do ano passado a história seria outra com final feliz. Que Fábio Santos dê ao Fluminense o que há muito tempo ele não tem”.

Simpatizante Flusócio 6 – “Foi muito bom, ver enfim, um ‘cabra macho’ com a camisa do Flu. Ao perceber que os pontapés dados pelos defensores vestidos de vela de macumba, estavam passando impunes, o Fábio Santos reagiu a altura e passou a jogar de forma mais viril, protegendo-se dos cavalos adversários. Parabéns, foi muito bom ver que temos um jogador deste tipo no grupo”.

Simpatizante Flusócio 7 – “Parabéns a Flusócio. Fábio Santos não foi violento, nem desleal, nem destemperado, nem estava ‘fora de si’. Jogou com virilidade e decisão – artigos em falta neste ‘jogo de maricas’ que estão tentando transformar o futebol”.

Simpatizante Flusócio 8 – “Fábio Santos deu uma outra cara ao meio campo. Marca, ladrão de bolas e sabe sair jogando”.

Simpatizante Flusócio 9 – “Começou a campanha contra o Fábio Santos, viram que ele tinha potencial para ajudar a tirar o FLU da lama e já estão querendo acabar com ele, do jeito que está sendo feita essa ‘covardia’ o Fábio Santos vai jogar apenas uns 7 jogos no BR-09 os outros vai ficar suspenso”.

Simpatizante Flusócio 10 – “Fazia tempo que eu não via a garra que o Fábio Santos demonstrou em campo. Com certeza vai botar medo em muita gente. E era exatamente isso que precisávamos, mais respeito. Pra mim ele é o verdadeiro Jason Tricolor”.

Simpatizante Flusócio 11 – “É esse espírito e liderança que faltavam ao time, até para assustar e apequenar os adversários! Dá-lhe Vida Lokaaaa. Ahhhhh, é Fábio Santos”.

Simpatizante Flusócio 12 – “Perfeito o post. Viva o VIDA LOKA!!! Ele tem que ser titular o quanto antes”.

Simpatizante Flusócio 13 – “Gostei muito também da garra demonstrada pelo Fábio Santos. O time do Fluminense tá muito covarde. Um cara que ousa peitar os queridinhos da Globo é exatamente o que precisávamos. Além de impor respeito aos adversários, dá mais motivação aos companheiros. Percebe-se que é um cara que considera cada jogo como sendo questão de vida ou morte, algo que não vemos em muitos jogadores que estão mais preocupados com qual noitada ir depois da derrota”.

Simpatizante Flusócio 14 – “Mais um grande post!!! Perfeito! É isso que falta ao Fluminense, alguém que defenda as nossas cores, a nossa bandeira, o nosso escudo. O Fábio santos mostrou que não há porque se intimidar, botou o Petkovic no lugar dele e não deixou ninguém tomar conta do jogo. É isso que se espera de lideranças... ATITUDE”!

Simpatizante Flusócio 15 – “Futebol limitado? Para, né, gente! Ah, e já sou fã desse cara”!

Simpatizante Flusócio 16 – “O jogador Fábio Santos foi sem dúvida o melhor jogador na partida de ontem. Ele tem que ser titular absoluto. Pois mostrou o que os pseudo-jogadores, como Wellington Monteiro ser. Que o exemplo do Fábio Santos seja seguido pelos chinelinhos que o Fluminense tem. Parabéns Fábio Santos”.

Simpatizante Flusócio 17 – “Excelente post! O Fábio Santos era o jogador que o Fluminense estava precisando. Em nenhum momento ele foi desleal no jogo, apenas mostrou vontade e garra. Bons passes e marcação firme. Futebol é esporte de homem. Fábio Santos titular urgente”!!!

Simpatizante Flusócio 18 – “Domingo vou no Maracanã só pra ver Fábio Santos Vida Loka!!! Me fez lembrar os xerifões que o Flu já teve! Me lembra até um pouco o Jandir, que sempre foi ríspido nas jogadas, só que o Jandir fazia cara de santo. Fábio Santos faz estilão Taxi Driver. Como o Flu estava precisando de um cara assim”.

Simpatizante Flusócio 19 – “Post perfeito... a música do Fábio Santos deveria ser igual a do lutador arona: ‘guerreiro, guerreiro”.

Simpatizante Flusócio 20 – “O que me deixa mais triste é quando vejo tricolores indo na onda da imprensa rubro-negra. Pô galera, o Fábio Santos mostrou atitude, garra e será muito útil para o Flu, apenas isso”.

Simpatizante Flusócio 21 – “Finalmente um cara macho no elenco. Parabéns pelo post Flusócio! Alguém ainda briga pelo nosso tricolor”!

Simpatizante Flusócio 22 – “Parabéns por este post! Muito adequado. Penso a mesma coisa. Fábio Santos tem que ser defendido não só pelo clube, mas também por nós torcedores. Cabe a nós como torcedores dar apoio total ao cara, não fazê-lo de folclore, mas estimulando e vire o símbolo de luta e entrega que queremos no time. Dá-lhe Fábio Santos”!

Simpatizantes Flusócio 23 – “Parabéns pelo post. Fábio Santos foi à melhor coisa do jogo. Tem fome de bola como não vemos há tempos. Temos que gritar seu nome bem forte no domingo. Agora tem macho em campo, todo mundo vai ter que jogar pegando”!

Simpatizante Flusócio 24 – “O Fábio Santos foi a surpresa que todos esperavam, apesar de estar visivelmente fora de forma”.

Simpatizante Flusócio 25 – “Fazia tempo que não via ninguém com esta atitude (brigar pelo Flu)”.

Simpatizante Flusócio 26 – “Fábio Santos Wins! Dá-lhe Vida Loka! Se jogar todos os jogos assim vair virar ídolo”.

Simpatizante Flusócio 27 – “Estou de acordo mais uma vez com a Flusócio. Defesa intransigente do Fábio Santos”.

Simpatizante Flusócio 28 – “Post acertadíssimo este da Flusócio sobre a reação dos imbecis da Flapress contra a excelente postura do Fábio Santos. Parabéns a Flusócio pelo post e principalmente parabéns ao Fábio Santos pelo jogo de ontem”.

Simpatizante Flusócio 29 – “Perfeito o post. Não dá para falar mais nada. Todos já comentaram e o post fala por si só”.

Simpatizante Flusócio 30 – “Gostei muito da atuação do Fábio Santos”.

Simpatizante Flusócio 31 – “O circo estava armado a platéia batia palmas e a Globo esperava ver os palhaços tricolores serem destroçados no meio do palco pelos urubus. Aí soltaram o leão ‘Fábio Santos’ no meio do picadeiro e estragou o espetáculo que estava sendo montado”.

Simpatizante Flusócio 32 – “Fábio ‘Jandir’ Santos, o nosso cincão porrador”!

Simpatizante Flusócio 33 – “Mais uma vez, perfeito. Adorei o Fábio Santos. É raçudo, tem garra e gana de vitória, mostrou que tem bom futebol e bom passe”.

Simpatizante Flusócio 34 – “Atitude e liderança ele tem”!

Simpatizante Flusócio 35 – “Em um outro tópico já comentei que gostei da atuação do Fábio Santos, entrou com espírito de Libertadores (lembrou o Dunga na seleção de 94)”.

Simpatizante Flusócio 36 – “Meu novo ídolo. Enquanto teve fôlego distribuiu bem a bola vindo de trás, botou moral no Emerson, no Petkovic e no Juiz. Quem viesse pela frente ele ia passar o trator. Tem que ser titular e ganhar a braçadeira de capitão do time”.

Simpatizante Flusócio 37 – “Parabéns a Flusócio pelo post, que todo verdadeiro Tricolor gostaria de ter escrito!! Hoje no nosso Flu eu sou Fábio Santos e mais dez”!!!

Simpatizante Flusócio 38 – “TEM QUE SER CAPITÃO DO TIME”!!!!!

Simpatizante Flusócio 39 – “Tremei jogadores de canela de vidro, acabou a fase do ‘sai da frente que vou passar’, agora tem que ajoelhar e pedir a benção”!

Simpatizante Flusócio 40 – “Que ele seja o nosso capitão daqui pra frente, com mais atitude e menos justificativas, como o Luiz Alberto”.

Simpatizante Flusócio 41 – “Post perfeito. Nada acrescentar”.

Simpatizante Flusócio 42 – “Contra o Coritiba tem que entrar em campo com a disposição do Fábio Santos. É Fábio Santos e mais dez”.

Simpatizante Flusócio 43 – “Se o Fluminense tivesse Fábios Santos como técnico, presidente e patrocinador, poderíamos nem estar muito melhores, mas nossa auto-estima e orgulho com certeza não estariam tão baixos”.

Entretanto, entre os “simpatizantes” do valoroso grupo político Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense, nem todos os tricolores pensavam da mesma forma. Nem todos estavam inebriados pela estupenda atuação e demonstração de garra do atleta FÁBIO SANTOS. Alguns preferiam conter a emoção e basear-se através da razão. É como fez questão de registrar serenamente o tricolor Reynaldo Antunes, com seu comentário: “LAMENTÁVEL O POST E A FOTO UTILIZADA. PRINCIPALMENTE PARA UM GRUPO QUE PRETENDE COMANDAR O CLUBE”.

Contudo, passados exatos “39 (TRINTA E NOVE) DIAS” após este texto da Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense, sobre o atleta FÁBIO SANTOS, todos nós tricolores seríamos mais uma vez contemplados com mais um brilhante artigo sobre o referido atleta. O texto agora apresentava um teor diametralmente oposto ao anterior. Isto tudo, num prazo de “APENAS 39 (TRINTA E NOVE DIAS) DEPOIS”. O texto da Flusócio “EXIGIA DE IMEDIATO, A RESCISÃO CONTRATUAL DO ATLETA FÁBIO SANTOS” com o Fluminense. A alegação era de que o atleta teria pedido para não participar da partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, no dia 20/09/09, em que o Fluminense foi goleado por 5 a 1. O texto publicado no blog da Flusócio, em 21/09/09, intitulava-se: FORA, FÁBIO SANTOS! Vamos ao texto na íntegra:

“Mais uma derrota humilhante. O Fluminense apanhou como bêbado e a passos tortos como os de um bêbado, caminha para a Série B de forma quase irreversível. E da forma mais vergonhosa possível. Sem sequer lutar. Sem reação. Do final de 2008 para cá, muitos nomes mudaram. Dirigentes, técnicos e jogadores. A lista dos que já não podemos xingar é extensa. Infelizmente, porém, até o momento, as trocas não surtiram efeito. Só que nós de toda a Flusócio, tenham certeza, vamos sempre cobrar! Dentro e fora do clube.

De imediato, o mínimo que exigimos é a rescisão contratual de Fábio Santos, até para dar exemplo contra outros chinelinhos do elenco. Temos informações de que ele se recusou a jogar. No exame de imagem não deu nada. Os médicos do clube afirmam que o atleta não tem nada clinicamente. Enfim, Fábio Santos, um jogador sem compromisso com a instituição, é tudo o que o Fluminense não precisa. Ele está revoltado porque ‘a direção e a comissão técnica estavam pressionando-o para jogar com dor’. Então, que vá embora!”

Aí, como de costume, mais uma vez choveram vários comentários no blog da Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense. Vamos observar alguns trechos de comentários de simpatizantes da Flusócio:

Simpatizante Flusócio 1 – “Vamos colocar esse vagabundo para treinar em separado em Xerém de 08:00 às 17:00. Se ele faltar será descontado. Se alegar contusão, INSS nele depois de 15 dias. Vamos transformar a vida dele num inferno, até ele pedir para sair sem pagarmos nada”.

Simpatizante Flusócio 2 – “Alô Tenório! Vai fazer algo? Ou vai virar mais do mesmo? Se não tem carta branca pede pra sair! Você ta queimando o filme (seu e principalmente do Peter)”.

Simpatizante Flusócio 3 – “Treinar em separado me parece a melhor solução”.

Simpatizante Flusócio 4 – “Que fazem/virão fazer: Ricardo Tenório e Dr° Mário Bittencourt”?

Simpatizante Flusócio 5 – “É mole rescindir com o Fábio Santos. É só mandar ele ir treinar todos os dias às 07:00 da manhã em Xerém. Na terceira falta, é só dar uma justa causa nele. Assim o Flu se livra desse cidadão sem precisar pagar multa nenhuma”!

Simpatizante Flusócio 6 – “Deus deve perguntar a todos antes de nascer: você quer ser inteligente ou ser jogador de futebol”?

Simpatizante Flusócio 7 – “Ele treinou a semana toda e quando chegou lá em Porto Alegre deve ter dado ‘piti’ esculhambando geral, acabando com a pouca estima criada nos treinos durante a semana”.

Simpatizante Flusócio 8 – “Denunciamos esse absurdo no site pó-de-arroz a mais de uma semana, ele está de chinelinho, se recusando a jogar, muitas pessoas não acreditaram, principalmente via Twitter, questionaram a nossa informação, taí a prova agora, outras fontes informando a mesma situação vergonhosa, atleta sem caráter e com contrato se recusando a atuar”.

Simpatizante Flusócio 9 – “Post perfeito”.

Simpatizante Flusócio 10 – “Obriga esse... a treinar em Xerém e enquadre de acordo com a lei. Dr° Mário Bittencourt, vamos moralizar esse clube. Existe leis trabalhistas, vamos enquadrá-los ou pelo menos fazer com que os mal profissionais respeitem nosso clube”.

Simpatizante Flusócio 11 – “Mensagem bem contundente, como se espera do grupo Flusócio, que tanto admiro. Espero que os dirigentes, principalmente os novos, que entraram há poucos dias, se guiem por aqui e demitam esse Fábio Santos logo. É um escárnio mantê-lo no elenco. Péssimo exemplo para todos”.

Simpatizante Flusócio 12 – “Além do Fábio Santos a Flusócio deve e tem que pedir a cabeça do cínico e mal caráter do Luiz Alberto”.

Simpatizante Flusócio 13 – “Eu sou a favor da limpa e ela deve começar pelo Fábio ‘vida boa’ Santos e por todos os outros que não tem compromisso com o clube, seu real empregador”.

Simpatizante Flusócio 14 – “Mandar alguns treinar em Xerém, no mínimo vai servir para dar exemplo para outros e mostrar que não é a casa da mãe Joana. AÇÕES JÁ!

Simpatizante Flusócio 15 – “Pros desagregadores e chinelinhos do Flu acho que a solução então é separá-los do elenco e deixá-los o dia todo correndo de um lado e pro outro no campo das Laranjeiras, bem à vista da torcida. Depois de uma semana garanto que a maioria pede pra sair e ainda sem exigir a multa rescisória”!

Simpatizante Flusócio 16 – “Pelo que parece, ele se recusa a trabalhar”!

Simpatizante Flusócio 17 – “Muito da conduta do Fábio Santos tem a ver com a amizade com o Fred. Para bom entendedor, meia palavra basta...”

Simpatizante Flusócio 18 – “Acho que o Dr° Mário Bittencourt está vendo isso e deve estar se preparando para tomar a atitude mais correta sem prejudicar ainda mais os cofres arrombados do Flu”.

Simpatizante Flusócio 19 – “Se estamos presos a vagabundos, temos que agir com eles, da forma que merecem: enquadrá-los. Esse safado não quer jogar e nem quer sair? Pior do que ficar sem time, é não ter vergonha na cara e se sujeitar aos vagabundos e ladrões que infestam as Laranjeiras”.

Simpatizante Flusócio 20 – “E dizem que o Fábio Santos tem um pré-contrato com o Palmeiras”.

Simpatizante Flusócio 21 – “Fontes insuspeitas ligadas proximamente ao Fábio Santos me dizem que a cabeça do rapaz não está em cima do pescoço”.

Simpatizante Flusócio 22 – “Jogadores como Edcarlos, Fábio Santos, Fernando Henrique e Wellington Monteiro devem ficar trabalhando o treino reclamando de tudo e criando ambiente ruim. Bota essa galera pra correr em volta do campo das Laranjeiras ou em Xerém. Mas não deixem misturar com quem quer alguma coisa”.

Simpatizante Flusócio 23 – “É muito fácil. Obriga o cara a treinar em tempo integral, como qualquer empregado formal. Não foi? Advertência verbal. Não foi de novo? Advertência por escrito. Não foi de novo? JUSTA CAUSA. Para os amigos, tudo. Para os inimigos, basta a lei”.

Simpatizante Flusócio 24 – “Este Fábio Santos também é outro jogador do clube do chinelinho, pois se está sentindo dorzinha toda hora em que tem que jogar de verdade. Então que o Departamento Jurídico do clube encaminhe o caso dele para o INSS. Espero que o Ricardo Tenório e o Mário Bittencourt tomem as devidas medidas administrativas e jurídicas neste caso, até mesmo para afastar do grupo aqueles que não tenham capacidade e vontade de vestir a camisa do Fluminense Football”.

Simpatizante Flusócio 25 – “Pra já, temos que enquadrar os jogadores que não querem nada!!!!! Branco, Tenório e Mário Bittencourt tem que se reunir com a comissão técnica e enquadrar os jogadores que não querem nada”!!!!!

Simpatizante Flusócio 26 – “O problema é que ele optou por uma saída tão... como a forma que o trataram: simular contusão pra ganhar o pouco que o clube tem sem botar a cara e exercer sua profissão plenamente. E foi ignorante, pois jogou no lixo uma semi-idolatria criada por todos os torcedores após aquele Fla x Flu, ou seja, não entendeu que vestir o chinelinho foi dar uma apunhalada na própria carreira, pois com certeza ele nunca foi tão aclamado em sua carreira quanto depois daquele Fla x Flu. Ele vai pagar com juros na sua carreira o que fez com a torcida do clube. O que não podemos esquecer que tudo isso que ele fez conosco é por incompetência dessa gestão que assombrará o Flu até 2010”.

Simpatizante Flusócio 27 – “PESSOAL DO BLOG DA FLUSÓCIO, PASSEM ESSAS INFORMAÇÕES QUE AQUI ESTÃO SENDO DIVULGADAS PARA O MÁRIO BITTENCOURT E O TENÓRIO. Coloca esse safado para cumprir o seguinte horário de trabalho:

08:00 às 12:00 – Treino em Xerém.
12:00 às 13:00 – Almoço.
13:00 às 18:00 – Treino em Xerém.

1ª falta – advertência verbal.
2ª falta – advertência escrita.
3ª falta – DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA.

Simples. Ele não está agindo com má-fé para com o clube? Então, para que facilitar a vida. Vagabundo como ele é, tem que deixar marcado para o resto da vida profissional dele essa fase de vagabundo. FLUSÓCIO TRANSMITAM ESSA INFORMAÇÃO”.

Simpatizante Flusócio 28 – “Agora com a palavra os senhores Ricardo Tenório e Mário Bittencourt, que precisam urgentemente começar a trabalhar e dizer a que vieram, pois ficar na proa do Titanic depois de vê-lo bater no iceberg, não é privilégio nenhum. É omissão”.

Simpatizante Flusócio 29 – “Chega de preservar esses... Ricardo Tenório já que uma andorinha não faz verão, então não sei o que você foi fazer nessa diretoria, pelo menos afaste o Diogo, Diguinho e Fábio Santos. Se ele não quer jogar então faz o que disseram aqui, bota ele para treinar em Xerém ou Cariacica (ES)”.

Todavia, mais uma vez, entre os “simpatizantes” do brioso grupo político Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense, alguns pensavam de forma diferente. Nem todos os tricolores que escreviam no blog estavam com “sangue na boca” em relação ao atleta FÁBIO SANTOS. Alguns levantaram reflexões e informações importantes. E isto ficou claro com o relato de TIO JOCA e Felipe em seus comentários.

TIO JOCA disse: “PRIMEIRAMENTE, GOSTARIA DE DEIXAR CLARO, QUE NÃO ACHO BOM AS CORRENTES DE OPOSIÇÃO FORJAREM SUAS CAMPANHAS EM CIMA DAS DESGRAÇAS DO CLUBE. MESMO PORQUE NESSAS HORAS TODOS SÃO SALVADORES DA PÁTRIA E PARECE QUE TODOS VÃO TIRAR DA CARTOLA A SOLUÇÃO PARA DÍVIDA DE MAIS DE 200 MILHÕES E VÃO CONTRATAR TODOS OS CRAQUES DO PLANETA. MENOS, PORTANTO.

SEGUNDO, QUE NÃO PODEMOS SER LEVIANOS DE ACUSAR O JOGADOR DISSO E DAQUILO, MESMO PORQUE, DOR É ALGO SUBJETIVO, E JOELHO QUANDO DÁ PROBLEMA NÃO É BRINCADEIRA. SE ALGUÉM NO CLUBE ANDOU PEDINDO AO JOGADOR PARA JOGAR CONTUNDIDO OU SENTINDO DOR, É UM PERFEITO IDIOTA. SEJAMOS MAIS ÉTICOS E MENOS IRRESPONSÁVEIS”.

Na mesma linha, Felipe trouxe informações relevantes sobre o caso, como disse: “SOU FLUMINENSE E ESTOU INDIGNADO COM O QUE ESTÁ CONTECENDO COM O NOSSO TIME. MAS TENHO UMA INFORMAÇÃO QUE EU TENHO CERTEZA QUE VAI MUDAR O PENSAMENTO DE MUITOS COMO MUDOU O MEU. TENHO UM PARENTE EM SÃO PAULO QUE TRABALHA NO HOSPITAL SÃO LUÍS E VIU COM TODA A CERTEZA DO MUNDO O FÁBIO SANTOS LÁ POR VOLTA DAS 10 HORAS DA MANHÃ, EM CONSULTA COM O DR° JOAQUIM GRAVA MUITO CONHECIDO NO MEIO DO FUTEBOL. SABENDO DA MINHA ADORAÇÃO PELO CLUBE E PELO FÁCIL ACESSO AO DOUTOR, ESSA PESSOA SE INFORMOU E PARA A MINHA SURPRESA O FÁBIO SANTOS ESTA SERIAMENTE LESIONADO ESTE TEMPO TODO. ELE TENTOU JOGAR PARA NOS AJUDAR, A LESÃO NUNCA FOI CURADA PELO DEPARTAMENTO MÉDICO DO FLU. PALAVRA DO DR°: ‘FÁBIO SANTOS EU NÃO SEI COMO ELE CONSEGUE TREINAR COM TANTA DOR’. SÓ ESTOU DANDO A NOTÍCIA QUE VIRÁ A TONA, ELE PRECISA DE NOVA CIRURGIA PARA REPARAR O ERRO DOS MÉDICOS DO FLU. NÃO SEI VOCÊS, MAS EU A PARTIR DE AGORA VOLTO A DAR UM VOTO DE CONFIANÇA PARA O FÁBIO SANTOS ‘GUERREIRO’. FOI DOMINGO QUE ELE FOI VISTO NO HOSPITAL, E ELE ESTAVA ACOMPANHADO DO SEU EMPRESÁRIO MARCELO DJIAN”.

Intensificando a leitura sobre “O CASO FÁBIO SANTOS” encontramos o esclarecedor texto escrito pelo grande Tricolor Marco Aquino, que foi publicado no blog do valoroso grupo político PAVILHÃO TRICOLOR, no dia 21/01/10. O texto intitula-se: “DÚVIDA”? Vamos transcrever uma parte do texto:

“Nesta gestão, o Fluminense entendeu que deveria rescindir unilateralmente o contrato de alguns jogadores – FÁBIO SANTOS, Wellington Monteiro, Paulo César e Luiz Alberto – mantendo a antiga prática de ‘empurrar com a barriga’, em total desacordo com o profissionalismo que desejamos para o clube, uma vez que, no final das contas, mais cedo ou mais tarde, quem vai pagar a conta não é o dirigente, mas a instituição.

E agora, uma questão fica em aberto: SE O SR° MÁRIO BITTENCOURT É GESTOR DE FUTEBOL, PARTICIPANDO DIRETAMENTE DE RESCISÃO CONTRATUAL DE ATLETAS, COMO PODE SER ELE O ADVOGADO DO CLUBE, COMO PRESTADOR DE SERVIÇO, QUE IRÁ DEFENDÊ-LO NAQUELAS CAUSAS TRABALHISTAS GERADAS NA SUA GESTÃO”???

Obviamente, que este texto escrito por Marco Aquino também gerou muitos comentários no blog do grupo PAVILHÃO TRICOLOR. Vamos transcrever alguns dos mais significativos:

Simpatizante do Pavilhão 1 – “ENTÃO QUER DIZER QUE O MÁRIO BITTENCOURT, AO DECIDIR PELA RESCISÃO UNILATERAL DE CONTRATO DE ALGUNS JOGADORES, ESTÁ TOMANDO MEDIDAS NO PRESENTE QUE O BENEFICIARÃO NO FUTURO???? PORQUE SE TAIS JOGADORES PROCESSAREM O FLU NA JUSTIÇA DO TRABALHO, É O ESCRITÓRIO DELE (MÁRIO BITTENCOURT) QUE RECEBERÁ OS HONORÁRIOS POR DEFENDER O CLUBE”.

Simpatizante do Pavilhão 2 – “TENHAM CERTEZA QUE O FÁBIO SANTOS E O LUIZ ALBERTO VIRÃO COM VONTADE PARA CIMA DO FLU. E QUEM SE RESPONSABILIZA???? ASSIM É MOLE FAZER RESCISÃO. QUERO VER SE O TENÓRIO OU O MÁRIO BITTENCOURT FARIAM ALGO ASSIM EM SUAS EMPRESAS”.

Simpatizante do Pavilhão 3 – “TOMANDO COMO BASE A DESCRIÇÃO ACIMA, ENTENDO QUE O TEXTO EVIDENCIA QUE O MÁRIO BITTENCOURT TOMOU DECISÕES, MOTIVADO POR INTERESSES DISTINTOS DAQUELES DO FLUMINENSE. E O INTERESSE DELE ME PARECE CLARO. TOMAR DECISÕES NA VICE-PRESIDÊNCIA DE FUTEBOL QUE GERAM DEMANDAS TRABALHISTAS NAS QUAIS ELE ATUARÁ COMO PRESTADOR DE SERVIÇO DEPOIS, NA DEFESA JURÍDICA DO CLUBE. SE VOCÊS QUEREM SE REGUARDAR E EVITAR DE ACUSAR COM TODAS AS LETRAS EU ENTENDO. PODE DEIXAR QUE EU ESCANCARO”.

Simpatizante do Pavilhão 4 – “A QUESTÃO DO MÁRIO BITTENCOURT É: FALTA DE TRANSPARÊNCIA”.

Simpatizante do Pavilhão 5 – “É EVIDENTE QUE HÁ CONFLITO DE INTERESSES. MÁRIO BITTENCOURT NA CONDIÇÃO DE GESTOR DE FUTEBOL, NÃO PODE SER PARTE DE UMA DECISÃO QUE PODERÁ REDUNDAR EM GANHOS FUTUROS PARA SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA”.

O atleta FÁBIO SANTOS de 28 anos chegou ao Fluminense em maio de 2009, jogou duas partidas e teve seu contrato de três anos rescindido de forma “UNILATERAL” em setembro do mesmo ano. O jogador “FOI DEMITIDO VIA INTERNET”. Sobre sua passagem no Fluminense, FÁBIO SANTOS disse: “O FLUMINENSE FOI A MAIOR DECEPÇÃO DA MINHA VIDA. NÃO FOI HONESTO O QUE FIZERAM COMIGO. EU ESTAVA MACHUCADO E ANTECIPARAM A MINHA VOLTA”.

O Dr° Michael Simoni, médico do Fluminense, sobre “O CASO FÁBIO SANTOS” declarou: “ELE (FÁBIO SANTOS) TEVE UMA QUEIXA E NÃO PARTICIPOU DA PARTIDA CONTRA O GRÊMIO. NESSE MOMENTO EM DIANTE, HOUVE ALGUM TIPO DE AÇÃO ADMINISTRATIVA. REPITO, O ATLETA NÃO FOI RETIRADO OU NÃO DO CLUBE POR ESTAR OU NÃO COM DOR. SE TIVESSE PERMANECIDO NO CLUBE, TERIA SIDO EVENTUALMENTE TRATADO ATÉ A SUA RECUPERAÇÃO PLENA”. Como se pode observar, o Dr° Simoni tratou logo de se eximir de qualquer culpa. Entretanto, não fez nenhuma acusação ao atleta, caso este tivesse mentido sobre a sua dor. E deixou claro: "HOUVE ALGUM TIPO DE AÇÃO ADMINISTRATIVA".

Portanto, é urgente que se façam algumas reflexões sobre “O CASO FÁBIO SANTOS”:

1-) CABE AO “MAIOR GRUPO DE OPOSIÇÃO” DO FLUMINENSE, ESCREVER UM TEXTO ENALTECENDO O JOGADOR, E APENAS 39 (TRINTA E NOVE) DIAS APÓS, ESCREVER UM NOVO TEXTO, “EXIGINDO DE IMEDIATO A RESCISÃO CONTRATUAL DO ATLETA FÁBIO SANTOS”?????

2-) NO TEXTO DE 13/08/09, A FLUSÓCIO ENALTECIA O ATLETA, DIZENDO QUE, “NÃO TENTEM FAZER DE FÁBIO SANTOS O VILÃO QUE NÃO É. TEMOS UM NOVO XERIFE NA CIDADE E ELE NÃO BRINCA EM SERVIÇO”. E NO TEXTO DE 21/09/09, EXECRA O ATLETA DIZENDO, “FÁBIO SANTOS, UM JOGADOR SEM COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO. É TUDO O QUE O FLUMINENSE NÃO PRECISA”. INDEPENDENTEMENTE, DE ENTRAR NO CASO DE ANALISAR SE O ATLETA TEM OU NÃO COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO, UMA QUESTÃO IMPORTANTE QUE FICA É: “COMO O GRUPO FLUSÓCIO CONSEGUIU MUDAR DE OPINIÃO TÃO RÁPIDO EM RELAÇÃO AO ATLETA FÁBIO SANTOS EM APENAS 39 DIAS”????? ISTO NÃO É UMA GRANDE CONTRADIÇÃO????? E O ‘PROFISSIONALISMO’ TÃO APREGOADO PELO “MAIOR GRUPO DE OPOSIÇÃO” DO FLUMINENSE ONDE FICOU?????

3-) NO TEXTO DE 13/08/09, A FLUSÓCIO DIZ: “ESPERAMOS QUE A DIRETORIA DEFENDA O JOGADOR (FÁBIO SANTOS) E NÃO O JOGUE AOS LEÕES”. E O QUE FOI FEITO PELO GRUPO FLUSÓCIO EM RELAÇÃO AO JOGADOR, APÓS 39 DIAS, NO TEXTO DE 21/09/09????? ISTO SERIA ALGUMA EXCLUSIVIDADE DO BRIOSO GRUPO FLUSÓCIO?????

4-) DIZER QUE, “TEMOS UM NOVO XERIFE NA CIDADE E ELE NÃO BRINCA EM SERVIÇO”, NÃO SERIA UMA LINGUAGEM ‘UM POUCO INFANTIL’ PARA “O MAIOR GRUPO DE OPOSIÇÃO” DO FLUMINENSE, QUE TEM BOAS CHANCES DE TOMAR O PODER NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO?????

5-) PARA UM GRUPO POLÍTICO ‘QUE PREZA TANTO PELO PROFISSIONALISMO’ E A LIBERDADE DOS GESTORES DO FUTEBOL, É CORRETO INTROMETER-SE EM QUESTÕES ADMINISTRATIVAS DE QUAIS JOGADORES DEVEM OU NÃO SER DISPENSADOS DO ELENCO ANTES DO TÉRMINO DE SEUS CONTRATOS?????

6-) O QUE O CANDIDATO PETER SIEMSEN DEVE ACHAR DE TODO ESTE ‘IMBRÓGLIO’?????

7-) SERÁ QUE NUMA EVENTUAL ADMINISTRAÇÃO PETER SIEMSEN, TEREMOS A INTROMISSÃO DE SEU GRUPO POLÍTICO EM QUESTÕES COMO ESTA????? E OCORRENDO A INTROMISSÃO, QUAL SERÁ A POSTURA DE PETER SIEMSEN????? CEDERÁ AS PRESSÕES DE SEU GRUPO POLÍTICO?????

8-) COMO TODOS SABEM, O ATLETA FÁBIO SANTOS AO TER SEU CONTRATO RESCINDIDO COM O FLUMINENSE, NÃO ASSINOU CONTRATO COM NENHUM CLUBE, COMO ALGUNS ESPECULAVAM. E REALMENTE PASSOU POR UM NOVO PROCESSO CIRÚRGICO, PROVANDO QUE SUAS QUEIXAS DE DOR ERAM VERÍDICAS. AO ESCREVER O TEXTO ‘FORA, FÁBIO SANTOS’ SERÁ QUE O BRILHANTE E VALOROSO GRUPO FLUSÓCIO AGIU DE FORMA ÉTICA E RESPONSÁVEL?????

9-) PEGANDO EMPRESTADO NOVAMENTE A QUESTÃO DO TEXTO DE MARCO AQUINO, DO PAVILHÃO TRICOLOR: “SE O SR° MÁRIO BITTENCOURT É GESTOR DE FUTEBOL, PARTICIPANDO DIRETAMENTE DE RESCISÃO CONTRATUAL DE ATLETAS, COMO PODE SER ELE O ADVOGADO DO CLUBE, COMO PRESTADOR DE SERVIÇO, QUE DEVERÁ DEFENDÊ-LO NAQUELAS CAUSAS TRABALHISTAS GERADAS NA SUA GESTÃO?????

10-) É CORRETO TEREM DEMITIDO O ATLETA FÁBIO SANTOS QUE CHEGOU A SER ANUNCIADO COMO “O NOVO XERIFE DA CIDADE” ATRAVÉS DA “INTERNET”?????

11-) QUEM DEMITIU O ATLETA FÁBIO SANTOS????? TINHA TANTO MEDO ASSIM DO ‘VIDA LOKA’ QUE RESOLVEU DEMITIR “VIA INTERNET”????? OU É “FALTA DE VERGONHA NA CARA” MESMO??? ESTA FORMA DE “DEMISSÃO” HONRA AS TRADIÇÕES DE NOSSO CLUBE????? QUEM FEZ ISSO, SABE O QUE SÃO AS TRADIÇÕES DO FLUMINENSE?????

12-) SERÁ QUE TEREMOS AÍ, UM FUTURO “CASO BISMARCK”?????

Este texto foi escrito, com o único intuito de colaboração com a gestão de nosso Clube e que se somem esforços para um aperfeiçoamento cada vez maior do processo político tricolor. Apenas foram levantadas determinadas questões sobre “O CASO FÁBIO SANTOS”. E consequentemente, algumas reflexões firmes e profundas. Porém, tudo dentro dos rituais de nossas mais nobres “tradições tricolores”.

“FÁBIO SANTOS ABRE O JOGO”. Veja a matéria do Esporte Espetacular da TV Globo:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL1473542-9866,00-FABIO+SANTOS+ABRE+O+JOGO+O+FLUMINENSE+FOI+A+MAIOR+DECEPCAO+DA+MINHA+VIDA.html


Saudações Tricolores



5 comentários:

  1. Eduardo, permita-me, mas acho que esses adjetivos constantes de "briosos" e outros só desqualificam o conteúdo do que você fala.

    Dou este toque no intuito de engrandecer o debate, pois acredito que na política temos que ter muito cuidado com a maneira que colocamos as coisas. O Fluminense merece uma politica de alto nivel. A palavra - ainda mais a escrita - é arma potentíssima e, por isso, temos que saber usá-la bem.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Bruno do Tênis,

    É um prazer ter seu comentário neste espaço democrático.

    Respeito sua opinião. Porém, não vejo 'desqualificação' alguma como você colocou. Caso contrário não escreveria. O intuito aqui não é 'desqualificar' ninguém. Muito menos o conteúdo do que se escreve.

    Contudo, repito mais uma vez, 'respeito sua opinião'. Se você entende desta forma, é só uma questão de sua interpretação. O que deve ser respeitado.

    Entretanto, agradeço 'o toque'. Devemos ter em comum, a intenção de "engrandecer o debate político" e mantê-lo sempre no mais "alto nível" no Fluminense. Por mais que saibamos (infelizmente) que, algumas pessoas que fazem parte dela não pensem como nós.

    Fique tranquilo que, "já faz algum tempo" que aprendi que "na política temos que ter muito cuidado com a maneira que colocamos as coisas". E não só com coisas que colocamos, como palavras, mas também como "atitudes".

    Sobre a palavra ser uma "arma potentíssima", mais uma vez fique tranquilo. A inspiração filosófica e política deste Blog é "pacifista". E sobre usá-la bem (a palavra), concordo. Por isso, nosso Blog tem recebido o apoio de várias pessoas que militam na política do Fluminense.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Eduardo

    Assim como, à época, lamentei o post da Flusócio sobre a atitude do Fábio Santos, também lamento que o meu comentário tenha sido usado, aqui neste post, para dar ênfase a um outro contexto com o qual não concordo.

    O meu comentário existiu, pelo o que me lembro foi fielmente reproduzido e, naquele momento, serviu para passar a mensagem que gostaria de ter passado. Isso é um fato, como você costuma dizer. Mas a partir do momento em que o comentário é retirado da sua posição de origem, é reproduzido em outro momento, é colocado em destaque e ganha uma qualificação, deixa de existir o registro do fato e passa a existir o uso do fato, atitude muito comum também na grande imprensa, e com a qual também não concordo.

    Permita-me este comentário e, com ele, não tenho a menor intenção de polemizar este episódio. Apenas achei que devia fazer este registro.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Amigo Reynaldo,

    É um grande prazer tê-lo aqui debatendo conosco neste espaço, que serve para refletirmos algumas questões do nosso Fluminense. Na verdade, é uma honra contar com sua participação. E seus comentários serão sempre lidos com a máxima atenção e respeito.

    Compreendo sua posição. Mas, seu comentário no referido post, impossibilitou uma 'unanimidade' na análise do tema. E isso é fato! E como dizia Nelson Rodrigues, "toda unanimidade é burra".

    Portanto, não houve uso do fato. E sim o 'registro do fato'. Registro de que, nem todos os comentários, na ocasião anteriormente citada, expressavam uma única opinião.

    Mas, seu pertinente comentário, fielmente reproduzido por este blog, é de grande valor para esclarecermos algumas questões importantes sobre o nosso Fluminense. E você agiu corretamente em fazer este registro aqui neste blog.

    Fique tranquilo! Como você, o Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" não tem a menor intenção de polemizar este episódio ou qualquer outro a respeito do Fluminense. Porém, o fato de não querermos polemizar qualquer episódio, não inviabiliza e não nos permite evitarmos uma análise minuciosa e detalhada dos acontecimentos.


    Um abraço fraterno e...

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  5. Eduardo concordo comvc Inclusive na ápoca postei elogios a personalidade do Fábio Santos que não errou um passe na partida. . Visite o meu blog e veja a minha última postagem onde falo do nosso patrocinio. www.meufludevolta.blogspot.com

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM