quarta-feira, 6 de julho de 2011

Carta de mãe de atleta do Futebol Feminino do Fluminense

Leia a carta de  Glória Maria Almeida, mãe de uma das atletas do Futebol Feminino do Fluminense que o presidente Peter Siemsen acabou com as atividades da modalidade esportiva em nosso querido Clube. A carta foi publicada no site da ATAFF-RJ (Associação dos Times de Futebol Feminino do Estado do Rio de Janeiro). O endereço do site é: http://www.futebolfemininorj.com.br/ Veja a carta na íntegra:


Por Glória Maria Almeida (mãe de atleta do Flu)

Durante sua candidatura à Presidência do Fluminense Football Club, o Sr. Peter Siemsen, fez promessas de apoio total ao futebol feminino, esquecido e abandonado pelas últimas administrações. Com sua vitória nas eleições de 2010, as atletas dessa modalidade viram enfim, uma “luz no fim do túnel”, acreditando que a partir desse ano, essas mesmas promessas se tornariam realidade. Mas o sonho acabou na última quinta-feira, dia 30 de junho, quando foram comunicadas durante o treino, sobre o FIM da modalidade de Futebol Feminino no Clube. Aquele era o último dia de treino!

Nada justifica esse ato abominável contra o Futebol Feminino, ou melhor contra o ESPORTE em geral. Esse tem sido o caminho utilizado inclusive pelo Poder Público para “salvar” tantas crianças e adolescentes de um futuro cruel. Mas o Fluminense caminha na contramão, não reconhecendo os talentos que surgem em suas dependências. Enquanto outros clubes investem em meninas habilidosas, com aptidão nata, o Fluminense simplesmente informa que este não é um esporte “rentável” e fecha suas portas para essas atletas. Parece que nosso atual Presidente desconhece a história pioneira do Clube na década de 30, ao profissionalizar os seus jogadores. Onde foi parar esse pioneirismo?

Com uma campanha política “visionária” sobre as Olímpiadas de 2016, ele também prometeu “investimentos nos esportes olímpicos, como melhores condições de trabalho nas escolinhas, com projetos buscando receitas através das leis de incentivo fiscal, com um grupo de trabalho executivo que consiga atrair potenciais investidores para os esportes olímpicos do Fluminense”.

Em seu blog – http://peterpresidente.com.br/ – nosso presidente destaca a intenção em formar “um verdadeiro celeiro de pequenos corações tricolores através da prática esportiva.” Tudo balela …

Muitas dessas meninas, passaram a acreditar nesses prometidos investimentos, já que o Futebol Feminino praticamente “andava” sozinho, sem qualquer apoio do Clube. Até o uniforme de treino era comprado por cada atleta. Durante todo o ano, as equipes Sub-15 e Sub-20 participaram de inúmeros amistosos, na maioria das vezes com vitórias indiscutíveis, honrando a bandeira do Clube, inclusive fora do Estado do Rio de Janeiro. Todas as despesas, do transporte à alimentação, passando pela estadia, eram pagas por estas mesmas atletas. Pouquíssimas vezes, foi concedido ao time feminino o prazer de usar o campo das Laranjeiras. Isso não era viável!

Mesmo assim, essas guerreiras nunca desistiram. Isso é inerente ao povo brasileiro e muito mais latente à mulher brasileira. Essas atletas sempre honraram a camisa tricolor e por esse motivo, diversas vezes foram reconhecidas pela mídia escrita e televisiva. Em 2010, uma das atletas foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-17 de Futebol Feminino, fazendo parte inclusive da Lista Suplementar da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial. Tudo isso, treinando numa quadra de cimento duas vezes por semana. E se elas tivessem um apoio do Clube? Aonde chegariam? Tudo poderia ser diferente … e diferente para melhor.

Em um país que vai sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que tem a melhor jogadora do mundo e onde o futebol feminino cresce consideravelmente a cada dia, o Presidente de um dos maiores clubes brasileiros, Sr. Peter Siemsen, resolveu colocar um ponto final no sonho de futuras Martas, Cristianes, Formigas, Sissis e tantas outras que poderiam surgir…


É lamentável!



2 comentários:

  1. Sr. Eduardo,
    Lamentávelmente, foi o este o Presidente que escolhemos, o mesmo ele fez com os praticantes da Capoeira, promessas feitas pessoalmente em nossos treinos, que teríamos um local apropriado para os treinos,que teríamos um apoio maior do Clube, e acabamos com um horário de 19 as 21h na quadra do parquinho, que só há treinos quando não chove, e que o torna impraticavél no inverno, pois o chão da quadra e o sereno nos impedem.
    O Sr. Presidente Peter, não cumpriu uma vez mais suas promessas, e nos vemos aqui, fazendo parte desta imensa lista de sócios ludibriados por mais um " politico" inescrupuloso.

    ST
    Rosi Santos

    ResponderExcluir
  2. eu sou fotografo esportivo e por algumas vezes acabei fazendo umas fotos para o futebol feminino do fluminense
    sei que é as mães das atletas que custeiam tudo, desde as viagens ,alimentação e tudo mais.
    Tem uma atleta que teve uma contusão grave em um jogo pelo clube e teve que ser operada nos ligamentos do joelho ,o clube nem ofereceu a sala de musculação para a fisioterapia e nem no minimo um telefonema , Email ou carta.., e as únicas partes que são passadas do clube ,uniforme emprestado do masculino(que ainda leva a marca da UNIMED para vários lugares sem ganhar nada com esse marketing)
    e uma quadra de futsal para treino (OBS:elas são jogadoras de campo mas são proibidas de usar o campo do fluminense).

    sei que tem meninas carentes que vem de longe para treinar, isso também servia para dar uma esperança para essa garotada..uma vergonha essa mesquinharia de uma hora de luz da quadra e um pouco de água para o banho...

    aah, ia esquecendo.. tem mais , soube também que era proibido arrumar patrocínios para o time ..
    e isso acontecendo em pleno mundial do futebol feminino .

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM