quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Francisco Horta é eleito provedor da Santa Casa de Misericórdia

O Drº Francisco Horta, que completou "80 ANOS" no último dia 23 de setembro, continua incansável e cheio de energia como um garoto. Na tarde de terça-feira, dia 27/10, o Drº Horta foi eleito provedor da Santa Casa de Misericórdia. O Drº Horta foi eleito com 83 votos. Também concorreram ao cargo o engenheiro Marcelo Suzini, que teve dois votos, e o advogado Jorge Facite Filho, com apenas um voto. Dentre os presentes, encontrava-se o Presidente da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novelino. Estavam presentes também, desembargadores, médicos, militares, o Líder do Governo na ALERJ, Deputado Estadual André Correa, ex-ministros, como Marcílio Marques Moreira e Bernardo Cabral.

Presidente do Fluminense Football Club durante 1975 e 1978, o Drº Horta revolucionou o futebol brasileiro montando a "Máquina Tricolor" de Rivelino, Paulo Cézar e companhia. Em 1975, o Drº Horta foi eleito "o melhor dirigente esportivo do Brasil". Com a "Máquina Tricolor", Horta daria o bicampeonato carioca de futebol de 1975 e 1976 ao Fluminense.

Atualmente, Horta era mordomo dos prédios da Santa Casa, que foram interditados pela Vigilância Sanitária, em 2013. Horta trabalhou como advogado da Santa Casa por seis anos, antes de tornar-se juiz. O pai de Francisco Horta foi médico da Santa Casa por 39 anos. O Drº Horta ainda é Grande Benemérito da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e Presidente do Conselho Empresarial de Segurança Pública, Ética e Cidadania da ACRJ.

O Drº Horta é responsável por diversas ações sociais. Em 1967, quando era juiz na 5ª Vara Cível, criou oportunidades para que alguns presos trabalhassem, em atividades administrativas da Vara de Execuções Penais. No mesmo período, desenvolveu programa de integração no mercado de trabalho de ex-presidiários. Horta ainda foi o responsável por instituir as visitas íntimas nos presídios do estado do Rio de Janeiro, na década de 1970.

Segundo Horta, a Santa Casa pertence aos médicos e é para servir aos mais necessitados. "A Santa Casa foi criada para os pobres e não para os ricos". Em seu discurso de posse, emocionado, Horta disse: "É para o povo carioca que eu quero trabalhar. Vou unir a Santa Casa, restaurar sua situação financeira e trabalhar pelo Rio. Ninguém vai conseguir nada sozinho. A nossa união começou hoje. Não vou decepcioná-los. A única luta que se perde é a que se abandona!"

Nesta segunda-feira, dia 27/10, a Justiça do Trabalho nomeou o desembargador Damir Vcribradic, como novo interventor da Santa Casa de Misericórdia do Rio. Edson Dias de Souza, juiz do Trabalho, explicou que a deliberação foi tomada diante da dificuldade de executar uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho para pagamento de dívidas trabalhistas.

Contudo, uma assembleia já estava marcada para eleição do novo provedor da instituição nesta terça-feira, na qual Horta foi eleito. Os advogados da Santa Casa conseguiram uma autorização na justiça para que a eleição fosse realizada. Horta foi eleito, mas para assumir o cargo a Santa Casa vai entrar com mandato de segurança contra a decisão da Justiça do Trabalho. Em seu discurso, Horta criticou a decisão da justiça: "Vamos tomar posse, mas não vamos governar por causa dessa decisão infeliz da justiça. Essa intervenção nos humilha porque é absolutamente desnecessária, inoportuna e inconveniente".

Horta está empenhado em colocar o salário dos funcionários em dia, pois estão atrasados em cerca de oito meses. "Isso é algo que nos preocupa enormemente. É a nossa prioridade pagar as folhas em atraso. Nós temos bens suficientes para permutar", afirmou Francisco Horta.

O Drº Francisco Horta tem pleno apoio do governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão para expandir o atendimento médico-hospitalar. No último mês de abril, o governador Pezão prometeu: "Vou fazer parcerias com a presidente Dilma, com o prefeito Eduardo Paes, com quem for preciso para colocar 700 leitos em funcionamento e 50 médicos no hospital". Já reeleito, Pezão irá a Brasília pedir apoio à presidente Dilma Rousseff. Entre as pautas que Pezão abordará com a presidente Dilma, está a questão da saúde. Pezão deseja colaborar para abrir mais leitos na Santa Casa de Misericórdia - conforme prometido no mês de abril -, em parceria com o hospital-escola da Universidade Estácio de Sá.

Na terça-feira, dia 27/10, Pezão afirmou que na próxima semana vai investir na abertura de 30 novos leitos na Santa Casa. E Pezão declarou: "Não é do estado, mas quero estar presente e até dezembro temos meta de chegar a 150 leitos".

O Blog CIDADÃO FLUMINENSE parabeniza o Drº Francisco Horta por mais esta brilhante empreitada, em prol da comunidade e do povo carioca. É mais um motivo para nos orgulharmos do nosso "Presidente Eterno". E desde já, colocamos este humilde espaço de comunicação e também nossa energia, para o que for possível, possamos todos juntos, somarmos esforços para a melhoria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Afinal, sabemos bem, que a única luta que se perde é a que se abandona! Avante, Horta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM