segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A entrevista de Rubens Lopes

presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, concedeu uma importante entrevista ao jornalista Carlos Eduardo Mansur do jornal O Globo. É importante no sentido em que é esclarecedora, diante de certas versões que vinham sendo propagadas, sobre os bastidores do futebol de nosso Estado. Foi publicada neste domingo de carnaval, dia 15/02. Veja abaixo a entrevista na íntegra:


Qual o tamanho ideal do Estadual?

Rubens Lopes – Daqui a dois anos, estão previstos 12 clubes. O ideal, ninguém sabe. Ninguém tem dados, embasamento. O problema não é o número. Neste ano, diante da dissidência, número seria de menos. Se todos quisessem colocar para cima, daria certo. Houve predisposição para criar dificuldade. Mas, se minguar o número de participantes, reduz geração de empregos, surgimento de talentos. Em abril, enviamos documento aos clubes pedindo sugestões. Ninguém respondeu. Não pode é fazer malcriação: não me agrada, me jogo no chão, grito...


Por que a Ferj não fez o estudo?

Rubens Lopes – Fizemos. E mostrou o preço do ingresso como maior razão para a redução do público.


Onde está escrito que o Conselho Arbitral define preço dos ingressos?

Rubens Lopes – No estatuto e no regulamento geral de competições. E a aprovação foi unânime. Todos votaram. O que não pode é: se a decisão me favorece, é ótima; se é desfavorável, vou me insubordinar. Não adianta ir à rua fazer panelaço. Foram 11 semanas de Fórum aqui debatendo o campeonato. Os clubes não vieram. Quando o mesmo Conselho Arbitral equiparou as cotas de TV dos grandes, beneficiando o Fluminense, ele achou ótimo. A ideia, este ano, era um ingresso mais barato do que em 2014.


O senhor é crítico dos projetos de sócio-torcedor dos clubes. Houve argumentos de que se apropriam de receitas de outros clubes...

Rubens Lopes – Sim. Se a renda do jogo é dividida, não se pode tomar algumas atitudes sem autorização. Há prejuízo de terceiros. Ou então você subsidia o ingresso e paga por isso. No Campeonato Brasileiro, com renda do mandante, faz o que quiser. Outra questão: a lei fixa quem tem direito à meia-entrada. É preciso ver se o projeto não está contornando a lei.


“Estatuto e regulamento foram aprovados por unanimidade. Não adianta fazer panelaço”



Não é estranho o senhor levantar suspeitas sobre projetos de filiados?

Rubens Lopes – Não. O direito de um acaba onde começa o do outro.


O senhor se arrepende das ofensas ao presidente do Flamengo?

Rubens Lopes – Não fui desrespeitoso. O Flamengo publicou uma nota (dizia que a Federação “se apropria de bens de seus filiados” e de “cotas de TV”) com graves calúnias e ofensas... O que é mais grave: as calúnias e ofensas por escrito, para o mundo ver, ou aquelas que ele diz sofrido? Nem conheço a mãe dele. Como vou xingá-la? Se fosse como ele diz, até acho que teria sido uma reação modesta. O presidente do Flamengo ofendeu a todos. Isso ele não disse.


Por que a Ferj fica com 10% das rendas brutas e do contrato de TV? Clubes reclamam que não participam da negociação com a TV.

Rubens Lopes – Eles mentem. A Ferj é só anuente. Eles é que negociam com a TV. O dinheiro passa por aqui e em 48h está com os clubes. Alguns não recebem porque anteciparam, caso do Fluminense. Os percentuais são estatutários. Nove Federações praticam 10%. A Paulista tem outras fontes de renda e pratica 5%. Pegue o balanço dos clubes. As taxas da Ferj são 1% dos gastos deles.


Mas só clubes têm prejuízo no jogo.

Rubens Lopes – Nenhum deles perde. Prejuízo é quando a despesa é menor que a receita. Direito de TV, camarote, bar, estacionamento, isso é receita... Se dependesse só de bilheteria, nem o Rock in Rio aconteceria. No Maracanã, 50% das despesas são com o estádio. Não é a taxa da Federação que atrapalha. Colocamos a cota de TV no borderô para mostrar a realidade.


O que é feito com o dinheiro?

Rubens Lopes – Temos despesas de patrimônio, sede, pessoal, imposto, débitos passados e aplicamos no fomento do futebol. Subsidiamos torneios amadores, campeonatos de ligas municipais, damos premiação, troféu, material esportivo. Na Série C, não ganhamos. Subsidiamos.


Não era para haver estádios e campos melhores?

Rubens Lopes – Não dá para tudo. Por três meses de campeonato, tem clube pequeno que recebe R$ 2 milhões. Quanto a estádios melhores, concordo. Mas, se formos rígidos, dificilmente teríamos campeonato. Tem clubes que sequer têm estádios. O Fluminense não tem. Os estádios do Rio são antigos, sem concepção moderna. A Federação recuperou gramados. Mas os clubes não conseguem manter: por dificuldade de gestão e por não ter onde treinar.


Fla e Flu dizem não saber o destino de parte do contrato de TV.

Rubens Lopes – Claro que sabem. Eles mentem descaradamente. Devem ser filhos de Pinóquio. Alguns nem vêm aqui. Outros que vêm têm problema auditivo e neurológico. Do contrato da TV, tira-se premiação, e o restante vai 60% para os grandes e 40% para os demais. Todo mundo tem cópia do contrato.

O Maracanã se tornou inviável?

Rubens Lopes – Sim, para Estadual e até Brasileiro. Foi feito para sete partidas (Copa do Mundo) e não para competições estaduais e nacionais. O estádio foi feito para, no mínimo, 40 mil pessoas. Como se todo dia tivesse Copa do Mundo, Libertadores... No momento atual, dificilmente se atinge isso. É bonito, moderno, mas fora da realidade. Pergunta se estão satisfeitos com o contrato do Fluminense? Pela vontade deles, o Fluminense não jogaria lá. O estádio abre às quartas-feiras só para ter prejuízo. Eu não pagaria 50% da minha renda para jogar no estádio.


Clube e ligas amadoras votam na eleição e recebem ajuda da Ferja. O presidente da Federação só sai do poder quando quiser?

Rubens Lopes – Não. Só sai se eles quiserem. Não se mantém clube na rédea. 


Quanto tempo mais o senhor ficará na Federação?

Rubens Lopes – Acho que, quando acabar este mandato, acabei. Pretendo sair. Já fiz muito pelo futebol desse estado. Bastante. Pode vir outro.


Vai indicar um sucessor?

Rubens Lopes – os filiados vão escolher.


O senhor reconheceria uma liga?

Rubens Lopes – Isso não vai acontecer. E quem precisa reconhecer é a CBF. Isso não sai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM