quinta-feira, 16 de abril de 2015

Carmelitas ajuda a desenforcar Tiradentes

Na próxima terça-feira, dia 21 de abril, o Bloco das Carmelitas participa do Desenforcamento do Tiradentes, uma festa cívico-momesca criada pelo historiador Joel Rufino dos Santos e promovida pelo Tribuna de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Cultura.


Um novo julgamento do Tiradentes


O evento começa com "Um novo julgamento do Tiradentes", que se realizará, às 14 horas, no Salão Histórico do I Tribunal do Júri (Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro). No julgamento que terá acusação e defesa e do qual participarão juristas como Técio Lins e Silva, o ator Milton Gonçalves fará o papel do mártir da Independência e Antonio Alves o de Silvério dos Reis, primeiro beneficiado pela delação premiada no Brasil. A ideia é fazer justiça, ainda que tardiamente. A direção do julgamento é de Silvia Monte.


Cortejo para o desenforcamento 


Depois da absolvição de Tiradentes, vai haver um cortejo do Tribunal do Júri à Praça Tiradentes, animado pelo Bloco das Carmelitas. No cortejo aberto pela Banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Tiradentes vai ser representado por um boneco criado pelo carnavalesco Jorge Crespo, que também criou a boneca Carmelita, que abre alas para o bloco no carnaval de Santa Teresa. No final do cortejo, ocorre o desenforcamento. Com direção de José Paulo Pessoa, o cortejo começa às 16 horas.


"O desenforcamento do Tiradentes" é uma oportunidade para, com arte e festa, repensarmos a nossa justiça e a nossa história. E o Bloco das Carmelitas não poderia ficar fora dessa.

O desenforcamento do Tiradentes: Justiça ainda que tardia

Terça-feira, dia 21 de abril de 2015

Julgamento às 14 horas no Salão Histórico do I Tribunal do Júri (Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro)

Cortejo para o desenforcamento às 16 horas, do Salão Histórico do I Tribunal do Júri à Praça Tiradentes.  

Um comentário:

  1. Olá, poderia me informar se será preciso adquirir algum ingresso ou convite para assistir ao julgamento ?

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM