domingo, 10 de maio de 2015

Gestão Peter/Bittencourt abandona estádio do Flu


DESCASO

A gestão Peter/Bittencourt está abandonando o estádio mais antigo do Brasil. Nós somos a história? Ou será o descaso? Ou será tudo factóide? Ou apenas intriga da oposição?


ISSO É CULPA DO MURICY?


Não adianta reformular uma sala de troféus - com uma pequena parte da história tricolor - e abandonar por completo um "patrimônio histórico e arquitetônico" do Brasil. "O maior patrimônio do Fluminense" está abandonado. 


ISSO É CULPA DO EMERSON SHEIK?


De 515 anos de história oficial do Brasil, o Estádio das Laranjeiras tem 96. Merecia mais respeito! É um símbolo da civilização brasileira. Uma gigantesca página da cultura esportiva de nosso país. Mas a gestão Peter/Bittencourt não possui capacidade para compreender isso. Os negócios - como a venda do Conca - estão em primeiro lugar. Os diversos clubes de futebol do Rio de Janeiro também possuem parte de suas histórias no Estádio das Laranjeiras. Pois conquistaram títulos nos gramados tricolores.  


ISSO É CULPA DA PROCURADORIA?


Muitos sabem que foi no campo do Fluminense que a Seleção Brasileira realizou seu primeiro jogo de futebol em 21 de julho de 1914. Isso quando o estádio de concreto ainda não tinha sido construído. As arquibancadas ainda eram de madeira. 


DEPÓSITO DE LIXO?


A inauguração de nosso estádio ocorreu em 11 de maio de 1919, na abertura do Campeonato Sul-Americano. Vitória brasileira de 6 a 0 diante da seleção chilena. No dia 29, o presidente Delfim Moreira decretou ponto facultativo na capital da República por causa da partida final. E a Seleção Brasileira conquistava o campeonato frente aos uruguaios com o histórico gol de Friedenreich.



DESLEIXO?
  

Pela primeira vez "o Brasil parava" para uma celebração por causa de uma conquista futebolística. Seria a primeira de muitas. O rádio ainda não existia. Muito menos a televisão. Mas a paixão pelo futebol já fervilhava pelas ruas e bairros da então capital federal. 



ISSO É CULPA DO HORCADES? 


A história do Estádio das Laranjeiras não está associada apenas ao futebol. Mas ao desenvolvimento do esporte no Brasil. Não podemos nos esquecer jamais, que o departamento de atletismo do Fluminense foi criado em 15 de agosto de 1902. Exatamente com menos de um mês da fundação do Clube. Como dizia Mário Filho: "Apesar de ter sido criado para a prática do futebol, o Fluminense não é apenas um clube de futebol. O Fluminense é um clube de todos os esportes!"



CRIAÇÃO DE RATOS?


A realização dos "I Jogos Olímpicos Latinos Americanos", em 1922, só poderia ocorrer no Fluminense. Neste mesmo ano, o Brasil conquistava pela segunda vez o Campeonato Sul-Americano. E novamente no Estádio das Laranjeiras. Qual outro palco desportivo existia no Brasil naquele período? Nenhum. Pioneirismo! Esta sempre foi uma das principais características do Fluminense ao longo de sua trajetória gloriosa de 112 anos. Muito do desenvolvimento do esporte no Brasil se deve ao Fluminense



PRECISA-SE DAS AUTORIDADES COMPETENTES PARA CORTAR O MATO?


No momento em que o Brasil sediou uma Copa do Mundo, em 2014, não observamos NENHUM trabalho da gestão Peter/Bittencourt para capitalizar com o fluxo turístico que ocorreu no Rio de Janeiro, cidade sede da final da Copa. Uma lástima! Mas é compreensível. Parafraseando o personagem de Dias Gomes, Odorico Paraguaçu: "A ignorância é que atravanca o progresso". 



MATO E SUJEIRA


Na segunda-feira, dia 4 de maio, o jornalista e escritor Roberto Sander publicou um texto em seu blog no site NetFlu denunciando o estado de total abandono do histórico Estádio das Laranjeiras. Sander possui uma forte ligação sentimental com o Fluminense acompanhando seus títulos desde 1969. Ele já escreveu vários livros. A grande maioria sobre futebol. Destes, a maior parte sobre o Fluminense. Mas, um deles publicado em 2009, é especial: "Sul Americano de 1919 - Quando o Brasil descobriu o futebol". Neste livro Sander criou um variado painel daquele momento histórico de 1919, o ano em que descobrimos o futebol. 


PRECISA-SE DAS AUTORIDADES COMPETENTES PARA SE CORTAR O MATO?


No dia 8 de maio, o canal da TV esportivo Fox Sports fez uma matéria especial sobre o DESCASO da gestão Peter/Bittencourt com o Estádio das Laranjeiras. Após a matéria exibida no programa Central Fox, desencadeou-se um pequeno debate sobre a falta de compromisso da gestão Peter/Bittencourt com o histórico Estádio das Laranjeiras. O jornalista José Ilan chegou a comentar que o presidente Peter Siemsen foi procurado pela equipe de reportagem para dar explicações pelo descaso, "mas ele não está no país, o que não é raro".   



UMA MANCHA NA HISTÓRIA


Querem enganar quem com esse papo furado de que são torcedores de arquibancada? Que torcedores de arquibancada são esses que abandonam completamente as primeiras arquibancadas de concreto erguidas em nosso país? O que é para ser motivo de orgulho, hoje, é motivo de grande tristeza.  


NÓS SOMOS O MATO?


A gestão Peter/Bittencourt na inútil tentativa de defender o indefensável e arrumar desculpas esfarrapadas emitiu uma nota ridícula, que nem os idiotas acreditam nela. Dizer que o Fluminense trabalha um projeto de revitalização daquela área e em breve irá reformá-la, não engana ninguém. Essa é a velha tática de responder alguma coisa - no momento de desespero - na tentativa de se defender. Todos no Clube sabem que não existe projeto nenhum. A questão é que foram pegos num detalhe - que para eles não vale nada -  e responderam qualquer coisa na tentativa de salvarem a gestão Peter/Bittencourt. 


ISSO É CULPA DA FERJ?


Uma diretoria marcada pela criação de factóides, cooptação e desagregação interna do Clube, responde isso apenas pelo instinto de sobrevivência. Caso existisse algum projeto, isso já teria sido propagado. Como no caso do bar temático, que o projeto foi divulgado muitos meses antes de se iniciar a obra. Naquele instante, o importante era faturar na apresentação do projeto e depois na conclusão da obra. Existe hoje em dia - via internet - é uma discussão de torcedores de futebol sobre a possibilidade da utilização do estádio para jogos de pequeno porte. E logicamente, dirigentes espertos que falam qualquer coisa na tentativa de faturar na onda e ficar bem na fita.  



TORCEDORES DE ARQUIBANCADA? 


Dizer que o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e que se depende da autorização das autoridades competentes para que seja iniciada alguma coisa, é mais uma desculpa esfarrapada que não engana ninguém. O "FATO" é que a gestão Peter/Bittencourt transformou o histórico Estádio das Laranjeiras num DEPÓSITO DE LIXO e de ENTULHO. 


ABANDONO


O "FATO" é que o Estádio das Laranjeiras "ESTÁ ABANDONADO HOJE". Peter Siemsen e seus aliados políticos estão no poder desde 2010. Ficar tentando desviar a atenção e querer dividir a culpa pelo abandono com gestões anteriores, não resolve nada. É preciso assumir responsabilidades. A gestão Peter/Bittencourt já teve tempo mais do que suficiente para tomar alguma INICIATIVA em relação à recuperação de nosso histórico estádio. E nada foi feito! Está é a gestão moderna e com capacidade administrativa? Piada! 


INDIFERENÇA


O presidente Peter Siemsen que vive viajando - enquanto o Clube fica abandonado - deveria visitar o Coliseu de Roma na capital da Itália. Chegando lá, poderá observar como o povo italiano - em especial os romanos - ama e venera o Coliseu. Muito mais do que uma fonte de receita com o turismo, o Coliseu de Roma é o símbolo máximo do apogeu da cultura romana. O Coliseu de Roma era sobretudo um instrumento de propaganda e difusão da filosofia de toda uma civilização. 



RELAXAMENTO



No livro, "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS - MONUMENTO NACIONAL", publicado GRATUITAMENTE no Blog CIDADÃO FLUMINENSE, menciono a inspeção feita ao estádio pelo Ministro da Marinha Almirante Alexandrino, em 1918, durante a sua construção. Ao avistar o estádio, o Almirante Alexandrino, disse: "Isto até parece um coliseu!"


IRRESPONSABILIDADE


De nada ficar falando em remodelação de Xerém, enquanto se ABANDONA o Estádio das Laranjeiras. Será por que Xerém produz jogadores que podem gerar dividendos financeiros? O "FATO" é que este estado de ABANDONO do nosso histórico estádio só evidencia cada vez mais a visão limitada da gestão Peter/Bittencourt. É lamentável o completo ABANDONO de nosso histórico Estádio das Laranjeiras que no próximo dia 11 de maio completará "96 ANOS".  



DESINTERESSE 


Que este episódio LAMENTÁVEL propiciado pela gestão Peter/Bittencourt não seja esquecido por torcedores de futebol e SÓCIOS do Fluminense. De toda forma, estaremos vigilantes exercendo plenamente nossa cidadania. Sem medo de ser feliz! Colaborando com os tricolores sobre o que deve ser lembrado e não pode jamais ser esquecido. Afinal, os tricolores têm memória!  


ISSO É CULPA DO EURICO?


INTRIGA DA OPOSIÇÃO?


MELHOR GESTÃO DOS ÚLTIMOS ANOS?


DESAMPARO


DESERÇÃO


DESCUIDO


ILHA DE EXCELÊNCIA OU ESCRITÓRIO RENOMADO?


DESORDEM


TAPETÃO DE LODO


FUTURO TRICOLOR: FECHADO?


MUNDO MÁGICO DE DISNEY?


ISSO É CULPA DO RUBINHO?


O CAMPEONATO CARIOCA ACABOU? OU O LODO VAI TE PEGAR?


ISSO É CULPA DA FLA-PRESS?


MATO POR TODOS OS LADOS


PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO PARA RETIRAR O CANO?


DEPÓSITO DE ENTULHO


MATA ATLÂNTICA? 


DEFENDER O INDEFENSÁVEL?


MOTIVO DE TRISTEZA!!!


Vídeo da FOX SPORTS sobre o ABANDONO do estádio pela gestão Peter/Bittencourt



2 comentários:

  1. Retrato irretocável da gestão Peter/Bittencourt

    ResponderExcluir
  2. Prezado Eduardo Coelho, prezados Tricolores,
    muito triste a situação do nosso Estádio das Laranjeiras! Triste e revoltante! Parece que a "argentinização" das arquibancadas (que, pelo menos, tem o aspecto interessante de estimular uma cultura de incentivo ao time nos noventa minutos) está ultrapassando as arquibancadas e contaminando a vida política do nosso amado Flu. Cadê os torcedores de arquibancada para se manifestarem diante da destruição progressiva do nosso estádio? Apoio incondicional vale apenas para times, dentro de estádios e durante o jogo transcorrido. Afora isso, é passividade e subjugação.
    Pela redenção do estádio das Laranjeiras, já!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM