segunda-feira, 29 de junho de 2015

O lançamento do livro "Os Guinle"

                         Clóvis Bulcão e Eduardo Coelho


Com muito prazer prestigiei o lançamento do livro "Os Guinle" do historiador Clóvis Bulcão. Foi na segunda-feira, dia 22 de junho, na Livraria da Travessa, no Leblon. A longa fila indicava a noite concorrida. Logo ao encontrar-me com Bulcão, confessei-lhe que temos grandes afinidades: a História e os Guinle. Parabenizei-o pela excelente obra. E lhe informei que estou em processo de pesquisa, pois pretendo escrever uma biografia de ARNALDO GUINLE, o Patrono do Esporte Brasileiro, como dizia o jornalista Mário Filho.


          Clóvis Bulcão registra sua dedicatória em "Os Guinle" 


Em minhas andanças de pesquisa, era comum passar por alguma instituição de nossa cidade e saber que Clóvis Bulcão já tinha passado por ali. Isso me assegurava que estávamos no caminho certo. Clóvis Bulcão é historiador formado pela PUC-Rio. Nascido em Botafogo, divide seu tempo entre o magistério e a literatura. É professor do tradicional Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. É autor de um romance histórico e quatro livros de não ficção, incluindo Padre Antonio Vieira: um esboço biográfico (2008). 

Há poucos anos, tomei conhecimento de que Clóvis Bulcão encontrou dificuldades para realizar seu trabalho de pesquisa no Fluminense. O jornalista Roberto Sander, na ocasião, saiu em sua defesa. Uma senhora contratada para prestar serviços ao Clube na época, tumultuou o ambiente. Sem ser sócia e tricolor, fez defesas de colegas de trabalho e de quem lhe contratava. Ou seja, envolveu-se na política do Fluminense sem ser sócia do Clube e tricolor. O que é inadmissível! E chegou a ameaçar o jornalista Roberto Sander de processá-lo na Justiça. Prática arrogante bastante comum durante a gestão que se iniciou em 2010, no Fluminense. Para tentar colaborar na solução do impasse, entrei em campo e passei a bola ao comando do então Vice-Presidente de Marketing, Idel Halfen. Com habilidade e maturidade para conciliar o imbróglio, Idel reuniu os envolvidos na tensa discussão e amenizou os ânimos de todos.


                         Clóvis Bulcão e Eduardo Coelho


Nos agradecimentos do livro, Clóvis Bulcão, possivelmente em tom de desabafo, corretamente, relata os tricolores que colaboraram com seu importantíssimo trabalho para que pudesse nos relatar sobre o Drº ARNALDO GUINLE, o Patrono do Fluminense. Clóvis Bulcão descreve: "O jornalista Roberto Sander foi grande parceiro, apontando o caminho das pedras na atuação de Arnaldo Guinle no Fluminense, onde contei, somente, com a colaboração de Gil Carneiro de Mendonça". De maneira bem humorada, Bulcão relatou-me que "ajudou a salvar uma das irmãs de Peter Siemsen, colaborando para que esta se tornasse rubro-negra". Deixando os impasses e o bom humor de lado, o importante, como pude dizer ao autor, que agora temos mais uma obra literária fundamental para entendermos o nosso país.

2 comentários:

  1. Que venha o livro da família guinle escrito por eduardo coelho!

    ResponderExcluir
  2. Já que estão "enchendo" o clube de bustos porque não um de Arnaldo Guinle.
    >
    obs: Você com esta barba está parecendo com o ex-jogador Mário Sérgio....rsrrs..Aquele Abraço !

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM