quarta-feira, 26 de março de 2014

A brilhante presença de Argeu Affonso

O canal de TV ESPN Brasil é caracterizado por produzir excelentes programas esportivos com seus conceituados jornalistas. E um destes excelentes programas é o Loucos por Futebol.

No último programa Loucos por Futebol foi feita uma homenagem especial ao selecionado brasileiro que conquistou a Copa do Mundo do Chile, em 1962. O grande convidado do programa foi o ex-jogador do Santos Futebol Clube, Pepe. Para muitos santistas (ou não), com seus 405 gols com a camisa do Peixe, Pepe é o maior artilheiro do Santos. Pois, na verdade, ele é o segundo maior artilheiro do clube, ficando atrás só de Pelé. E como Pelé é de outro planeta, está acima de tudo e de todos, ele não conta entre os mortais jogadores de futebol.

Mas neste mesmo programa, fomos brindados com a brilhante presença de nosso querido Grande Benemérito Argeu Affonso. Com a experiência de quem cobriu 5 (cinco) Copas do Mundo, Argeu Affonso contou alguns episódios de sua experiência na cobertura jornalística da Copa de 62. Muitos dizem que, a Copa do Chile foi a Copa do Garrincha. No entanto, Argeu colocou muito bem que a Copa de 62 foi também a Copa de Amarildo, o Possesso. Se Amarildo tivesse fracassado na árdua missão de substituir Pelé, o desempenho brasileiro poderia ter sido outro completamente diferente. É sempre um prazer, podermos ouvir as colocações - que são verdadeiros ensinamentos - do Argeu. Ainda temos muito que ouvir e aprender com o Argeu.

4 comentários:

  1. Argeu Affonso... Figura ímpar, exemplar e fundamental na HISTÓRIA do Fluminewnse

    Pena que não existam 200 como ele dentro das Laranjeiras.

    Saudações TETRACOLORES
    Antonio Gonzalez

    ResponderExcluir
  2. Prezado Gonzalez,

    Compreendo sua colocação sobre o Argeu. E concordo. Ainda bem que existem canais como a ESPN Brasil para reconhecerem o valor de Argeu Affonso dando-lhe oportunidade para falar de suas experiências para seus milhares de telespectadores.

    Mas na verdade o Fluminense já teve 200, 2.000, quem sabe 20.000 homens como o Argeu dentro das Laranjeiras. O problema é que esse tempo – infelizmente – já passou. E jamais retornará! O Fluminense jamais será o que já foi. Isso é fato! O Fluminense pode vencer amanhã seis Libertadores, dez Mundiais (o que é muito difícil que aconteça), que nada será como antes. E isso não é saudosismo. É apenas uma análise histórica.

    E o Argeu viveu esse tempo em que o Fluminense era FLUMINENSE. Mais um motivo para que ele tenha todo o nosso carinho, respeito e admiração.


    Um abraço fraterno e saudações tricolores,

    Eduardo Coelho

    ResponderExcluir
  3. Prezados,

    Não os conheço pessoalmente, sou sócio torcedor do Fluminense e em comum com todos vocês tenho o amor pelo tricolor. O que não é pouca coisa...
    Entretanto, embora respeitando o posicionamento do Eduardo Coelho, a quem repito, não conheço pessoalmente, mas respeito como leitor eventual do Blog que o sou, no tocante a afirmação de que o Fluminense nunca mais será o que foi um dia. Entendo que seja a obrigação de todos os dirigentes, sócios e torcedores, cada qual dentro de suas áreas de atuação, buscar o retorno só status de potência esportiva e organizacional que culminou com o agraciamento da Taça Olímpica em 1952 ! E maia do que isso, lutar por mais respeito a nosso clube por parte de setores da mídia sensacionalista, mais representatividade politica e por maior autonomia econômica-financeira do Clube. Já que a Unimed é essencial, porém não eterna.
    Para não me alongar, proponho a reflexão...
    Com o cordial respeito,
    Luciano Rolim
    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Luciano Rolim,

    É um prazer ter a sua presença aqui debatendo os vários assuntos sobre o Fluminense.

    Só fazendo uma pequena correção em sua manifestação, o Fluminense foi agraciado com a Taça Olímpica em 1949. Em 1952, o Fluminense conquistou o Campeonato Mundial Interclubes da época, a Copa Rio, batizada por Ottorino Barassi. Deixo como sugestão o livro "1952 Fluminense Campeão do Mundo". A obra é uma pequena contribuição minha para a história do Fluminense. E tem o prefácio de Argeu Affonso.

    Todas as sugestões colocadas por você possuem a nossa concordância e apreço. Mas quem tem a OBRIGAÇÃO de colocá-las em prática é atual direção. É pra isso que ela foi democraticamente eleita.

    O Fluminense quando era potência esportiva era em TODOS OS ESPORTES. E não apenas em futebol. E ainda era uma potência SOCIAL. Esses três pilares foram os grandes alicerces para transformar o Fluminense na potência que "já foi". Por isso que afirmei e reafirmo, que jamais será o que já foi. Isso é fato! É história. E tudo na história tem o seu auge. O do Fluminense - que é muito lindo e inigualável - já passou. Poderemos, talvez, quem sabe, de repente, até conquistarmos títulos importantíssimos no futebol. Mas isso não nos edificará novamente como o "grande clube" que já fomos. Era outra sociedade, outro Brasil, outro mundo.

    Deveríamos aprender muito com a Itália, que sabe trabalhar muito bem com o seu passado. Possui a "Cidade Eterna" e fatura muito bem com isso. Mas a falta de cultura por aqui é um problema gravíssimo.

    Saudações Tricolores,

    Eduardo Coelho

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM