sábado, 12 de julho de 2014

O rebaixamento econômico da Seleção Brasileira

A PLURI Consultoria fez um estudo sobre o impacto da Copa de 2014 no valor de mercado da Seleção Brasileira. A participação na Copa reduz o valor de mercado da Seleção em 4,3%. Com exceção de Neymar, todos os jogadores apresentaram desvalorização depois da campanha na Copa, marcada pelo MASSACRE sofrido de 7 x 1 para a Alemanha, a maior derrota da Seleção Brasileira em seus 100 anos.

Neymar, com 22 anos, consolidou sua condição de estrela do futebol mundial, além de ter tido boa participação na competição e não ter participado do símbolo da TRAGÉDIA brasileira. Seu valor de mercado subiu 2,9%.

O impacto maior da desvalorização recai nos jogadores com mais idade, pois suas chances são menores de retornar à Seleção Brasileira, o que afeta diretamente em seu valor, através do que é chamado "efeito vitrine".

Em termos percentuais, com 30 anos, Fred é o jogador mais desvalorizado da Seleção Brasileira. Em termos percentuais, entre os jogadores brasileiros mais desvalorizados estão: Fred, rebaixado de 6,3 para 5,3 milhões de euros (-15,9%); Julio César, rebaixado de 3,4 para 2,9 milhões de euros (-15,6%); Dante, rebaixado de 14,8 para 12,9 milhões de euros (-12,8%); Maicon, rebaixado de 2,4 para 2,1 milhões de euros (-12,5%) e Daniel Alves, rebaixado de 14,5 para 12,7 milhões de euros (-12,4%). A disputa do lugar não impactará o valor de mercado dos jogadores.

Para chegar ao valor de mercado de cada atleta, a Pluri Consultoria utiliza a combinação de critérios objetivos como idade, resultados de marketing e condição física. Também entram na conta critérios subjetivos como qualidade técnica, disciplina tática e capacidade de decisão, além das expectativas em relação ao atleta. A ponderação dessas variáveis é feita com a utilização de modelos econométricos semelhantes aos usados para avaliação de ativos de mercado financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM