sexta-feira, 1 de maio de 2009

CIDADÃO FLUMINENSE

A idéia de criar o "CIDADÃO FLUMINENSE" surge da necessidade de intensificarmos junto a enorme torcida tricolor, a prática de seu exercício da cidadania. O Fluminense Football Club devido às suas raízes aristocráticas sempre foi caracterizado por possuir entre os seus torcedores, pessoas de alto e bom nível cultural. Porém, em nosso país, ao contrário de outros países mais desenvolvidos financeira e tecnologicamente do que nós, o incentivo ao exercício da cidadania por parte de nossos dirigentes políticos é algo recente. Então, também entre nós tricolores, brasileiros que somos, ainda existem muitas pessoas desacostumadas a exercerem plenamente sua cidadania. O nosso objetivo fundamental será este: orientar, estimular, propagar e incentivar os torcedores do Fluminense a exercerem sua cidadania plenamente em relação ao nosso clube. Estaremos engajados nesta luta!

O futebol no Brasil ao longo do século XX, ganhou proporções que vão muito além de um mero esporte. O futebol é cultura, filosofia de vida, razão de viver, meio de sobrevivência e muito mais coisas para uma enorme parcela de nossa população. Por isso, nada mais correto do que administrarmos nossa paixão clubística de maneira cidadã. Foi-se o tempo, em que dirigentes de futebol faziam com que grandes jogadores assinassem contratos em branco.

No Brasil, todos nós conhecemos inúmeras histórias de dirigentes esportivos "que se acham" donos dos clubes e federações que dirigem. Na verdade, muitos dirigentes esportivos acham que o torcedor é um boboca. Querem vê-lo apenas como um consumidor e não como um "cidadão". Só que o nosso país passa por transformações sociais e cada vez mais a população reconhece a importância de novos valores como: democracia, ética, transparência, responsabilidade social, educação, meio ambiente, qualidade de vida, dentre outros.

No momento, o Fluminense tem ocupando seu cargo de presidente o srº Roberto Horcades. No poder desde 2005 e faltando um ano e oito meses para as próximas eleições do Fluminense, o srº Roberto Horcades tem se caracterizado mais por suas declarações infelizes e por uma postura não condizente com o cargo que ocupa, do que por glórias proporcionadas ao clube.

Através do "CIDADÃO FLUMINENSE" estimularemos o número que for possível de torcedores tricolores para se associarem ao nosso clube. Todo torcedor do Fluminense tem o direito de mudar, ou não, os destinos de nosso clube, mas fundamentalmente tem o direito de exercer sua cidadania referente ao clube, sua paixão. Mas, para que isso seja feito é necessário associar-se ao Fluminense Football Club. Como pode um dos grandes clubes de futebol do Brasil e o único entre os grandes clubes do Rio de Janeiro que foi fundado inicial e prioritariamente para a prática do futebol, não ter seus destinos guiados pelo grande número de seus torcedores?

Nossa tarefa será está! O "CIDADÃO FLUMINENSE" se coloca no intuito de colaborar para que um maior número de torcedores do Fluminense se associem ao clube. Para isto estaremos sempre enaltecendo nossa História, nossa Cultura, nossa Memória, nossa Tradição, nossa Política e nossa "CIDADANIA". Nossa comunicação não será feita com a intenção de ofender os diversos grupos políticos do Fluminense e muito menos a dos clubes adversários. Até porque, adversários não são inimigos! São apenas adversários. Pretenderemos analisá-los com detalhes, como a tudo que for relacionado ao Fluminense Football Club.

O "CIDADÃO FLUMINENSE" procurará contribuir na mobilização e articulação cada vez maior dos torcedores tricolores. Para que estes, possam ajudar ao Fluminense a ser cada vez mais forte. Mas, para isso "não basta ser Fluminense, tem que participar"! Somos "tricolores pela cidadania para todos".

Portanto, não nos cega o furor da batalha. Nem nos fere o rival se é mais forte! Fluminenses, avante ao combate!

Saudações Tricolores

2 comentários:

  1. Grande Eduardo, recebi o email e estou divulgando o máximo possível.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Que idéia bacana, Eduardo.
    O 'Cidadão Fluminense' tem tudo para dar certo.
    Sou do ES, portanto acompanho meu Flu meio a distância, mas no que for possível pode sempre contar comigo!
    O Fluminense somos nós!

    leobiancardi@hotmail

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM