sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vanguarda > Flusócio > Fluturo > Legião > Sócio Futebol - "meter a mão na massa"

Os amigos fazem parte de uma lista de 658 tricolores, associados e simpatizantes do Fluminense F. C. que conheci nos meus 38 anos de clube.
Recebi algumas críticas de colegas quando num post anterior, usei a expressão “por mais que seja eleitoreiro”, quando na verdade não pretendia demonstrar a minha opinião política sobre o projeto Sócio Futebol, e sim o que pensam algumas correntes políticas do clube. Reconheço que me expressei mal, deveria ter dito “por mais que alguns sócios entendam tratar-se de um projeto eleitoreiro”, pois o que menos me interessa neste projeto são as questões políticas e sim as questões financeiras.
É evidente que um projeto de associação em massa que tenha como objetivo principal aumentar em cerca de R$ 36 milhões anuais a receita de um clube cuja dívida real deve alcançar a marca de meio bilhão de reais no final deste ano, sempre terá o meu apoio à sua aprovação, oferecendo ou não direito de voto aos novos sócios, por se tratar, no meu entendimento, de uma questão secundária no momento atual.
Este é o terceiro projeto de associação em massa que ocorre no clube nos últimos 20 anos e mais uma vez a questão principal que deveria estar sendo discutida, que é a gestão financeira do patrimônio fica em terceiro plano.
Enquanto nossos conselheiros não se conscientizarem de que é no momento de aprovação das contas e principalmente de aprovação dos orçamentos que devemos mostrar nosso verdadeiro amor pela instituição, o Fluminense jamais vai sair deste atoleiro em que se enfiou.
 Há poucos meses nossos conselheiros, certamente por serem leigos em contabilidade, aprovaram contas com “pequenos equívocos” em torno de R$ 40 milhões, que mais à frente será objeto de um post específico, só estou no aguardo da resposta por parte da ouvidoria do clube aos quesitos que apresentei esta semana que receberam os números de protocolo nº 1202997-12, 1202998-01 e 1202999-84.
Ouvidoria esta que foi instituída através do TAC Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o FFC e o Ministério Público, após o conhecido episódio farra dos ingressos, por iniciativa da Fluturo – Associação dos Torcedores do Fluminense, encabeçada na época pelos tricolores Daniel Hora do Paço (DHP), Cláudio Maes e Nicky Dyckerhoff, grande tricolores que de fato “meteram a mão na massa”, e que espero que continuem a atuar em defesa do nosso patrimônio maior que é o torcedor.
DHP (como é mais conhecido) e Cláudio Maes foram dois dos raros tricolores com quem tive o prazer de poder de discutir as finanças do Fluminense, é uma pena que a grande maioria dos tricolores que conheço não se interessa pelo assunto, muitos destes conselheiros inclusive.
O Fluminense precisa muito de tricolores como estes dispostos a “meter a mão na massa”, posso citar vários que conheci nos últimos anos. De longe acompanhei o surgimento do movimento “Vanguarda Tricolor”. Naquela época eu era um piscineiro não envolvido com política, e torcedor fanático do Fluminense como sou até hoje. Lembro dos embates entre Zé Neto, Furtado e Cássio de um lado e Hamilton e Melo do outro, todos tricolores dispostos a meter a mão na massa, e que com certeza amam até hoje o Fluminense, apesar de suas divergências políticas.
Acredito que a maior ajuda que dei a Flusócio, não foi organizando churrascos e participando do SATT, mas sim tentando mostrar aos amigos a visão que alguém de dentro do clube envolvido ou não com política, tinha de movimentos de adesão em massa de torcedores como o primeiro proporcionado pela Vanguarda e que depois veio a ser novamente tentado pela Flusócio de forma mais equilibrada, sem agredir os associados, e principalmente tentando entender melhor o clube em seu interior.
Posso destacar o belíssimo trabalho conciliatório que era feito pelo Rogério Félix, Alexandre Vasconcellos, Flávio Henrique, Pedrão e Bernardo. Mas o sucesso da Flusócio veio também através de outros guerreiros não tão conciliadores, mas que sacrificaram muito o seu lazer em prol de um blog que hoje funciona como uma verdadeira ouvidoria do Fluminense, dentre estes posso citar o Dhaniel Cohen, o Danilo Félix (apesar das nossas divergências políticas), o Abad, o Storino, o Bolt, o Cezar Mota e o Lauro Aires. E da nova geração, o Kadu, o Fábio Dib, o Bruno Curi e o Marcus Vinicius.
O movimento Legião Tricolor também teve sua importância em todo o processo, apesar de entendermos que o objetivo do movimento não tinha vinculação com a política, não tem como negar que o apoio recebido pelo Peter de nomes como Pedro Machado, Marcelão, Felipe UFO, Léo Bagno, Gustavo Ribeiro e Lucas Sodré, tricolores que meteram a mão na massa nas arquibancadas, foram fundamentais para a vitória do “Novo Fluminense”.
E qual seria o objetivo deste post afinal? Na verdade procuro alcançar dois objetivos. O primeiro deles, é pedir aos conselheiros do Fluminense que não deixem passar esta oportunidade que não sei se teremos novamente de poder ajudar a salvar o Fluminense, posso afirmar aos senhores que a situação é bem pior do que se imagina, tentar esconder dos torcedores, associados e conselheiros a verdade sobre a real situação financeira do clube não ajuda em nada, se quisermos salvar o doente precisamos saber de todas as suas doenças, por mais estragos que estas venham a ocasionar.
E a segunda delas é que mesmo que este projeto não seja aprovado, que não deixem de se associar ao Fluminense, e principalmente que procurem tentar entender um pouco mais de suas finanças, que leiam com atenção cada linha dos orçamentos e balanços, que questionem quando tiverem dúvidas, não caiam mais nessas conversas de que se os balanços e orçamentos não forem aprovados o clube fica engessado.
Não adianta apenas se associar, temos que meter a mão na massa.
ST.
Milton Borges      

6 comentários:

  1. Os que são contra o projeto, pergunto:
    Qual seria a alternativa para o Fluminense?
    Quem Ama o Clube, aprova!
    Ser contra a este projeto, é pura baixaria política.

    ResponderExcluir
  2. Milton,

    Confesso que as suas explanações contábeis exacerbam um pouco a minha compreensão em vários detalhes. Venho acompanhando as postagens, sempre tentando entender melor a situação financeira do Fluminense.

    Não sei se você está ciente, mas estou à frente do O'Tricolor.com, um site que tem por finalidade reeditar e perpetuar a conduta combativa e investigadora do Fluminense & Etc, que foi o primeiro veículo tricolor a realizar um debate eleitoral.

    Gostaria de ter a possibilidade de conversar com você sobre o assunto. Nem falo em entrevista, porque acho que seria uma aula. Mas uma aula capaz de criar um canal entre a informação técnica e a informação jornalística, através de um veículo que se propõe chegar rapidamente a um nível de audiência que abranja dezenas e até centenas de milhares de torcedores.

    Por conta disso, disponibilizo meu email e me coloco como aliado da sua luta no sentido de esclarecer a comunidade tricolor e qualificá-la para tomar decisões realmente sábias e acertadas.

    mb.savioli@gmail.com

    Savioli

    ResponderExcluir
  3. Rio de Janeiro, 03/07/2012 às 17:12hs

    Juliana Veloso é dispensada do Flu e dispara

    Atleta foi notificada por oficial de Justiça em sua casa


    Atleta do Fluminense durante anos, Juliana Veloso foi dispensada do clube. A saltadora recebeu na última quinta-feira em sua casa um oficial de Justiça com uma documentação para ela assinar. No dia seguinte, houve uma nova visita com um documento do 6º Ofício de Notas e a orientação de que tinha 48 horas para procurar o Tricolor e resolver o desligamento. Ela não gostou, mas garante manter o foco para a viagem rumo a Londres, onde disputará a Olimpíada.

    - Ninguém falou nada comigo, faltou tato. Um oficial de justiça bateu às 8h da manhã na minha porta. A palavra vítima não é legal, mas fui vítima de uma bala perdida. Nasci dentro do clube, fui federada aos três anos. Há cinco dias tento falar com alguém do Fluminense e não consigo. Um funcionário chegou a dizer que parecia brincadeira de gato e rato. Eu não estou brincando de nada. Isso não interfere na minha viagem para a Olimpíada, mas interfere na cabeça do atleta - reclamou.

    Juliana não parou por aí e fez duras críticas em relação ao tratamento que teve no Fluminense.

    - Sou benemérita, a mais nova atleta a conseguir esse título, estou indo para minha quarta Olimpíada. Jamais vou querer ficar mal com a torcida do Fluminense, e deixo bem claro que não existiu conversa antes dessa atitude. Tinha contrato até o fim do ano. Se eu for para outro clube do Rio, ainda vão me chamar de mercenária. Essa diretoria tem muita falta de respeito, não sei se é só comigo, mas nunca me senti querida por eles. Se eu não expor isso, vão achar que está tudo bem. É um clima muito estranho - reclamou.

    Por fim, a atleta também comentou sobre o fato de ter realizado fisioterapia no Flamengo e disparou contra o vice de futebol, Sandro Lima, antes vice de esportes olímpicos.

    - Fui fazer fisioterapia no Flamengo com um fisioterapeuta do Cômite Olímpico Brasileiro (COB) porque o Fluminense não oferece, tem horários e dias restritos. Além disso, o trampolim do clube já não é o ideal. Então, passei a treinar no Julio Delamare. Não estava fazendo favor ao Fluminense. Estou indo para minha quarta Olimpíada. É um esporte que ninguém me ajuda, faço por prazer. Tive uma lesão e liguei para o Sandrão dizendo que precisava de ajuda. Ele me perguntou se eu tinha plano de saúde, pois poderia me indicar um profissional. Total falta de respeito - encerrou.

    ResponderExcluir
  4. Savioli,

    Anotei o seu e-amil, e amanhã farei contato.

    ST
    Milton Borges

    ResponderExcluir
  5. Meu e-mail (e não e-amil) para contato é lukecont@br.inter.net

    ST
    Milton Borges

    ResponderExcluir
  6. Caro Prof. Euardo Coelho.
    Peço a gentileza de publicar esta mensagem para o tricolor Milton Borges, ou fazer chegá-la a seu conhecimento.

    Caríssimo tricolor Milton Borges,
    Ficaria muito contente em poder contatá-lo pessoalmente. Precisamente hoje,16/7/12, foi quando tive a oportunidade de ler seu comentário sobre minhas comparações entre as duas prestações de contas relativas aos anos de 2010 e 2011.
    Como é sabido, minha opinião a respeito do presidente em exercíco é de que ele, alem de limitado é extremamente confuso, e disto se aproveitam pessoas com a expertise do procurador do clube Jackson Vasconcelos, um homem com uma tensão elétrica de 500 volts, contra os 06 do presidente.
    Ele, Jackson, cuja ficha judicial fala por si, não tem nehum interesse em esclarecer dúvidas, pelo contrario, quanto mais dúvidas melhor para confundir o "meio de campo" e sua vontade é zero em responder minhas comparações, de vez que o vice-presidente de finaças afastou-se do cargo e o atual tesoureiro, um neófito na matéria, função que faz dele, mero assinate dos cheques com o Jackson, numa afronta ao Estatuto do nosso Fluminense, de vez que ao presidente é vetado dar procurações para este fim.
    Todavia, na minha idade quase provecta, desisti, pra mim basta, vou continuar a ser o que sempre fui torcedor, mas vejo em voce, conhecedor da matéria e dos poucos que podem forçar a barra pedindo explicações contra os desmandos que norteiam a atual administração.
    Com minha simpatia e desculpas por não ter respondido antes, por motivo de viagem, rogo que aceite minhas mais calorosas saudações tricolores.
    Cordialmente.
    Luiz Antonio Barbosa de Castro

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM