segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gol de Didi. Flu 1 x 0


Com a classificação em primeiro lugar no Grupo do Rio de Janeiro da Copa Rio de 1952, o próximo adversário do Fluminense seria o Áustria Viena. A equipe austríaca tinha terminado em segundo lugar no Grupo de São Paulo, que teve o Corinthians na primeira colocação.
No dia anterior ao primeiro jogo do Fluminense nas semifinais, o presidente Getulio Vargas dava uma boa notícia para os desportistas brasileiros. Ferreira dos Santos, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro recebeu uma carta de Getulio autorizando-o a realizar articulações no sentido de promover os Jogos Olímpicos de 1960 no Brasil. A iniciativa era louvável, mas ainda estávamos muito longe de conquistarmos tal objetivo.
Enquanto isso, no dia 23 de julho de 1952 na Olimpíada de Helsinque, na Finlândia, um brasileiro, filho de ferroviários, conquistava a primeira medalha de ouro olímpica para o atletismo brasileiro, no salto triplo. E bateu quatro vezes o recorde mundial em um só dia. E pela primeira vez nos XV Jogos Olímpicos o público exigiu de um atleta a volta pelo estádio, sendo aclamado delirantemente por cinquenta mil pessoas. O nome do herói? Ademar Ferreira da Silva.
No mesmo dia do feito heróico de Ademar Ferreira da Silva, o Fluminense jogaria com o Áustria Viena. Mas antes da partida os tricolores e austríacos prestaram uma homenagem original ao feito de Ademar. O capitão austríaco Ocvirk entrou no gramado portando um rolo de barbante com a dimensão exata de 16,22 m, a marca conseguida por Ademar. A outra extremidade do barbante foi segura pelo capitão tricolor Píndaro que o esticou para que todos pudessem ter a noção exata do salto do atleta brasileiro. O gesto de Ocvirk e Píndaro foi muito aplaudido pelo público presente no Maracanã.
Durante a partida o Fluminense não encontrou facilidades para se impor ao Áustria. A defesa adversária estava muito bem armada. O Fluminense teve domínio absoluto da partida, mas foi um jogo difícil. Didi salvou o Fluminense do empate com uma magistral cobrança de falta. Um cobrança digna de um "Príncipe Etíope". No final: Flu 1 x 0. E a equipe pó-de-arroz largava na frente na primeira partida da semifinal da Copa Rio.

3 comentários:

  1. Eduardo, Fiz um comentário recentemente no post sobre a reunião aberta aos sócios, até hoje não fui aprovado e nao obtive respostas.

    OBrigado. Thiago

    ResponderExcluir
  2. Copiou a idéia do site oficial hein.

    Fernando Leite

    ResponderExcluir
  3. Grande Fernando,

    Não copiei, não,rs,rs,rs...

    Nessa pilha eu não entro,rs,rs...

    Apenas tivemos a mesma ideia. Mas se tiver que copiar alguma coisa legal que alguém crie em prol do Fluminense, não tem problema.

    É só um aperitivo para o lançamento de meu novo livro sobre a COPA RIO DE 1952. Portanto, não estou copiando ninguém, rs,rs. Estas informações que estão aqui são diferentes das que você encontra lá.

    Te espero no lançamento. Será em breve. Fique ligado que anunciarei por aqui.


    Um abraço fraterno e...

    Saudações Tricolores,

    Eduardo Coelho

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM