sábado, 14 de julho de 2012

"O INÍCIO DA COPA RIO DE 1952"

No domingo, dia 13 de julho de 1952 iniciou-se a segunda Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes. O Fluminense Football Club como legítimo e grande campeão carioca de 1951 era um dos representantes brasileiros. O outro era o Sport Club Corinthians Paulista, o grande campeão bandeirante.

A grande expectativa da torcida do Fluminense era sobre o aproveitamento do centroavante Carlyle. O artilheiro do campeonato carioca de 1951, com 23 gols, era muito querido pela torcida. A torcida tricolor, jamais poderia imaginar ver Carlyle vestir outra camisa que não fosse a das três cores que traduzem tradição. Carlyle vinha de um período de contusão e preocupava a torcida pó-de-arroz que depositava nele suas esperanças de gol.

Carlyle reapareceu no treino de sexta-feira, dia 11, e demonstrou uma boa recuperação, fato que lhe deixou em condições de jogo. Carlyle participou de todo o treinamento sem sentir nada. E o treinador Zezé Moreira não titubeou em escalá-lo.  
Mas, durante a partida contra o Sporting Clube de Portugal, Carlyle demonstrou estar sem condição física. O centroavante tricolor iniciou bem a partida, mas no decorrer da peleja foi decaindo de produção. O que era perfeitamente explicável por seu período de paralisação. Faltou agressividade ao ataque tricolor, inteiramente apático durante o jogo. Aí, não deu outra, o Flu não realizou uma grande partida e foi surpreendido pelos “leões” lusos. No final um inesperado 0 x 0. E num campeonato de tiro curto, como era a Copa Rio, Zezé teria que promover mudanças.

2 comentários:

  1. No FLAFLU do centenário
    meu FLUZÃO só fez bonito,
    sufocou o adversário
    calando até com seu grito.

    Antonio Cabral Filho, Jacarepaguá-Rio
    http://letrastaquarenses.blogspot.com.br
    http://blogdopoetacabral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Professor,

    sou jornalista em Minas, e pesquiso sobre o Carlyle já faz um tempo. Tenho bastante material da época, mas sempre me delicio com as histórias contadas. Sou natural da mesma região dele aqui em Minas. O senhor pode me ajudar em alguma coisa em minha pesquisa sobre o Carlyle? Meu nome é Bruno Trindade e meu email brunogtrindade@bol.com.br. Se puder, entre em contato. Um abraço.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM