quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Carta de Integrantes da Tricolor de Coração ao Horcades

Rio de Janeiro, 03 de novembro de 2009.

Prezado Dr. Horcades,

Esta carta, acreditamos, deve ser mais uma das muitas correspondências que o senhor vem recebendo a respeito do Fluminense Football Club. Queremos deixar claro que nada temos contra a pessoa Roberto Horcades, mas em relação ao nosso Fluminense é possível dizer que há fortes indícios de má gestão na administração do clube, isto não há a menor dúvida.

Falamos isto porque acompanhamos a evolução dos acontecimentos no clube e porque vários dos signatários da presente são profissionais do ramo de Administração de Empresas, inclusive alguns como Docentes Universitários do assunto há mais de 35 anos. Certo é que poucos são os médicos que vimos saberem administrar com conhecimento científico, pois é preciso conhecer bem Economia, Sociologia, Comunicação, Psicologia, Filosofia, Direito, Estatística, Matemática, Finanças e muitas outras ciências afins.

E não venha dizer que fez algum cursinho de pouco tempo de duração dentro da área, pois isto é piada de mau gosto, que não dá a ninguém o direito de intitular-se “Administrador”.

Esse elenco de matérias básicas na formação do administrador superior ainda exige conhecimentos de formação técnica como Administração de Recursos Humanos, Administração Financeira e Orçamentária, Administração da Produção, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Logística, Marketing, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Sistemas de Informação, Informática Administrativa, Processo Decisório etc etc. O que estudou ou vivenciou, no mínimo, destes conhecimentos? Saberia combiná-los no dia a dia de uma gestão profícua?

Podemos apontar também os seguintes erros graves cometidos pela sua administração:
a- Elevação do nível de dívidas do clube de cerca de R$ 90 milhões para cerca de R$ 300 milhões em pouco mais de 5 anos, sem razão plausível para tal;
b- O constante e repetitivo atraso do pagamento de funcionários, pois em administração bem elaborada, a folha de pagamento é a primeira a ser saldada, entre os compromissos permanentes do clube;
c- A visível decadência patrimonial do clube, onde são vistas janelas quebradas, equipamentos sem funcionar (flagrante em diversos seguimentos do clube), com absoluta demonstração de falta de zelo;
d- A entrega, a preços módicos, das nossas pratas da casa, ex-futuros craques do Flu, à firma paulista “Traffic”, que mantém parceria com o Palmeiras;
e- A divisão entre os atletas profissionais pagos pelo clube e os da patrocinadora, criando um racha dentro do elenco de futebol, com uns sendo pagos em dia e outros não;
f- Falta de planejamento das atividades sociais e desportivas, pois nem mesmo a revista do clube sai mais com antecedência (isto quando sai), como antes da sua gestão; não querendo
desmerecer a popularidade e a preferência musical, só promover samba de pagode no bar da piscina é descer muito e chamar os sócios de incultos, em um clube onde já encenou até óperas, anos idos atrás;
g- Falta de compromisso com a verdade, pois o senhor assumiu o clube com promessas, entre outras, do tipo de terminar Xerém, fazer o CT profissional lá e, decorridos cinco anos, jamais tal estratégia foi realizada;
h- Prometeu e não cumpriu seguir o compromisso da “Timemania”, para diminuir os problemas do clube com dívidas trabalhistas e com a Receita Federal.
Caro Dr. Horcades, Administração é para administrador e o senhor não tem perfil profissional para isto. Poderíamos ficar aqui levantando mais de uma centena de ações administrativas sem competência da sua gestão, mas não é este o nosso objetivo, senão o de pedir que renuncie ao posto para o qual não está preparado, o que fazemos até implorando, para o bem de todos nós tricolores.

Não basta se desculpar, afirmando não ter culpa do que acontece, pois o senhor “faz delegações”. Alegar falta de culpa pela delegação é mais um desconhecimento total de Administração. O ato de delegar é atribuir autoridade e responsabilidade a quem de direito, possuindo competência técnica para decidir dentro de uma especialidade. Quando este demonstra não ter tal competência, cabe ao gestor maior, que é o presidente, retomar o poder decisório do subordinado. Portanto, nunca quem delega é isento de responsabilidade. E o senhor tem feito isto? Em que momento?

A queima da imagem de clube sério, organizado e vencedor é um fato notório da sua administração. Sob a sua presidência, o Fluminense perdeu a hegemonia dos campeonatos cariocas conquistados para o nosso maior rival. E agora ainda estamos extremamente próximos de mais um rebaixamento para a 2ª divisão.

E o senhor ainda diz não ter culpa? De quem é a culpa das numerosas contratações de jogadores inteiramente sem condições? E o escândalo da venda de ingressos durante a final da Libertadores de 2008? Muitos de nós estavam na sede no momento dos protestos dos torcedores e puderam testemunhar tudo.

Há muito tempo criou-se um ditado que diz o seguinte: “Não basta ser honesto, é preciso parecer honesto”. Em outras palavras, o administrador acima de qualquer suspeita é aquele que além de gerenciar de forma cristalina, demonstra atitudes irretocáveis de caráter e honestidade.

Administrador que não paga em dia as contas pública de água e energia não pode ser considerado profissional.

Repetimos mais uma vez, nada temos de pessoal contra o cidadão e médico, considerado um excelente cardiologista, DR. ROBERTO HORCADES FIGUEIRA, mas temos contra o falho administrador (sic!) Roberto Horcades, atual Presidente do Fluminense Football Club.

“O primeiro milho é dos pintos” foi a resposta que uma vez foi dada pelo senhor, quando um dos signatários lhe perguntou no dia do Baile de Aniversário do Clube, em julho último, sobre a nossa situação no Campeonato Brasileiro, que já começava a piorar àquela altura. Que pinto é este que devora todo o milho e não deixa nada para os que estão à sua volta?

Querido Dr. Horcades, mais uma vez imploramos. Deixe o nosso Fluminense para quem tem mais capacidade de gerenciar, evite mais escândalos que podem sair nas primeiras páginas dos noticiários esportivos e policiais, renunciando antes do “impeachment”.

O senhor está diante de uma encruzilhada: na primeira perna, com a renúncia, estará demonstrando de forma inequívoca e magnânima que tem caráter e é honesto, apesar dos desmandos e equívocos administrativos; mas se insistir em permanecer na presidência, então colocará sob dúvida sua condição de grande tricolor (inclusive vale registrar que o senhor foi recém galgado à condição de benemérito de nosso clube, por sugestão própria, algo inédito na história do clube).

Esperamos que Deus o ilumine e que opte por uma renúncia tranquila e sem traumas, na paz que nós tricolores almejamos para o nosso idolatrado clube. Um grande e sincero abraço.

Saudações tricolores,

1 – SADY MONTEIRO JUNIOR
2 – PAULO CESAR F. SOARES
3 – FERNANDO LUCENA DE ALMEIDA
4 – RODRIGO FERNANDES CAMARGO
5 – ALEXANDRE CONY DOS SANTOS
6 – LUIZ CARLOS VALADARES
7 – LUIZ MONTEAGUDO G. FILHO
8 – ALEXEY RODRIGUES DANTAS
9 – EDUARDO COELHO (“CIDADÃO FLUMINENSE”)
10 – MARCUS VINICIUS F. BITTENCOURT

8 comentários:

  1. Renúncia????? E deixar José de Souza 1 ano no poder? Vocês estão loucos???? E porque a Tricolor de Coração se achava o Horcades tão ruim, lançou uma chapa laranja na úlima eleição, isso eles ainda não explicaram. Aliás depois da eleição o Paulo Mozart liberou o pessoal dele pra trabalhar pro Horcades, isso eles não falam.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos Alberto,

    Não sou advogado de defesa de ninguém da Tricolor de Coração, mas você está equivocado sobre eles trabalharem para o Horcades.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  3. Bom, Carlos Alberto, alguns pontos precisam ser esclarecidos por aqui:
    A carta até foi assinada por integrantes da TC, porém não é da TC! A carta foi feita individualmente por um membro que queria demonstrar seu descontentamento com a forma do Horcades administrar. Este mesmo membro pediu para ler em voz alta, para alguns participantes de uma reunião, e alguns presentes pediram para assinar individualmente . O Cidadão Fluminense estava presente na citada reunião como convidado, que fique claro, e também assinou.Quanto ao pedido de renúncia colocado na carta é muito mais demonstrativo de descontentamento com o administrador Roberto Horcades do que uma posição política(quero relembrar ao companheiro que a princípio a carta era um desabafo de um torcedor sofrido e revoltado com as mazelas de seu clube e a TC trabalha com a idéia de imppedimento do presidente Horcades). Sendo assim, antes de ver teoria da conspiração em tudo, seja TRICOLOR, seja torcedor do FLUMINENSE FOOTBAL CLUB e leia de alma limpa o conteúdo, provavelmente você também vai se envolver com o texto e se revoltar com a bagunça.
    Quanto ao CHATÉRRIMO assunto da chapa Laranja, não vou repetir tudo que já disse em outro post daqui deste blog(FLÚSÓCIO SOZINHA EM 2010), dá uma lidinha lá antes de falar coisas tão sérias e mentirosas, NUNCA exisitiu este papo de chapa falsa e de nomes emprestados. E como o Cidadão Fluminese declarou, nunca trabalhou-se para o Horcades dentro da TC.
    Porém tenho a certeza que vc está equivocado e desinformado, apenas repetindo o que tentaram vender a todo mundo.
    Saudações Tricolores,
    Rodrigo Camargo

    ResponderExcluir
  4. Se a carta é tida como dos integrantes da Tricolor de Coração e a sua assinatura consta do rol dos emitentes, devo concluir que participas de tal grupo?

    gd abço,

    André.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Alberto,

    Por favor me informe o nome dos integrantes da TRICOLOR DE CORAÇÃO , que trabalharam ou trabalham na gestão HORCADES.
    Pode ser que você esteja pensando que o Ricardo Tenório e o Mário Bittencourt façam parte da Tricolor de Coração , mas te asseguram que não fazem.

    Acho que você ando lendo umas histórinhas que foram escritas por um cara ( me recuso a escrever o nome ) durante a campanha eleitoral , histórias essa que esse indivíduo inventava a seu bel prazer , sem nenhum compromisso com a verdade , e simplesmente atacava a honra dos integrantes da Tricolor de Coração .
    Procure se informar melhor antes de escrever certas acusações .
    Atenciosamente

    Pedro Henrique Silveira
    Sócio Fluminense
    Integrante da Tricolor de Coração

    ResponderExcluir
  6. Prezado André,

    Você fez uma indagação sobre "a carta tida como dos integrantes da Tricolor de Coração e constando minha assinatura, se eu seria do grupo". Não! Sua conclusão está equivocada! Não pertenço ao grupo. Mas não vejo problema algum se um dia isso acontecer.

    André, se você ler atentamente a carta verá que é dos integrantes e não dá Tricolor de Coração. E eu coloco "entre parenteses" e "entre aspas" que represento o Blog "CIDADÃO FLUMINENSE". Se a carta é de "integrantes" da Tricolor de Coração, significa que é deles enquanto pessoa física e não jurídica. E eu sou pessoa física, mas represento o "CIDADÃO FLUMINENSE".

    Nesta sexta-feira mesmo, dia 13, um "grande fidalgo tricolor" veio me perguntar se eu tinha me filiado ao grupo Tricolor de Coração. Disse que não, porque isto é fato. Mas retribuo com gentileza e alguma colaboração intelectual aos convites que me fazem. Vários grupos me convidam para suas atividades políticas. E na medida do possível procuro comparecer.Não tenho preconceito algum com qualquer segmento político do Fluminense. Dialogo com todos. Até com a situação.

    Quero deixar claro que tenho amigos e companheiros nos mais variados grupos políticos tricolores, Tricolor de Coração, Ideal Tricolor, Flusócio, Pavilhão Tricolor e aqueles que são chamados "pejorativamente" de piscineiros. Não estou preocupado com grupos. Estou preocupado com o Fluminense.

    Fico surpreso como as pessoas que participam da política no Fluminense se preocupam com quem pertence ao grupo tal, com quem fala ou não fala com quem. Talvez isso explique um pouco, porque o Fluminense se encontra na situação em que está. E aí, não dá pra aliviar nenhum grupo. Ao mesmo tempo, podemos encontrar boas pessoas em todos os grupos. E isso considero importante, as boas pessoas, boas idéias, boas intenções, boas práticas (éticas).

    E o grupo Tricolor de Coração tem uma contribuição enorme para dar ao processo político do Fluminense. E fiz uma intervenção anterior defendendo o grupo, pois já ouvi pessoas criticando a TC (pessoas que querem o apoio da TC em 2010), dizendo que eles "se renderam" para o Horcades em 2007. O gozado é que ninguém do grupo, faz ou fez parte da administração Horcades. Então, como se renderam??? E então, porque querem o apoio da TC???

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  7. A Tricolor de Coração já morreu, é uma aberração. Integrantes da TC chegaram a comemorar a vitória do Horcades... falar o quê, né? Tinha até botafoguense na chapa. VADE RETRO!!

    ResponderExcluir
  8. Participantes da Tricolor de Coração no segundo mandato de Horcades:

    1- Fernando Junger Pedrinha (Marketing)
    2- Alexey Dantas (Jurídico)


    Participar da gestão Horcades não os desabona em nada, pelo contrário. Agora, participar de diretorias anteriores não pode desabonar outras pessoas. Pau que dá em chico também dá em Francisco.

    Att.,
    Mário C. Adriano

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM