terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Os leigos e os conhecedores das matérias

E existe ainda um ponto muito importante a ser levantado sobre a última análise do grupo Flusócio, em seu artigo “A reunião do Conselho de 26/01/10”. No texto do “maior grupo de oposição” do Fluminense, a Flusócio, diz que: “POR SORTE, A FLUSÓCIO CONTA DENTRO DE SEUS QUADROS COM PESSOAS CONHECEDORAS DA MATÉRIA QUE PUDERAM FAZER UMA ANÁLISE COMPLETA DO ORÇAMENTO E QUE APRESENTARAM OS MOTIVOS PELOS QUAIS O ORÇAMENTO DEVERIA SER REJEITADO”.

Correto! Esplêndido!Maravilhoso! Então, cabe aqui fazermos algumas reflexões para o grupo Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense. Como “contam dentro de seus quadros com pessoas conhecedoras da matéria que puderam fazer uma análise completa do orçamento”, porque estas pessoas não compareceram na reunião do Conselho para informar os conselheiros do que estariam aprovando??? Não seria mais correto, socializar a informação??? Não seria este o caso de “sonegar” informação para “depois sentar no trono” dos “conhecedores da matéria”??? Não se preocuparam com a Instituição Fluminense??? Não sabiam que poderiam ajudar??? E o lema “O FLUMINENSE SOMOS TODOS NÓS”, onde fica nesta hora??? Se o Conselho Deliberativo do Fluminense é formado em sua grande maioria por pessoas que pouco ou nada conhecem (“os leigos”) de orçamentos e contabilidade, não seria o caso de enviar os “doutos conhecedores da matéria” integrantes do valoroso e brioso grupo Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense??? Já que a Flusócio “vem a público destrinchar o que acontece dentro do Fluminense, analisar as causas e discutir as possíveis consequências destes atos” e é “a única corrente política que se presta a este trabalho”, não poderiam ter enviado os seus quadros “doutos conhecedores da matéria” para colaborar com o Conselho Deliberativo???

Curiosamente, na reunião do Conselho Deliberativo que aprovaria ou não, o nome de Ricardo Tenório para a vice-presidência de Futebol, todos nós tivemos a possibilidade de contarmos com a agradável companhia de vários ativistas da Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense. Infelizmente, na reunião de discussão e votação do Orçamento de 2010, “NINGUÉM APARECEU” do grupo Flusócio. Com exceção do brilhante conselheiro Fernando Augusto de Simone. Mas compreendemos perfeitamente. Até porque todo mundo tem direito de tirar férias, ter problemas pessoais ou de “se sentir entediado” com as reuniões do Conselho Deliberativo. E como já foi dito por aí, “ninguém é pago” para ser conselheiro do Fluminense (ou ativista). Mas, essa afirmação abre caminho apenas para algumas outras reflexões: “Se fossem pagos, apareceriam??? E as questões ideológicas e de princípios??? Seriam dimensionadas por algum tipo de pagamento??? E o ativismo na política tricolor??? Fica restrito a utilização de computadores???

Vale como sugestão, apenas, que se faça uma pequena reflexão sobre o que é um Clube como o Fluminense. O Fluminense não é uma empresa! O Fluminense é um Clube “centenário” que possui uma história, uma cultura e muitos símbolos. E uma torcida maravilhosa de dimensão nacional com milhões de pessoas. Dentro desta grandiosa história e cultura, o Fluminense foi pioneiro em muitos aspectos. E um destes aspectos foi à criação do Conselho Deliberativo do Fluminense. Criado durante a gestão de nosso “PATRONO”, o presidente ARNALDO GUINLE, o Conselho Deliberativo do Fluminense foi o primeiro em clube esportivo do Brasil.

Se fizéssemos uma comparação do Fluminense com o Brasil, o Conselho Deliberativo está para o nosso Clube, como a Câmara dos Deputados está para o nosso país. De fato, sabemos que, tanto o nosso Conselho Deliberativo como a Câmara dos Deputados do Brasil, apresentam incongruências das mais diversas e complexas. Porém, se a Câmara dos Deputados dentro de sua heterogênea representatividade demonstra o que é o nosso maravilhoso Brasil, o nosso Conselho Deliberativo também evidencia a totalidade de nosso quadro social. O Conselho Deliberativo do Fluminense é o Poder Soberano, órgão da manifestação coletiva dos sócios.

Entretanto, ambas as instituições devem ser preservadas e respeitadas dentro de suas prerrogativas estatutárias e constitucionais. São instituições legislativas que possuem a finalidade de apreciar matérias e formular discussões. Trabalhar para prestigiar o Conselho Deliberativo de nosso Clube é fortalecer e engrandecer o Fluminense. Ao contrário, de quem tenta depreciá-lo!

Mesmo diante de suas idiosincrasias, o Conselho Deliberativo precisa de tricolores que se empenhem em fortalecê-lo cada vez mais. Sejam ou não conselheiros! Um Conselho Deliberativo cada vez mais forte, plural e democrático significa um Fluminense cada vez mais soberano e poderoso. Fragilizar o Conselho Deliberativo, como a Câmara dos Deputados, é preparar o terreno para os golpistas. É facilitar o caminho dos ditadores! E imagino que, não seja este o caminho que o Fluminense deseja e pretende tomar. O Brasil, com o custo de muita luta, de algumas vidas e de anos de sacrifício se livrou deste “infame caminho de trevas”.

É maravilhoso observar que um deputado (ou um conselheiro) possa se expressar livre e democraticamente, fazendo-se representar a totalidade de seu eleitorado. Seja com suas falhas ou talentos. Foi se o tempo que, em nosso país, setores reacionários só admitiam lideranças políticas, apenas dos “doutos conhecedores da matéria”. O Brasil mudou! O mundo mudou! E o Fluminense mudará!

Mudará com “os leigos”, com os ex-Vaguardistas, com o presidente Horcades e o presidente eleito em novembro de 2010, com o Esporte Olímpico, com o Pavilhão Tricolor, com a turma da Sauna, com o Ideal Tricolor, com a turma da Piscina, com a turma do Bar do Tênis, com a Tricolor de Coração, com as Torcidas Organizadas, com os sócios “não-tricolores”, com a turma de Xerém, com os funcionários do Clube, com todos os nossos atletas, com a maravilhosa Torcida do Fluminense, com os conselheiros eleitos e natos, com a Flusócio e com todos os “doutos conhecedores das matérias”. Afinal, “O FLUMINENSE SOMOS TODOS NÓS”.

Saudações Tricolores

6 comentários:

  1. Sei não, atualmente eu até acharia bem interessante uma "ditadura" no Fluminense. Só assim pra botar ordem na casa. Ficar ouvindo a opinão de muita gente é bom pro "político", mas pro clube...
    Ditadura já no FFC!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado João Tricolor,

    Mais uma vez é um prazer tê-lo aqui conosco. Compreendo sua insatisfação e seu desabafo com o atual estado de coisas que ocorrem no nosso Fluminense. Porém, recomendo refletir com mais cautela sobre os processos políticos "ditatoriais".

    Você é um rapaz, jovem, e felizmente não passou pelas agruras de uma "DITADURA". E muito menos "sentiu na carne" a dor de uma "DITADURA". E nem queira! Mas aprofundando sua "tese", se fosse por aí, era melhor voltarmos ao passado, onde nosso o Clube era "muito fechado". E onde o voto de uma pessoa "valia por 200 pessoas". Se isso fosse possível (coisa que não é), com toda certeza muitas pessoas que hoje são proeminentes na política tricolor e clamam para que nossa torcida associe-se ao FLU, nem poderiam ser sócias do Fluminense. Talvez, não pudessem nem "varrer o chão" do Fluminense, por onde passavam as pessoas que "botavam ordem na casa".

    O tempo passa, os valores se transformam, os costumes mudam. Mas, uma "DITADURA" sempre será uma "DITADURA". Será sempre hedionda, odiada, cruel e sanguinária.

    É por "ficar ouvindo a opinião de muita gente", que "VOCÊ, EU E TODOS OS SÓCIOS DO FLUMINENSE PODEREMOS VOTAR LIVREMENTE PARA PRESIDENTE EM NOVEMBRO DE 2010".

    E "JUSTIÇA SEJA FEITA", quem conseguiu este feito, que pode ser considerado uma verdadeira revolução na história do Fluminense, foi o extinto grupo político "VANGUARDA TRICOLOR".

    Como sei que você admira o trabalho desenvolvido pelo Blog "CIDADÃO FLUMINENSE", e prova disto é que você é um de nossos leitores mais fiéis, sempre com seus brilhantes comentários, deixo-lhe uma informação. Saiba que, existem pessoas da Direção do Fluminense com a intenção de "PUNIR" o criador do Blog "CIDADÃO FLUMINENSE". Seja com "EXPULSÃO" ou "SUSPENSÃO DE UM ANO" do nosso amado e querido FLUMINENSE. Talvez, porque aqui não falta disposição e amor para defender o nosso Fluminense.

    João, a democracia no Brasil está consolidada institucionalmente. E isso é muito bom! Porém, no "inconsciente coletivo" de nossa sociedade ainda permanecem "resquícios autoritários", que são mais difíceis de serem apagados. Isso leva mais tempo. Tanto que, vez por outra, podemos observar alguém estabelecendo um comentário semelhante ao seu. Esta é uma das graves sequelas dos "regimes autoritários".

    A história do Brasil é permeada por períodos autoritários, sempre possuiu uma sociedade extremamente "hieraquizada". Somos o país do: "VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO" e do "PONHA-SE NO SEU LUGAR". Imagino, que pensando com mais tranquilidade, realmente, você não concorde com sua afirmação. Foi apenas um desabafo.


    "VIVA A DEMOCRACIA"!!!

    Um "abraço fraterno" e...

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  3. Caro Eduardo,
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, o mantenho entre meus favoritos desde o início.
    Foi para mim muito útil porque, apesar de sócio, moro em outra cidade e não posso participar do clube.
    Mas me preocupa ultimamento que vc tenha tido uma "birra" com a flusócio (não sou filiado à nenhum grupo político) como neste post.
    Analidar post de grupo político não era o objetivo do seu blog, penso eu.
    Meus votos que continue sempre lutando pelo FFC, para que possamos ter novamente um clube vencedor.
    ST.

    Tarcísio Rodrigues Mattos

    ResponderExcluir
  4. Prezado Tarcísio,

    Em primeiro lugar, é um prazer tê-lo aqui neste espaço participando dos debates. E é uma honra ter o o Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" entre os seus favoritos. O empenho no trabalho é exatamente pra isso, levar informação, para os tricolores que não frequentam diariamente as Laranjeiras. E em especial para os que moram fora do Rio de Janeiro.

    Não se preocupe! O Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" não tem nenhuma "birra" com qualquer grupo político do Fluminense, muito menos com a Flusócio. Tenho vários amigos que são integrantes do grupo. E inclusive, um primo muito querido que é filiado ao grupo desde 2007. E o Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" já esteve presente em inúmeras atividades do grupo.

    O Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" tem como alguns objetivos: trabalhar pela conscientização dos tricolores, sua participação cidadã cotidianamente; estimular o conhecimento da História do Fluminense, sua memória, sua cultura, seus ídolos; debater os bastidores da política tricolor e etc.

    Se dentro deste caminho, for necessário analisar textos de outros blogs, isto será feito sem problema algum. Principalmente, quando as informações não forem corretas ou demonstrarem total incoerência com os fatos. Se o referido grupo, deseja, com todo direito, apresentar candidato a presidente do Fluminense, é lógico que deve ser analisado, sim. O Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" possui um caráter didático-pedagógico no intuito de colaborar com o processo político tricolor. Colaborar com aquele tricolor (eleitor) que não é "torcedor de candidato". E sim, "torcedor do Fluminense". E este tricolor, geralmente é ávido por informações.

    E para isso, em alguns momentos é preciso lançar reflexões profundas que muitos não fazem para "não entrar em bola dividida". E aqui é feito! Mas, apenas no sentido de colaborar. Como o Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" não tem interesse de "estar na moda" ou fazer o papel de "mocinho" no filme, é certo que em alguns instantes, a primeira impressão pode ser de implicância com o grupo A, B ou C. Porém, não se trata disso! Até porque, isto seria "superestimar" o valor de alguém ou de algum grupo político, o que não é a intenção deste blog. E implicância com alguém é "pura infantilidade" o que não rola aqui no Blog "CIDADÃO FLUMINENSE".

    Tarcísio, no processo político tricolor já tivemos o extinto grupo Vanguarda Tricolor, que teve aspectos positivos, canalizou a energia de muitos e valorosos tricolores. Pretendiam fazer uma verdadeira revolução no Fluminense. Em seu tempo demonstravam ser a "turma do Bem" do Fluminense. Mas, os resultados, infelizmente, não foram muito satisfatórios. Portanto, pra quem quer fazer política de forma "séria", "madura" ficar alimentando algum tipo de idéia maniqueísta, não é muito bom.

    A solução dos problemas do Fluminense, tenha certeza, não virá de apenas um grupo político. E muito menos de algum candidato "messiânico" que salvará o nosso Clube. Ela virá da convergência de vários atores da política tricolor. A grande questão é que tem gente que, não quer olhar para este detalhe importante, ou por vaidade, ou por algum interesse, ou por uma "visão estreita" e "limitada" do processo político do Fluminense. Mas, aí, já é uma situação que não nos compete solucionar.

    Fique tranquilo que, sempre estaremos lutando pelo Fluminense, para que possamos ter novamente um clube vencedor e poderoso.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela resposta e espero poder cumprimentá-lo pessoalmente em novembro no nosso clube.
    Continue trabalhando sempre com isenção.
    ST,

    Tarcísio

    ResponderExcluir
  6. Belíssimas palavras, Eduardo. Não tenhas dúvidas de que era apenas um desabafo!! Ditaduras, infelizmente, já temos demais pelo mundo. E no Fluminense certamente não queremos uma. É apenas aquele velho desejo de certas mudanças em nosso clube. Mas temos que ter paciência e perseverança, certo?
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM