segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Lembranças do Estádio das Laranjeiras

O bairro das Laranjeiras para o coração dos torcedores do Fluminense é um local esplendoroso. A beleza da sede do Fluminense Football Club proporciona um diferencial, pois criou certo charme para o bairro e para a cidade, com sua posição geográfica privilegiada e sua construção inspirada no estilo neoclássico.

A cidade do Rio de Janeiro sempre foi o cenário de atração nacional e durante o século XX foi o palco de diversos projetos voltados para o planejamento urbano, incluindo reformas urbanísticas com o intuito de facilitar o deslocamento populacional, entre outros (fato verificado na construção dos bairros da Zona Sul carioca).

Entretanto, estas reformas não conseguiram agradar a todos. Algumas causaram impactos que são lamentados até os dias atuais. A construção do Túnel Santa Bárbara é um bom exemplo de reforma urbana, que causa reflexão e lamentação para grande parte dos tricolores. Para os responsáveis da obra na época, sua implantação ficou condicionada à duplicação da rua Pinheiro Machado e consequentemente a desapropriação de uma parte do Estádio das Laranjeiras, localizado junto a referida rua, no ano de 1961.

Até hoje, após 50 anos dessa perda histórica, geográfica e cultural, vários tricolores ainda questionam se essa demolição foi realmente necessária, se ao analisar a geografia do bairro os responsáveis poderiam encontrar outras saídas. Acredita-se que não seria algo impossível, mas nada se pode afirmar. A arquibancada, juntamente com a bela fachada e histórias que estas criaram, tornaram-se imagens relembradas nas fotografias e na memória das pessoas que puderam em algum momento conviver nesse espaço.


Suellen Priscilla de Carvalho – Geógrafa formada pela UERJ e torcedora do Fluminense

Um comentário:

  1. Eduardo,

    Achei esse link interessante, tanto pela foto quanto pelos comentários

    http://www.rioquepassou.com.br/2008/01/16/demolicao-do-anel-do-estadio-do-fluminense-fc/

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM