Em 1961, acreditava-se que os túneis eram a solução para o trânsito do Rio de Janeiro. Muitos arquitetos, engenheiros e urbanistas da época tinham na abertura de túneis como a solução ideal e imperiosa para o desafogo do tráfego na cidade do Rio de Janeiro, dada a sua configuração demográfica.
As montanhas e morros existentes na Guanabara limitavam as suas áreas planas e traziam problemas de toda a ordem à vida da cidade, tais como enchentes, dificuldades na adução de água, estrangulamento e angustiante entrave nas vias de acesso.
A Zona Central da cidade há muito se constituía em passagem obrigatória de todo o tráfego de veículos que ia ao Centro e dele partia em demanda às Zonas Norte e Sul.
Com o advento da SURSAN, as ligações dessa Zona Central com a Zona Sul foram consideravelmente melhoradas com a abertura das pistas existentes no aterro da Glória e Flamengo.
TÚNEL CATUMBI-LARANJEIRAS
O túnel Santa Bárbara, anteriormente denominado Catumbi-Laranjeiras, se constituiria numa excepcional ligação entre Botafogo e Avenida presidente Vargas. A abertura do túnel, uma das mais notáveis realizações da engenharia brasileira, foi iniciada em 1947, sofrendo pouco depois, uma interrupção por cinco anos.
Em 1958, quando a SURSAN tomou a seu cargo a obra, estavam abertos apenas cerca de 400 metros do túnel em toda a sua seção. Até os 800 metros havia uma galeria piloto, cujo alargamento vinha sendo feito em ritmo lento e a rocha restante era atravessada por uma estreita galeria que ia aflorar na Rua dos Coqueiros, no Catumbi.
Tomado a si o empreendimento, a SURSAN pôde acelerar o ritmo dos serviços e em menos de 4 anos, concluiu totalmente a abertura e revestimento da obra em toda a sua extensão, além de pavimentar e abrir a chaminé central de ventilação, cuja altura de cerca de 100 metros.
Ainda por iniciativa da autarquia estadual, foi alargado o corte da Rua Farani bem como a Rua Pinheiro Machado, em quase todo o seu comprimento, achando-se em acerto as últimas medidas para conclusão do alargamento.
Em 6 meses ficou concluída a construção de um viaduto de 56 metros de vão livre que cruza a Rua das Laranjeiras. É o Viaduto Engenheiro Noronha.
O túnel Santa Bárbara (Catumbi-Laranjeiras) tem duas pistas de 7 metros de largura cada uma. O seu comprimento total é de 1.357,50 metros, sendo, portanto, em conjunto, quase da extensão de todos os túneis reunidos existentes na cidade na época em que foi construído.
O volume da rocha escavada no túnel Santa Bárbara, foi da ordem de 250 mil metros cúbicos, quantidade de pedra suficiente para pavimentar a metade da rodovia Rio-São Paulo.
O ferro empregado na armação do concreto se pudesse ser emendado, daria uma linha correspondente a metade da distância existente entre o Oiapoque e o Arroio Chuí, extremos Norte e Sul do Brasil, respectivamente.
As obras do túnel foram concluídas em 1963. A demora justificou-se pela necessidade de desapropriação judicial de 75 imóveis (32 pelo lado de Laranjeiras e 43 pelo lado do Catumbi). Foi o primeiro grande túnel aberto na cidade e o primeiro a ter ventiladores. À época foi considerado o maior da América do Sul e um dos mais modernos do mundo. Atualmente, o túnel Santa Bárbara possui um tráfego de 100 mil veículos por dia.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
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Com a abertura do Tunel Santa Barbara em 1963 e o alargamento das Ruas Farani e Pinheiro Machado, quanto do jardim do Palacio Guanabara e do campo de futebol do Fluminense foram tomados ?
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