quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Solidariedade ao João Garcez!

Apesar das festas de fim de ano, a vida continua. E na última sexta-feira, dia 23/12, fui surpreendido com a notícia da saída do jornalista João Marcelo Garcez do site Globoespeorte.com, onde escrevia no Blog do Torcedor Terno e Gravatinha. Já fazia quase meia década que João Garcez escrevia no Blog e sempre executando seu trabalho com muita correção.

De maio de 2007 pra cá, João Garcez descreveu muito bem todas as emocionantes epopeias vividas pelo nosso Tricolor. Essas epopeias viraram três livros fantásticos, que se tornaram um grande presente de João Garcez para todos nós. Estive na sede do Fluminense durante o lançamento de uma de suas obras que foi um sucesso absoluto.

Alguns aspectos no trabalho do Garcez me chamavam a atenção particularmente. Observava que estávamos diante de um grande “fidalgo tricolor”. E um dos aspectos que me chamou atenção foi o Garcez abrir espaço em seu Blog para que os candidatos à presidência do Fluminense pudessem expor suas ideias democraticamente através de várias entrevistas. Muito bem feitas por sinal! Outra coisa que me agradava na forma de escrever do Garcez, é que ele não via necessidade em depreciar nossos principais rivais (Vasco, Botafogo e Flamengo) com expressões chulas e vulgares. Uma prática (infelizmente) muito comum no futebol brasileiro. Percebia ali que tínhamos um verdadeiro professor e não apenas um jornalista.

Mas talvez o que tenha me deixado mais feliz, com os escritos do Garcez, foi perceber que ele, de forma muito sutil e inteligente, trazia para os seus textos futebolísticos uma causa que, aparentemente, não tinha nenhuma relação com o esporte: a causa animal. Digo que aparentemente, pois todas as causas (quando nobres causas) possuem ligação sim, com qualquer tipo de assunto. Garcez com muita propriedade utilizou-se de seu espaço público para propagar a defesa dos animais. Magnífico!!! Percebia ali, mais uma vez, que tínhamos um verdadeiro professor e não apenas um jornalista. Ou melhor, um militante! E os militantes, geralmente são apaixonados como os torcedores.

Outro aspecto que sempre me agradou em seu trabalho era a reverência e o carinho ao gênio Nelson Rodrigues. Nelson é o nosso ídolo eterno! Nelson é o nosso grande dramaturgo! Nelson é o nosso grande cronista! Nelson é o nosso grande torcedor! Nelson é o nosso grande professor! Nelson é o nosso grande jornalista! Nelson é a nossa voz! Nelson é aquele cara que encontramos no buteco da esquina e começamos a bater papo de futebol. Nelson é o Nelson! Nelson é arrebatadoramente tricolor como todos nós!

Com tantas demonstrações de “sensibilidade”, não me surpreendi com a revelação do Garcez pelo teatro. E confesso que adorei! Pois, o teatro alimenta a alma humana. Espero que o Garcez seja feliz com o teatro. Desejo mais felicidade ao Garcez com o teatro do que sucesso. Pois felicidade é um estado de espírito. E o tão procurado “sucesso” pode ser escravidão. E o teatro é libertário!

Aproveito o momento para agradecer gentilmente ao Garcez o apoio que deu ao livro “Carioca de 1971”. Não por ter sido o autor do livro, mas pelo apoio que deu para a inigualável história do Fluminense. A história do Fluminense está acima de tudo! Está acima de qualquer tipo de diferença. Como agradeço também ao Garcez o apoio que deu ao companheiro Sérgio Trigo com seu belo livro “A Verdadeira Máquina Tricolor”. Ao ajudar a divulgar os dois livros em seu Blog, no maior portal da América Latina, Garcez demonstrou verdadeiramente possuir compromisso com a história do Fluminense. Ao contrário de alguns por aí. Afinal, “NÓS SOMOS A HISTÓRIA”. A vida continua Garcez! Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM