segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

"Quem é esse cara da estátua?"

          Busto do Preguinho: Foto tirada em 27/12/2014



"Quem é esse cara da estátua?" Essa pergunta pode ser feita por qualquer criança de 10 anos que passe em frente ao busto do Preguinho. Por todo trabalhador do Clube. Mãe ou pai de família. Ou algum visitante da sede do Fluminense. Ou seja, por toda pessoa que passe em frente ao busto localizado próximo ao ginásio esportivo do Fluminense, batizado com o nome do Preguinho.

Quem foi o Preguinho? Preguinho era o apelido de João Coelho Netto. Mas todo tricolor que se preze conhece minimamente a história do Preguinho. Para os que se prezam e não conhecem sua história - o que é uma grande falha -, sugerimos a leitura do excelente livro "Preguinho - Confissões de um Gigante" de Waldir Barbosa Jr. e colaboração de Waléria Barbosa.

Mas a questão que atormenta alguns tricolores é a constatação de que a placa - com texto alusivo ao Preguinho - foi retirada do busto já faz algum tempo. Cerca de alguns meses. E atualmente o busto do Preguinho está sem a placa. Em um momento em que se fala tanto em "mobilizar a torcida" e "o Flu precisará muito da união de todos os tricolores", imagina-se que seja razoável a manutenção e preservação de um patrimônio histórico do futebol tricolor. 

É possível se manter um nível de cooperação com a atual gestão tricolor - muito longe de significar adesão -, demonstrando problemas que devem ser equacionados. É necessário em algum momento, que exista diálogo e civilidade entre partes divergentes. A não solução, de determinadas situações no presente - que pode parecer exagerada para alguns -, potencializa problemas futuros.

Preguinho faleceu em 1º de outubro de 1979, aos 74 anos. Seu busto encontra-se na sede do Fluminense há mais de três décadas. E sendo reverenciado - com toda justiça - como um autêntico ícone da história tricolor. Preguinho, que foi o autor do primeiro gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo é um grande patrimônio da história do futebol tricolor. 

Aproveitando que o Fluminense Football Club possui atualmente um "presidente oriundo das arquibancadas" dos estádios de futebol - como ele próprio se intitula -, sugerimos ao digníssimo prócer tricolor que "observe com carinho" o busto do Preguinho. Ou alguns de seus inúmeros colaboradores. A história do Fluminense agradecerá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM