sexta-feira, 4 de junho de 2010

O 'calcanhar de Aquiles' de Julio Bueno

Na mitologia grega, Aquiles era filho da ninfa Tétis e de Peleu. Zeus e Posídon foram rivais pela mão de Tètis até que Prometeu alertou a Zeus, sobre uma profecia que dizia que Tétis teria um filho maior que seu pai. Com isso, os dois deuses, Zeus e Posídon desistiram de cortejá-la, e fizeram Tétis casar com Peleu.

Aquiles era um dos heróis da Grécia e um dos participantes da Guerra de Tróia. Algumas lendas posteriores diziam que Aquiles era invulnerável em todo o seu corpo, menos em seu calcanhar. E ainda segundo algumas versões, sobre o ‘mito’ de Aquiles, sua morte foi causada por uma flecha envenenada que o teria atingido exatamente nesta parte de seu corpo


A expressão “calcanhar de Aquiles”, que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí a sua origem. E como não poderia ser diferente, a expressão “calcanhar de Aquiles” se tornaria bastante utilizada no linguajar político.


E todos os políticos possuem o seu “calcanhar de Aquiles”. E na política do nosso querido Fluminense não poderia ser diferente. E os nossos brilhantes candidatos a presidente não ficariam isentos de possuir um “calcanhar de Aquiles”.


E existem “calcanhares de Aquiles” para todos os gostos. Depende do cliente (torcedor ou sócio). Uns acham que o “calcanhar de Aquiles” de determinado candidato é pior que o outro. E que isto seria mortal! Do contrário, não seria um “calcanhar de Aquiles”.


E como todos que acompanham a vida do nosso Fluminense, sabem muito bem que o atual presidente de nosso Clube, não desfruta de grande simpatia e popularidade. Inclusive a torcida tricolor costuma frequentemente demonstrar sua insatisfação, gritando vários impropérios contra o atual presidente do Fluminense. Mas, isso é fruto de algumas declarações infelizes e da postura do atual presidente do Fluminense. Também deve se levar em conta, alguns fracassos com a equipe de futebol ao longo de sua administração. Por conta disso ou não, mas o fato é que ele vive sempre cercado de fortes seguranças. E como ele não pode se candidatar mais na próxima eleição de novembro é provável que apóie algum candidato.


No dia 25/02, durante o “Happy Hour” do candidato a presidente do Fluminense Julio Bueno, realizado no Salão Nobre, o presidente do Clube compareceu com toda a sua ‘entourage’, demonstrando muita simpatia pela candidatura do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, o sr° Julio Bueno. Todos estavam muito descontraídos e felizes.


Durante uma entrevista realizada em 13/03, ao jornalista João Marcelo Garcez, no site Globoesporte.com, isentando de culpa o atual presidente do Fluminense, o candidato Julio Bueno disse: “ROBERTO HORCADES É VÍTIMA DE UM MODELO MAL SUCEDIDO. E num outro momento da entrevista, Julio Bueno disse: “TENHO A GRANDE HONRA DE SER APOIADO PELO PRESIDENTE ROBERTO HORCADES”. Julio Bueno afirma que sua candidatura é suprapartidária, que não faz no Fluminense política de facção. E que seu projeto está acima das discussões dos grupos políticos.


Se observarmos atentamente as belas palavras do candidato Julio Bueno, não tem como alguém não se empolgar, achar tudo muito belo e ‘quase’ sair declarando voto. Porém, na prática a coisa muda um pouco de figura. Infelizmente, a vida é real e os grupos existem. E as pessoas se reunem de acordo com seus projetos. E o que alguns já fizeram (ou deixaram de fazer) pelo Fluminense.


Ainda na mesma entrevista ao site Gloesporte.com, sobre a Gestão Roberto Horcades, Julio Bueno afirma: “Ela tem problemas que são decorrentes muito mais do sistema do que propriamente da gestão específica. Se olharmos os últimos 25 anos, o Fluminense é um clube mal sucedido. Tem uma trajetória de decadência, um modelo que não se modernizou. Desta forma, não se pode isolar a Gestão Roberto Horcades. Eu acho injusto fazê-lo”.


Bem, se isso não for uma defesa explícita da atual gestão do Fluminense, o que é então??? Mas, é plenamente compreensível! Afinal de contas, o grupo político que vem dando sustentação e base política ao atual presidente do Fluminense nas reuniões do Conselho Deliberativo e que foi de fundamental importância na montagem da estratégia para barrar o processo de “IMPEACHMENT”, é o mesmo grupo político que apóia o candidato Julio Bueno.


No dia 20/05, na apresentação dos novos uniformes do Fluminense o presidente Roberto Horcades, disse: “Estou no quadro administrativo do Fluminense há 12 anos, seis como vice-presidente e seis como presidente”. E aí empolgado como sempre, continuou: “Se for preciso volto daqui a três anos”. Diante dessas orgulhosas e otimistas declarações, avalia-se que o atual presidente do Fluminense considera que desempenhou um grande serviço ao Fluminense.


Não nos cabe aqui, julgar o desempenho do atual presidente do Fluminense se foi bom ou ruim. Mas, apenas demonstrar fatos e declarações de figuras proeminentes da política tricolor. E diante disso, fazer algumas reflexões. É só isso que tem sido feito neste espaço livre e democrático, que é o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”. Deixo o julgamento para os tricolores, principalmente para os eleitores que terão a missão de escolher o novo presidente, em novembro de 2010.


Mas, vale destacar as declarações do candidato Julio Bueno, na entrevista do site Globoesporte.com, onde diz que: “Nos últimos 25 anos o Fluminense é um clube mal sucedido, tendo uma trajetória de decadência”. Entretanto, “O CANDIDATO JULIO BUENO SÓ NÃO PODE SE ESQUECER DOS 12 ANOS DE PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE HORCADES NESTA TRAJETÓRIA DE ‘DECADÊNCIA’ DO FLUMINENSE (SEGUNDO AS PRÓPRIAS PALAVRAS DO CANDIDATO), NOS ÚLTIMOS 25 ANOS. OU SEJA, PRATICAMENTE A METADE DO TEMPO”.


E aí ficam as seguintes reflexões: “COMO UM CANDIDATO A PRESIDENTE DO FLUMINENSE QUE CONSIDERA QUE NOS ÚLTIMOS 25 ANOS O CLUBE É MAL SUCEDIDO PODE SENTIR-SE HONRADO DE TER O APOIO DE UM PRESIDENTE (SEGUNDO AS PRÓPRIAS PALAVRAS DO CANDIDATO) QUE CONTRIBUIU COM 12 ANOS (DO TOTAL DE 25) PARA ESTA TRAJETÓRIA DE DECADÊNCIA?????” NÃO SERIA UMA INCOERÊNCIA???? OU TALVEZ SEJA, A QUESTÃO DA DIFERENÇA DO DISCURSO PARA A AÇÃO POLÍTICA PRAGMÁTICA?????


Uma das figuras mais brilhantes e destacadas na defesa do atual presidente do Fluminense nas reuniões do Conselho Deliberativo, o sr° Julio Domingues, membro do grupo e ardoroso defensor da candidatura de Julio Bueno, atualmente é assessor do presidente Roberto Horcades. O sr° Julio Domingues teve atuação memorável na defesa do presidente do Fluminense durante a instauração do processo de “IMPEACHMENT”. Evidentemente, que o sr° Julio Domingues tem vários serviços prestados ao Fluminense e possui inúmeras qualificações que justificam sua permanência no cargo.


É bom lembrar que, o presidente Roberto Horcades teve contra si “O PRIMEIRO PROCESSO DE IMPEACHMENT INSTAURADO CONTRA UM PRESIDENTE DO FLUMINENSE EM TODA A SUA HISTÓRIA DE 107 ANOS”. O que pode se demonstrar, nitidamente, é uma enorme “INABILIDADE POLÍTICA DO ATUAL PRESIDENTE”. E isto, foi só mais uma consequência de sua alta impopularidade.


Na segunda semana do mês de maio de 2010, quando de sua visita ao jornal Lance, o candidato Julio Bueno já demonstrava alguma preocupação em ser associado como "O CANDIDATO DO ATUAL PRESIDENTE DO FLUMINENSE". Passados dois meses, da entrevista ao site Globoesporte.com (mês de março), até a sua sua visita ao jornal Lance (mês de maio), “as nuvens começavam a mudar de lugar”. E provavelmente, seu grupo político, seus assessores ou o próprio candidato Julio Bueno já devem ter concluído que, “É MUITO PESADO CARREGAR O PESO DE SER APOIADO PELO PRESIDENTE HORCADES”.


Já neste mês de junho, “as nuvens já mudaram de lugar mais uma vez”. E a preocupação de alguns defensores da candidatura de Julio Bueno em afastá-lo do atual presidente do Fluminense aumenta cada vez mais. Porém, na última sexta-feira, dia 28/05, falharam! O candidato Julio Bueno participou de um animado almoço de confraternização, com algumas senhoras sócias de nosso Clube. O almoço fechado para poucos convidados foi realizado na Whiskeria Tom Jobim. E quem estava presente??? E quem estava intimamente sentado bem ao lado do candidato Julio Bueno??? Exatamente, o atual presidente do Fluminense!


Saudações Tricolores

5 comentários:

  1. um post sobre a situaçao do dalton nao seria uma boa ideia meu companheiro?

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,
    acho que muita injustiça é acometida ao Roberto! Mas também fez muitas benesses ao clube! Inegável, concorda?

    Em tempo: falando em calcanhar, o do Nosso presidente é bem gordinho *risos*

    ST

    ResponderExcluir
  3. O Fluminense precisa de uma grande mudança, nossa situação é muito preocupante, basta isso para não votar no candidato da situação.
    ST.

    ResponderExcluir
  4. Caro Eduardo, tenho visto alguns comentários irônicos e de extremo mau gosto escritos por um tal Sr. Bruno do Tênis em seu blog.Posso afirmar que tal pessoa não existe em nossos quadros. Isto deve ser coisa de quem não tem nada para fazer, ou sonha em fazer parte de um grupo de pessoas inteligentes e responsáveis como são todos os tenistas que eu conheço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Mario,
    buscando posts antigos voltei a esse...
    Irônicos? Admito que tenho humor nas veias, como todo ser humano. Mas nesse em específico, só no que tange ao calcanhar. Ok, pode ter sido de mau gosto. Mas de resto não há ironia nenhuma. Eu acho que Horcades foi um bom presidente e exijo que respeitem minha opinião, oras. Se discorda, que bom...viva a democracia!

    Em tempo, de fato não pertenço ao "seu" quadro. O unico quadro a qual pertenço é o do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB. E com muito orgulho!
    Apenas costumava estar no bar do tênis quando morava aqui, onde já troquei idéia com o Eduardo e por isso assim me identifico.

    quanto a minha inteligencia, ok, mas responsabilidade... qua qua qua. não sou assistente do diretor regional da minha empresa a toa.

    sem mais.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM