sábado, 30 de outubro de 2010

A primeira presidência a gente nunca esquece

Fernando Collor de Mello


Em uma ascensão fulminante, ele se tornou o mais jovem presidente da história. De quem estamos falando? De “FERNANDO COLLOR DE MELLO”.

FERNANDO COLLOR DE MELLO teve seu primeiro mandato presidencial, em 1973, à frente do Centro Sportivo Alagoano, o CSA.


No dia da posse, o mais jovem presidente da história do CSA cumprimenta o antecessor, José Maurício Breda

Naquela época, FERNANDO COLLOR DE MELLO era um ilustre desconhecido. COLLOR só era conhecido como "O FILHO DO SENADOR ARNON DE MELLO" e como diretor do jornal ‘Gazeta de Alagoas’, uma das empresas da família em Maceió. Mas, FERNANDO COLLOR DE MELLO “QUERIA SAIR DA SOMBRA DE SEU PAI”.

Entretanto, FERNANDO COLLOR DE MELLO em apenas um mês percorreu, aos 24 anos de idade, o caminho entre o Conselho Deliberativo e a presidência do CSA. O CSA é um clube de poucos recursos financeiros, nenhuma tradição contra grandes times do Brasil, mas com uma imensa torcida no estado de Alagoas.




FERNANDO COLLOR DE MELLO tornou-se conselheiro no dia 7 de agosto e a 3 de setembro era eleito por aclamação – forma que impôs para aceitar o cargo, pois não queria concorrer com outro candidato. Desde então, “FERNANDO COLLOR DE MELLO DEMONSTRAVA NENHUMA VONTADE EM DEBATER IDÉIAS CONTRÁRIAS AS SUAS”.

FERNANDO COLLOR DE MELLO assumiu o CSA em um emblemático 7 de setembro de 1973, data do 60° aniversário do clube. Em seu discurso de posse FERNANDO COLLOR DE MELLO se defendeu contra os inimigos e disse que: “NÃO SOU POLÍTICO. SOU UM JOVEM QUE PROCURA DESEMPENHAR SUAS TAREFAS DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL”.

Ao lado de Garrincha, convidado a vestir a camisa do CSA em uma partida festiva, a segunda do dirigente no comando do clube, em setembro de 1974


Durante seu primeiro ano, prestou uma homenagem a Garrincha logo no segundo jogo, conquistou o estadual de 1974 e garantiu, no Rio de Janeiro, o direito de disputar uma vaga no Brasileiro – depois de dois empates e uma vitória de 3 x 1 sobre o rival CRB onde o centroavante Misso comemorou o gol da classificação abraçando-o à beira do gramado.


Na partida que garantiu a vaga para o Brasileiro de 1974, o atacante Misso marca o terceiro gol contra o CRB e festeja com Fernando Collor


FERNANDO COLLOR DE MELLO caiu nos braços da torcida. Montou ele mesmo, com um estilo centralizador e sem ajuda de um diretor de futebol, um time forte, contratando no Rio Grande do Sul cinco jogadores, entre eles o lateral-direito VALDIR ESPINOSA. “O CSA PROJETOU COLLOR, QUE GANHOU PRESTÍGIO LÁ”, lembrou Valdir Espinosa.


O então lateral direito Valdir Espinosa, chega ao CSA, contratado pelo próprio Collor


Com a candidatura de sua mãe, Leda Collor de Mello, para deputada federal pela ARENA, FERNANDO COLLOR DE MELLO se licenciou do cargo em agosto de 1974, na metade do mandato. Alegou não querer usar a influência junto à torcida para favorecê-la. No final, dona Leda acabou como segunda suplente. Mas, mesmo sem concluir a administração o jovem presidente “DEIXOU DE SER APENAS O FILHO DO SENADOR” e iniciou uma carreira pública que o levou à Presidência da República com 33 milhões de votos. E o resto da história todo mundo já conhece...


RESUMO DO MANDATO DE COLLOR NO CSA

Jogos: 151
Vitórias: 78
Empates: 35
Derrotas: 38
Gols a favor: 225
Gols contra: 118
Título: Campeão Alagoano de 1974

10 comentários:

  1. Este foi um dos posts mais criativos dos últimos tempos.
    Não era engraçado, mas ri muito.
    Acho que a carapuça serve...

    STs
    Carlos Clark

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Clark a carapuça serve e muito em muita gente nova que chega no Tricolor, ah... nova foi eufenismo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Independentemente de associações com o atual processo político do Fluminense, adorei o relato histórico deste fato que poucos brasileiros conhecem, sobre a associação de Collor com o futebol.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Eduardo, parabéns por mais essa prestação de serviço do blog, com uma oportuna lembrança/advertência.
    Quem não conhece sua história...
    Saudações Tricolores,
    Marco Porto

    ResponderExcluir
  5. To assistindo ao debate no site do Lance. Bem interessante.

    Mas me chama a atenção como o Peter tem "tiques de adolescente": Gira na cadeira pra lá e pra cá, vai pra frente e pra trás, balança as pernas freneticamente, tosse toda hora, limpa a garganta, passa a língua nos lábios, e etc, etc, etc. Que que é isso, alguém por favor passe regras básicas de postura a esse moço!!

    ResponderExcluir
  6. prof Eduardo , o senhor não vai fazer nenhum post para falar do destempero e a falta de educação do sr. Ricardo Tenorio ???? no debate do lancenet ??????
    esse blog está uma " transformação total " aos amigos ( politico ) tudo aos inimigos ( politico ) nada ...
    toda falha do Peter são feitos pelo menos três post ...
    as mentiras , os delirios ( flu s/a ) , a falta de educação e o destempero do vice não são motivos para pelo menos um post ???

    saudações tricolores !!!

    Leandro .F. Moratti ...

    ResponderExcluir
  7. EDUARDO,

    HOUVE MANIPULAÇÃO NA ENQUETE DO JORNAL LANCE, VEJA NO BLOG:

    http://flueternapaixao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Caro João Alberto, discordo de que tenha havido manipulação na enquete, e postei minha opinião no site informado.
    Um abs a todos. Rumo ao título.
    ST

    ResponderExcluir
  9. Manipulação, pode não ter havido, mas o uso do termo "massacre" pela chapa é totalmente descabido, inverídico e sem fundamento, pois sabemos que enquetes de internet não podem ser baliza para nenhuma análise séria. Parece mesmo que desejam manipular os incautos.

    STs
    Carlos Clark

    ResponderExcluir
  10. Prezado Leandro .F. Moratti ...

    É uma grande honra contar mais uma vez com sua presença neste espaço "LIVRE" e "DEMOCRÁTICO" para debatermos os assuntos do nosso querido Fluminense.

    Fico muito lisonjeado com sua boa intenção em colaborar na pauta deste blog. Mas, pelo momento, não é necessária ajuda. Quando for preciso, certamente solicitarei a colaboração do companheiro.

    E para lhe deixar bem informado, o Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" não possui inimigos no Fluminense e nem fora dele.


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM