sábado, 5 de fevereiro de 2011

Vice-presidência para Assuntos Estratégicos de Torcidas Organizadas

Na falta do que fazer. Na relutância em publicarem receitas de bolo (porque falar de política está cada vez mais raro), o blog do “MAIOR GRUPO DE SITUAÇÃO”, a Flusócio, tenta interferir na forma de como as Torcidas Organizadas do Fluminense deverão realizar suas festas, publicando um texto sobre o assunto. Na verdade, isso pode ser visto como uma sinalização de futuro “enquadramento”.

Em uma parte do texto diz: “Que tenha em mente que ali, no estádio, ninguém é Niterói, São Gonçalo, Zona Sul ou Baixada. Ninguém é Young, Força, Jovem, Fiel ou Garra. Ninguém é preto, branco, mulato. Muito menos, pobre ou rico. Tudo o que divide deve ser deixado de lado. Ali todos são FLUMINENSE. E juntos, unidos, devem fazer de tudo para continuar reconhecida como a melhor e mais bonita torcida do mundo. Que amanhã em diante voltemos a ser uma só voz”.

Mas, esqueceram de mencionar o Movimento Popular Legião Tricolor??? Por que será??? Logo agora que temos grandes companheiros do Movimento Popular Legião Tricolor na Flusócio e fazendo parte do Conselho Deliberativo??? Estranho não??? Ou será um pequeno esquecimento???

E um membro do Conselho Deliberativo chegou a dizer: “Espero que os líderes se entendam sobre a melhor forma de participar no Engenhão. Há espaço para todas. E, se não for possível o entendimento, que a Diretoria intervenha no processo, colocando as principais torcidas em setores diferentes do Engenhão”.

Isto significa que o Peter (ou algum outro membro de sua Diretoria) terá que gastar seu precioso tempo se preocupando de que maneira e como as Torcidas Organizadas irão torcer????? Quer dizer que agora as Torcidas Organizadas terão que ser subordinadas ao Peter??? Haverá intervenção da Diretoria nas Torcidas Organizadas do Fluminense??? Será que não existem outras atribuições – como a dívida do Fluminense, por exemplo – para nossa Diretoria se preocupar ao invés de como estarão as Torcidas Organizadas no Engenhão??? Por que isso agora???

Acompanhando o time do Fluminense, nos mais diversos estádios de futebol, com variadas Diretorias, já há algumas décadas, jamais ouvi, li ou presenciei algo tão surreal. Só faltava essa agora! Alguém querer “enquadrar” as Torcidas Organizadas, na maneira como elas devem agir e proceder nos estádios, durante a realização de suas festas. E ainda falam em “INTERVENÇÃO NO PROCESSO”????? Fala sério!!! A Diretoria deve – no máximo – dar suporte, para as Torcidas Organizadas realizarem suas festas. Agora querer “enquadrar” ou “intervir”??? O que é isso??? A Diretoria do “NOVO FLUMINENSE” se transformará no Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética (PCUS)??? Será que irão colocar as Torcidas Organizadas para fazer “ORDEM UNIDA” no Engenhão???

Contudo, pode ter um lado positivo nisso. Daqui a pouco o Peter poderá criar a Vice-presidência para Assuntos Estratégicos de Torcidas Organizadas. Aí, ele poderá nomear algum correligionário de campanha que esteja se sentindo desprestigiado para desempenhar esta ‘importante missão’. Realmente, deve estar faltando coisa pra fazer!


Saudações Tricolores

5 comentários:

  1. O Movimento Popular Legião Tricolor não foi esquecido. Simplesmente não foi citado porque não é uma torcida organizada.

    ST

    ResponderExcluir
  2. Prezado Marcelo Ferreira,

    Realmente, o Movimento Popular Legião Tricolor não é uma Torcida Organizada. Mas, representa uma parcela significativa de nossa torcida, independente de ser ou não uma Torcida Organizada.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, a partir do momento que a diretoria dá ingressos e outras vantagens para TOs, acho que deve esperar algum tipo de contrapartida. Dar vantagens e ver meia dúzia de gato pingado sentados é uma mera forma de financiar, muitas vezes, algo que nao existe na prática. Como a LT nao ganha ingresso e nao tem rabo preso com ninguém, nao devemos er cobrados de nada.

    Contudo, acho exagerada a cobrança de que tenha de ter uma voz só, que a torcida tenha que agir assim ou assado. COmo acho ruim tbm, que essa cobrança venha da Flusócio. Esta pode dar a opiniao de como deveria ser a torcida, mas nao termos que foram colocado,s agindo como diretores do clube. Importante eles nao confundirem a atuação de grupo de situação, com serem diregentes do clube, que de fato, nao são. Apesar de comporem a diretoria.

    ResponderExcluir
  4. Prezado L.G. Oliveira,

    Éuma honra tê-lo aqui neste espaço debatendo conosco.

    Mas, permita-me discordar mui respeitosamente num ponto. Se como você mesmo diz que, "a diretoria 'DÁ' ingressos e outras vantagens para TOs", ela não tem que esperar nada em contrapartida. Quem 'DÁ' alguma coisa para alguém, não deve querer receber nada em troca. Do contrário não é 'DOAÇÃO' e sim um relação de 'TROCA'. Então, seria melhor a diretoria do 'NOVO FLUMINENSE' estabelecer uma 'nova' relação com as TOs e deixar claro pra todo mundo saber como funcionará o jogo. Estabelecer uma relação mais clara e transparente.

    Neste ponto o Horcades era mais sincero. Ele chegou a declarar - uma declaração infeliz por sinal - que dava ingressos para Torcidas Organizadas porque tinha família e medo de morrer.

    L.G., sobre a LT, sabemos muito bem que ela não ganha ingresso. Mas o tema do post era sobre o comportamento das Torcidas no Estádio João Havelange, no que se relaciona a cantos, festas e outras coisas. E aí não tem nada a ver de receber ou não ingresso. Citei a LT, pois ela representa uma parcela significativa de nossa torcida e participa ativamente de nossas festas.

    Mas, concordo com você quando diz que, "acho ruim, que essa cobrança venha da Flusócio. Importante eles não confundirem a atuação de grupo de situação, com serem dirigentes do clube". Até porque não são todos do grupo que são dirigentes do clube, apesar de fazerem parte do grupo que está na situação. E ninguém sabe quem escreve os "textos anônimos" do grupo. Então fica difícil de saber quem é que escreveu, se é dirigente do Clube ou apenas militante do grupo. E mesmo que seja dirigente do Clube, a discordância não muda. Não existe essa de "enquadrar" ou "subordinar" as TOs. A menos que seja estabelecida uma nova relação clara e transparente e as TOs aceitem serem "enquadradas" e "subordinadas" pela diretoria do "NOVO FLUMINENSE".


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  5. Alguns dias atrás, li o comentário de um torcedor quanto ao comportamento de uma de nossas torcidas organizadas em um jogo do carioca 2011. O texto discutia o comportamento diferenciado da tal torcida durante o jogo. Embora hoje sazonal, continuo o mesmo torcedor tricolor de estádio, ginásio, quadra, piscina ou sócio, como quando assisti pela primeira vez um jogo do Fluminense no Maracá, em 1974, aos 11 anos. Sendo assim, mesmo sem nomes ou detalhes, não foi difícil perceber que rusgas históricas de nossas torcidas estavam de volta após longa e, talvez, uma das mais fantásticas tréguas dos tempos modernos. Em 2008, após 5 anos ausente, voltei ao Maracá e vi uma torcida inexperiente e um monte de Pequenos Tricolores chorando ao final; emocionante, sinal de futuro. Somente voltei ao Maracá em 2009; no fundo do poço e com meu filho de 6 anos. Risco e surpresa. Encontrei a Torcida Tricolor dos meus sonhos empurrando um time de pesadelo. Além do meu gosto por um bom futebol; a vontade do meu filho de 7 anos e a minha paixão pelo Flu, aliadas ao show da União Tricolor, faziam-me querer jogos todos os dias de 2010. Mas nos roubaram o Maracá (claro que junto um monte de dinheiro de todos os brasileiros). Tudo mudou. Engenhão ...parei... pensei... do jeito que estão as coisas não vou arriscar ir com meu filho. Por outro lado, reta final sem ele é sacanagem. O cara roeu o osso até agora e na hora do filet tira o cara fora. Pois é ...eu pensei em mim e no meu filho. Desertei. Abandonei o exército tricolor, o título e meus ideais quase vão para as cucuias. Sorte é que tínhamos uma tropa de elite. Campeonato ganho comentei: ganhamos o Brasileiro e não comemoramos 1/5 do que em 2007. Foi a chuva!... disseram. O tempo passou e a torcida calou de vez. Legião Tricolor não é TO. Qualquer um é LT, assim como qualquer um é TO, ou os dois. Por fim, repito o que disse em 2010 na era engenhão: A torcida Tricolor não pode reclamar de nada, tem que ficar quietinha por que abandonou seus Guerreiros a própria sorte. 1999 a 2010 seria diferente sem torcida. Ô Tricolor...ou empurra o time ...ou fica quieto.
    ReTricolor.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM