sábado, 3 de novembro de 2012

Uma palestra em Xerém

Tive o enorme prazer de receber um convite do Profº Ivan Proença para realizar uma palestra em Xerém. Diante de tamanha gentileza, só me restava colaborar, logicamente. O Profº Ivan Proença é o Coordenador Pedagógico de Xerém. E vem realizando um excelente trabalho no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras.

Não podemos nos esquecer de parabenizar o Diretor de Futebol, Rui Reisinger, e Fernando Simone, Gerente Geral, e todos os demais profissionais que vem se dedicando com muito empenho ao trabalho em Xerém. Obviamente, também não podemos esquecer de parabenizar o presidente Peter Siemsen. Gostaria de elogiar o presidente Peter Siemsen, por dar total apoio ao Profº Ivan Proença para desenvolver o seu belo trabalho.

O Profº Ivan Proença vem realizando um trabalho espetacular. Confio muito no 'Ivanzinho' e na sua capacidade profissional. Educador progressista, politizado e inspirado nos ensinamentos do grande mestre Darcy Ribeiro, o Profº Ivan Proença com certeza é a pessoa certa no lugar certo.

Com perfil progressista, pessoa de diálogo democrático e sincero, o Profº Ivan Proença dará enormes contribuições na formação de nossos atletas como verdadeiros e bons cidadãos. Esta, também é a função de um grande clube de futebol. Contribuir para a formação cidadã de seus futuros atletas, pois desta forma também contribuirá para o futuro do Brasil.

O Profº Ivan Proença vem buscando uma aproximação com as famílias dos jovens atletas. Perfeito! Magistral! Isso dá trabalho? Sim! Contudo, esta é uma das tarefas de um bom educador e bom formador de atletas. E os bons educadores jamais se escondem de seu trabalho. Esta atitude  trará consequências futuras positivas.

Mas ele não para por aí. O Profº Ivan Proença está se esforçando para implementar um  trabalho que visa levar os jovens atletas tricolores ao cinema, teatro, circo, dentre outras atividades culturais. Ele já levou os jovens atletas tricolores para visitarem a nova sala de troféus do Fluminense. E percebeu nitidamente alguns atletas emocionados ao visitarem o local. Tratá-los com civilidade, educação e contribuir para a aquisição de cultura é condição fundamental e básica para formarmos "pessoas felizes". E desenvolverão melhor seus talentos artísticos. E o futebol é uma arte.

Portanto, diante de tanto entusiasmo, de tanta vibração, como eu poderia  me recusar a realizar uma palestra para os nossos jovens atletas? Como recusar um convite deste magnífico Profº Ivan Proença? Como recusar um convite para colaborar com o futuro dos jovens atletas do nosso querido FLUMINENSE FOOTBALL CLUB? Jamais! Realizar uma palestra para os 'moleques de Xerém' era um motivo de grande orgulho em minha vida. E deixei isso logo claro para eles, desde o momento inicial da palestra que foi realizada na quarta-feira, dia 31 de outubro.

O tema da palestra seria os dois livros que tive o prazer de escrever: "Carioca de 1971: a verdadeira história da vitória do Fluminense sobre a Selefogo alvinegra" e "1952 Fluminense Campeão do Mundo". Seria uma boa oportunidade para que os jovens atletas pudessem ter uma mínima compreensão histórica destas conquistas e da importância da camisa gloriosa que eles vestem. Para isso preparei uma apresentação com 42 slides, entre fotos e informações básicas concernentes a estas duas conquistas históricas do Flu. 

Inverti a ordem das obras escritas (escrevi primeiro o "Carioca de 1971") e respeitei a ordem cronológica para não confundi-los. Então comecei minha apresentação pelo livro de "1952". Mencionei a presença do jovem Sylvio Kelly dos Santos, que começava a despontar nas piscinas tricolores em 1949, ano de nossa outra conquista mundial, a Taça Olímpica. O importante da citação do presidente Sylvio Kelly era para que os jovens rrecebessem mais uma informação sobre a pessoa que idealizou a contruçãode Xerém, em 1981, quando foi o mandatário tricolor. E que o presidente Sylvio Kelly estava ali nas fotos e textos dos quadros murais de Xerém, que até então, poderia passar despercebido por eles. Afinal, o nome oficial de Xerém é "Centro de Treinamento Sylvio Kelly dos Santos"









Convite feito para divulgação da palestra nas dependências de Xerém e sensibilzar os jovens para assistirem.
"Com muita satisfação o Fluminense Football Club convida o Professor e Escritor Eduardo Coelho, para 'bater um papo' com os nossos atletas da base sobre os seus: 'Carioca de 1971' e '1952 Fluminense Campeão do Mundo'.
Local: CTVL
Data: 31/12/2012 às 19:30 h 




Ainda na apresentação (enriquecida com fotos) do "1952" foi importante a citação e participação do Joel, ponta-esquerda do time campeão carioca de 1951, o famoso "Timinho". 'Seu Joel', como é conhecido entre os jovens atletas, também participou e assistiu toda à palestra. Em determinados momentos, eu destacava com alguma ênfase o 'Seu Joel' na campanha tricolor de 1951. E os jovens deliravam em aplausos de felicidade, descobrindo e conhecendo o grande valor de nosso antigo ponta-esquerda num dos times mais emblemáticos do futebol do Fluminense em seus 110 anos. E logicamente, abordei a contextualização histórica e as especificidades que permitem o Fluminens ser reconhecido como legítimo "CAMPEÃO DO MUNDO  DE 1952".

Na apresentação do "Carioca de 1971" informei aos atletas a peculiaridade histórica do Fluminenxe, de conquistar vários títulos nos últimos minutos das partidas decisivas, que contribuíram muito para a mitologia tricolor de "sempre acreditar" e nunca desistir de nada. E isto ocorreu principalmente em 1971, quando o Botafogo disparou na frente da tabela. 

Chegaram a pensar em entregar a taça aos alvinegros, quando lideravam o campeonato com seis pontos de vantagem (quando a vitória valia dois pontos) do segundo colocado, que era o Fluminense. Mas os tricolores não permitiram. Na reta final, o Botafogo declinou e o Flu se inflamou vencendo América, Vasco, Flamengo e Botafogo, consecutivamente. A grande lição deste campeonato de 1971 para os jovens atletas tricolores é para que eles nunca desistam de seus objetivos, enquanto tiverem chances de lutar. LUTEM ATÉ O FIM!

Ao fim da apresentação dos slides, exibi um pequeno vídeo do"Fluminense Campeão Carioca de 1971". Para boleiro, nada melhor do que terminar uma palestra sobre futebol com imagens de 'bola rolando'. E no final do jogo, com o 'gol santo' de Lula, o filme passava a tocar o hino do Fluminense, com os jogadores tricolores alucinados correndo para comemorar. Para minha felicidade, eu observava alguns atletas vibrando com o gol de Lula e outros timidamente cantavam baixinho, "Sou tricolor de coração, sou do Clube tantas vezes campeão..." Sensacional! Só isso, 'eu já tinha ganhado a noite'.

Contei aos jovens atletas tricolores, que eu estava muito feliz em contribuir com a formação deles, mesmo que de uma mínima forma. Disse a eles que era uma honra poder colaborar com uma palestra. E que torceria muito pelo sucesso de todos.

Durante a palestra tive que 'colocar em campo' algumas  técnicas para ter a atenção e agradar aos atletas minimamente. Pois controlar atentamente uma plateia com 62 jovens entre 13 e 18 anos, durante 1 hora e 45 minutos, não é uma tarefa das mais fáceis. Principalmente, com o forte calor que fazia. Vale destacar, que o Profº Ivan Proença  "não obrigou nenhum atleta" a ter que assistir a palestra. Parabéns Profº Ivan Proença. Não se faz educação sem liberdade. E não e forma atletas sem educação.

Ainda tivemos as importantes presenças dos treinadores dos atletas, que prestigiavam a palestra demonstrando grande comprometimento, companheirismo e espírito de equipe pelo trabalho desenvolvido em Xerém. Estiveram presentes os professores: Daniel (Mirim), Ygor (Pré-Mirim) e Marcos (Juvenil).

A atividade toda durou cerca de duas horas. Após a palestra, foi realizado um descontraído sorteio de brindes, onde as camisas do Fluminense - gentilmente cedidas pelo Departamento de Marketing tricolor - fizeram a alegria da rapaziada. Ainda tive o prazer de ser apresentado ao jovem Kenedy. O talentoso atacante foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-17. Após o sorteio os atletas fizeram o seu lanche. Foi muito satisfatório, durante o lanche, perceber que os atletas tinham gostado da atividade que todos nós realizamos juntos. De coração, agradeço ao Profº Ivan Proença pelo convite para a palaestra e a atenção de todos os envolvidos. Muito obrigado! 

















Um comentário:

  1. Eduardo,

    Teremos algum post sobre o Socio Futebol?

    gostarei de saber sua opinião sobre o tema.

    abs

    Thiago

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM