quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O grupo Democracia Tricolor "rachado" declara apoio a Peter Siemsen

Nesta quarta-feira, dia 18/08, desenrolou-se a reunião do grupo político “DEMOCRACIA TRICOLOR” para definir que caminho o grupo seguiria na eleição do próximo mês de novembro. A reunião já começou num clima que não era dos melhores. Pois na véspera, alguns ‘democratas’ já vinham se digladiando pela internet. Portanto, a atmosfera era de tensão.

A reunião começou por volta das 19:30 hs, no restaurante do Salão Nobre do Fluminense. Estava tudo muito bem organizado. Presidindo a reunião, Braz Mazzulo comentou sobre os três candidatos. Braz Mazzulo resumiu o que ocorreu em termos de negociações nos encontros com Julio Bueno, Peter Siemsen e Mauro Carneiro. Nestes encontros, os candidatos contaram suas intenções e propostas para o grupo. E o grupo colocou as suas pretensões para apoiar os determinados candidatos.

Antes de encontrarem-se com os três candidatos, alguns poucos integrantes da “Democracia Tricolor” tiveram uma reunião com o sr° Celso Barros, presidente da empresa patrocinadora do futebol profissional do Fluminense. Nesta reunião, que ocorreu no último dia 19 de julho, o sr° Celso Barros disse ao pequeno grupo que “está fechadíssimo” com o Peter Siemsen. E que apenas a vitória de Peter lhe interessa na eleição do próximo mês de novembro. Nesta ocasião, Celso Barros insinuou ao grupo para “manter a calma”. Ele tinha dado o seu recado!

Nas reuniões que o grupo político “DEMOCRACIA TRICOLOR” realizou com os três candidatos (Julio Bueno, Peter Siemsen e Mauro Carneiro), fizeram as suas pretensões sobre cargos. O grupo “DEMOCRACIA TRICOLOR” pretendia os seguintes cargos:

- Os cargos de 75 (SETENTA E CINCO) MEMBROS ‘EFETIVOS’ e mais 25 (VINTE E CINCO) MEMBROS ‘SUPLENTES’ NO CONSELHO DELIBERATIVO;

- O cargo da PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DELIBERATIVO;

- O cargo da PRESIDÊNCIA DO CONSELHO FISCAL;

- O cargo da VICE-PRESIDÊNCIA GERAL DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB.

São todos cargos eletivos. Ou seja, esses cargos, por serem eletivos, ficam com a pessoa que ocupa até o final do mandato. Ao contrário, por exemplo, das Vice-Presidências ou Diretorias, que o presidente do Clube pode demitir a pessoa quando quiser ou bem entender.

Segundo os relatos, na reunião da “Democracia Tricolor” com o candidato Julio Bueno, este, em princípio, concordou com todas as ‘vinte e três propostas’ elaboradas pelo grupo e que foram propagadas pelo grupo (através da internet) quando resolveu lançar a candidatura de Antonio Carlos de Moraes. Sobre os cargos, pediu para pensar.

Num novo encontro, com cerca de quatro representantes da ‘Democracia’, Julio Bueno concordava em ceder 50 (cinquenta) cargos ‘efetivos’ e 17 (dezessete) ‘suplentes’ no Conselho Deliberativo. Sobre o Conselho Deliberativo, disse que estava sendo estudado. Mas pensava em colocar o nome de Antonio Carlos de Moraes (primeira opção como candidato à presidencia da “Democracia Tricolor”) como presidente. Mas, que tinha outras indicações. O que Julio Bueno teria garantido mesmo para a “Democracia Tricolor” eram os 50 cargos ‘efetivos’ e os 17 ‘suplentes’. Sendo que, Julio Bueno teria afirmado para a “Democracia Tricolor” que cinco nomes do grupo seriam os primeiros da lista de sua chapa no Conselho Deliberativo do Fluminense. Ou seja, como no critério da representação das forças políticas do Fluminense, cabem 15 vagas para a chapa derrotada tomar assento no Conselho Deliberativo, a “Democracia Tricolor” teria garantidas 5 (cinco) vagas.

Segundo os relatos, na reunião do grupo “Democracia Tricolor” com o candidato Peter Siemsen, este se referia muito ao nome do sr° Celso Barros, presidente da empresa patrocinadora do futebol profissional do Fluminense, e suas grandes negociações. Peter Siemsen falou que convidou o ex-Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do presidente Roberto Horcades, o sr° Ricardo Pereira Martins, para ser o seu Vice-Presidente Geral. Peter disse que, “nada mais justo que o Ricardinho (como é conhecido carinhosamente do Clube) seja o Vice-Presidente Geral. Pois, ele representa o maior grupo do Fluminense”. E Peter Siemsen disse ainda que, “o Ricardo não pediu nada”.

Peter Siemsen disse ao grupo “Democracia Tricolor” que não ia dar nada! Mas, que poderiam sentar para compor outros acordos posteriormente. Mas, naquele momento não podia responder sozinho. Pois tinha que conversar com seu grupo político. Peter disse que poderiam fazer outras composições, mas não esta. Mas, que convidaria novamente o grupo para conversar, para ver outro tipo de acordo.

Passaram-se mais alguns dias, e novamente um pequeno grupo (cerca de quatro pessoas) representando a “Democracia Tricolor”, foram se encontrar com Peter Siemsen. E neste encontro, Peter Siemsen, disse ao grupo que daria “40 (QUARENTA) CARGOS NO CONSELHO DELIBERATIVO”. E que para a “PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FLUMINENSE”, Peter Siemsen pensava (também como Julio Bueno) no nome de Antonio Carlos de Moraes (primeira opção como candidato à presidência da “Democracia Tricolor”). E Peter Siemsen disse novamente que, “a Vice-Presidência Geral era do Ricardo Pereira Martins”. E Peter Siemsen disse que, “os 40 nomes terão que passar por uma nova reunião, para ver em que colocação, eles ficarão na chapa”. Esses 40 nomes não estão garantidos. Mas, Peter disse que, “podia pensar nestes 40 nomes”.

Segundo os relatos, na reunião do grupo “Democracia Tricolor” com o candidato Mauro Carneiro, este falou muito sobre a família tricolor e o sócio. Mauro Carneiro estava muito tranquilo, dizendo que não iria atacar seus adversários. Mauro Carneiro disse que, “ainda não tinha nada definido”.

E num determinado momento da reunião desta quarta-feira, dia 18/08, do grupo “Democracia Tricolor”, a confusão tornou-se generalizada. Pessoas pediram “pela ordem”, para fazer ponderações. E aí, começou o tumulto. O presidente da Mesa, Braz Mazzulo, teve muita dificuldade na condução da reunião. Alguns integrantes do grupo queriam falar mais sobre os candidatos, outros queriam ouvir mais. Apesar de terem 44 (quarenta e quatro) pessoas presentes, algumas pessoas queriam saber mais informações sobre as intenções e as conversas com os candidatos. Mas, aí, logo passaram para a votação. Causando o aborrecimento de alguns presentes.

A urna bem feita, cédulas bonitas na cor amarela, com o escudo do Fluminense e os nomes dos três candidatos. O primeiro nome que aparecia na cédula era o do candidato Julio Bueno. O segundo nome, do candidato Peter Siemsen. E o terceiro nome era o do candidato Mauro Carneiro. Foram chamando as pessoas pela lista de presença, que demonstrava a ordem de chegada das pessoas na reunião. O voto, obviamente, era secreto. Os primeiros votos apurados foram para o candidato Peter Siemsen. Mas, apareceram alguns para o Julio Bueno.

O resultado final:

PETER SIEMSEN: 26 VOTOS

JULIO BUENO: 13 VOTOS

MAURO CARNEIRO: 2 VOTOS

TOTAL DE VOTANTES: 41 PESSOAS

TOTAL DE PRESENTES: 44 PESSOAS

Quando se deu o término da apuração, algumas pessoas aplaudiram e outras saíram decepcionadíssimas, bufando de raiva. Alguns afirmavam que, “dos vinte e seis que votaram em Peter Siemsen, nem todos estavam convictos da escolha que fizeram. Foram ‘na onda’ que havia sido criada ali”. Alguns propuseram que, “as pessoas, depois do resultado final, deveriam apoiar a decisão da maioria, para não abandonarem o candidato que vencesse a disputa”. Mas, não foi o que aconteceu! Ocorreu muita discussão no final. Quase descamba pra baixaria. Alguns disseram que os outros, “queriam ingressos”. E foi neste clima que, evidentemente pode-se perceber que, mesmo tomando a sua decisão, “o grupo Democracia Tricolor está rachado!”

Saudações Tricolores

10 comentários:

  1. Caro Eduardo,

    Creia, que a discordancia é natural quando envolve algumas escolhas pessoais. Nao se questionam a qualidade do Mauro nem do Julio Bueno, outros aspectos determinaram a escolha dos membros, o que faltou foi, sim, um amadurecimento quanto ao que representa uma democracia, quando a decisão é pelo voto. Respeitar a decisão da maioria e ter a altivez de manter uma postura, isso com o tempo o grupo terá,não pode ter logo no calor e emoção dos fatos, é claro que não se pode julgar de imediato atitudes acaloradas, em função de decisão que mexe muito com o emocional de quem poderia estar com candidato proprio e com a certeza de que teria a real e efetiva qualificação para administrar o nosso querido Fluminense. Dentre os presentes estavam pessoas com pelo menos mais de 30 anos de clube,alguns com mais de meio século, pessoas que, passado esse processo eleitoral, continuarão a frequentar o clube e marchar unidos, porque a quase totalidade dos presentes representa o que é a Amizade nascida dentro do Fluminense. A discordância momentanea, entre nós, deve servir de exemplo para que as pessoas saibam que democracia é isso e que, certamente, nos organizaremos melhor para futuramente unirmos todos aqueles que tem a "ficha limpa" em prol do Fluminense e deixar de lado os que só querem se beneficiar financeiramente e externamente do clube. Infelizmente, não foi possivel unirmos os 3 candidatos numa chapa unica, porque individualmente os 3 têm qualidades, só que dessa vez o processo eleitoral já apresentou um avanço considerável, em relação às deficiencias anteriores e nossa expectativa é de que esse avanço venha acompanhado de uma administração bem positiva do candidato vencedor.
    Acertando ou errando na escolha, cada um dos presentes fez sua opção para o que achava o melhor para o Fluminense,e o tempo é o Senhor da razão, foi assim no passado e continuará sendo assim.
    Saudações Tricolores

    Alziro Almeida Santos

    ResponderExcluir
  2. Prezado Alziro Almeida Santos,

    Em primeiro lugar, é uma grande honra tê-lo aqui neste espaço democrático debatendo as questões do nosso querido Fluminense.

    Creio plenamente e compreendo perfeitamente, que a discordâmcia seja antural quando envolve algumas escolhas pessoais.

    Suas palavras possuem determinado equilíbrio e são esclarecedoras. Tanto é que não criticou as minhas.

    Se acertaram ou erraram na escolha, cada um dos presentes fez sua opção para o que achava melhor para o Fluminense. E não me cabe julgar. Apenas registro os fatos. A "democracia" é isso!

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  3. Opa, Eduardo: segue uma bola cheia pra você: O site Net Flu acaba de publicar que o Peter Siemsen irá disputar o cargo de Presidente do FFC em Novembro com o Julio Bueno. Somente!! Ou seja, simplesmente ignoraram os demais candidatos!! Que isso hein, que coisa feia!!

    Ou será que eles também tem algum poder de premonição??

    Segue o link:

    http://www.netflu.com.br/?p=noticia&notid=8420&titulo=PETER+SIEMSEN+LANCA+CANDIDATURA+A+PRESIDENCIA+NESTA+QUINTA

    ST.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo: mesmo suspenso (injustificada e injustamente, por sinal) você continua atento à movimentação do nosso Fluminense. E com informantes de primeira. Ou quase, como no caso presente. por um lapso de memória (acredito) ele não completou o que foi dito pelo Celso Barros no que tange à simpatia maior pela candidatura do Peter. Como eu estive presente à reunião com o Celso, fiz o adendo no encontro de ontem da Democracia, frisando que o presidente da parceira-patrocinadora acrescentou: "Mas qualquer que seja o presidente eleito do clube no fim do ano, a Unimed tem o maior interesse em sentar com ele, discutir bases e renovar nossa parceria. Afinal, se ao Fluminense interessa manter-se aliado à Unimed, à Unimed é da maior importância continuar aliada ao Fluminense. Como vem sendo desde os tempos difíceis da Série C, em 1999." É só. Esse reparo é primordial para que não se pense que a parceira-patrocinadora é tão somente um cabdo eleitoral. Todos sabemos que ele é hoje em dia muito mais que isso na história do futebol do nosso clube. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Benemérito Argeu Affonso,

    Em primeiro lugar, gostaria de externar a minha honra em tê-lo aqui neste espaço livre e democrático, debatendo assuntos do nosso querido Fluminense. O senhor é uma 'lenda viva' do nosso querido Fluminense e merece todo o meu respeito e admiração.

    Como o senhor, também considero minha "SUSPENSÃO DE SEIS MESES", totalmente "INJUSTIFICADA", "INJUSTA" e "AUTORITÁRIA". É algo típico dos 'TOTALITÁRIOS' e dos 'STALINISTAS' que não sabem conviver com críticas políticas. Mas pra quem já declarou ser "AMIGO DO EX-DEPUTADO EURICO MIRANDA" é plenamente compreensível.

    Mas não será a minha 'biografia' que será manchada com mais um episódio lamentável na história do nosso querido e eterno Fluminense. Muito pelo contrário! Mas, existem pessoas por aí que, ou não sabem o que significa esta palavra ou não dão o mínimo valor para o seu significado. Portanto, minha consciência sempre esteve tranquila quanto aos fatos e atitudes. Como diria o grande Nelson: "O Fluminense nasceu com a vocação da eternidade. Tudo pode passar, só o Tricolor não passará, jamais".

    Desde criança, fui muito bem educado. E me passaram valores e idéias de que "os tricolores eram melhores em tudo". Cresci com esses valores muito bem consolidados. Logicamente, com o amadurecimento, percebi que nem todos os tricolores faziam por onde esta doce e saborosa fama. Mas, talvez por isso, tenha sempre procurado ser extremamente esforçado e empenhado nas causas em que me dediquei ao longo da vida. E já me dediquei em algumas causas, que considero nobres. Mas, com toda certeza, o Fluminense sempre foi a maior delas.

    Pode ser que, por este motivo (e meu profundo amor ao Fluminense e sua inigualável História) me empenhe tanto, mesmo convivendo com atuais adversidades, para tomar conhecimento e me manter informado sobre o que se passa no interior do nosso "MONUMENTO NACIONAL". Entretanto, saiba que, se no momento não tenho o prazer de desfrutar da companhia de grandes amigos tricolores (como o senhor), estou junto de todos 'em pensamento'.

    Sobre o sr° Celso Barros, do fundo do 'meu coração tricolor', não tenho nada contra este senhor. Até porque nem o conheço e não seria justo da minha parte desgostar de alguém desta forma. Mas, fico preocupado com certas 'idolatrias' desnecessárias e descabidas. Sei que vivemos a conhecida "sociedade do espetáculo" muito bem descrita pelo escritor francês Guy Debord. Mas, pra tudo na vida tem um limite.

    Não vou analisar aqui e agora a relação entre uma instituição centenária (mesmo vivendo períodos de extremas dificuldades nos últimos anos) com uma empresa emergente. Deixarei esta tarefa para um outro momento, quem sabe num futuro próximo.

    Mas, só para concluir meu raciocínio, não me seduz a idéia de certa 'abnegação' pelo estabelecimento da parceria firmada com o Fluminense, em 1999, nos tempos difíceis da Série C. Se parceria se mantém desde então, é porque ela foi interessante para ambos os lados. Compreendo até que, um dos lados desta parceria não teve habilidades para estabelecer melhores condições contratuais. Mas, sabemos muito bem qual foi o lado que mais se beneficiou economicamente com esta parceria. É só.


    Um 'abraço fraterno' e...


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  6. ..Olá Eduardo,
    você não estava na reunião mas com sempre está sempre bem informado dos fatos , parabéns.

    eu estive presente à reunião, convidado pelo Sr. Sergio Benedito, mas mesmo não podendo votar pelo grupo democracia tricolor achei fundamental ter ido , pois como foi o meu primeiro contato com o grupo em uma reunião deu para se ter uma noção como o grupo se interage entre si e também serviu para eu obter informações mais precisas sobre o que acontece nos bastidores do clube bem próximo da eleição de novo presidente do clube , pois esta será a minha primeira eleição como sócio efetivo.

    E, diga-se de passagem, que a reunião foi realizada na maior imparcialidade sem influenciar qualquer um dos membros do grupo a votar no candidato A , B ou C.

    Apesar de o grupo Democracia tricolor ter votado em apoiar o candidato Peter Siemsen o meu candidato é o Mauro Carneiro, mas independente de quem ganhe a eleição tricolor esperemos que o novo presidente tricolor saiba usar com sabedoria a força do nosso patrocinador para termos um time mais vencedor e um clube mais preocupado com as atividades sociais do clube.

    ST;

    P.S : e que o amigo volte o mais rápido que possível a poder frequentar o clube normalmente , o clube precisa de mais tricolores como você.

    paulo júnior

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, fui "suspenso" do meu trabalho no Rio de Janeiro para Vassouras! kkkkk

    mas sigo lendo seu nobre blog e como vim passar o fim de semana com a família resolvi tomar um tempo para comentar.

    Estou preocupado com essa eleição, viu? Toda hora as coisas mudam... mas vamos que vamos. O que quer que haja nós estaremos juntos pelo Fluzão, não é mesmo? E por isso o Fluminense é imortal, tenho certeza!

    um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Coelho como vc se sentiria se tivesse o apoio do Joao Havelange e do Carlos Arthur Nuzman?
    Eu sei que apoio de pessoas tão "honestas" a uma candidatura e um fato preocupante.

    ResponderExcluir
  9. Caro João Tricolor,

    nossa língua é cheia de surpresas quando a interpretamos. No caso da disputa do Peter "com" o Julio quem sabe já não é uma "premonição ou iluminação divina" do site em antever que os dois "juntos" irão disputar ? é como hoje vejo esta eleição onde nós da "Por Amor ao Fluminense" Mauro Carneiro Presidente, nos sentimos numa disputa histórica entre David e Golias onde o vencedor... bem, certamente todos conhecem o final desta.

    Caro Eduardo,

    está de pé a idéia do debate entre os candidatos (inclusive o Formigão, naturalmente)e já estamos com alguns contatos para os respectivos convites através da mídia escrita e de algumas emissoras de rádio, onde sempre que possível citarei a possibilidade de você ser o mediador pelas razões já colocadas. Um dos jornais já confirmou a intenção e só espera fazer o debate mais próximo da data da eleição.

    Quanto às 40 cadeiras no Conselho mantenho minha opinião sobre a possibilidade de "over booking" pois 40 pra Democracia Rachada, 75 pro EO, temos 115 sobrando 85 para dividir entre Novos Sócios + Flusócio + Ideal + Tricolor de Coração + VP Social, será que vai dar certo ?

    Por Amor ao Fluminense,
    Saudações Tricolores
    Claudio Bruno

    ResponderExcluir
  10. Queridos Tricolores,

    realmente precisamos de um debate.
    Eu, que frequento o Clube, só vi o Peter uma vez, e foi perto da última eleição. O Julio Bueno eu nunca vi no Clube.
    O candidato Mauro Carneiro eu vejo com enorme frequência no bar do tênis.

    Nesta breve análise percebe-se que o único candidato que parece viver o clube é o Mauro Carneiro.

    Sobre as propostas, nada melhor que um debate.
    Já soube de palestras e apresentações, que devem ser boas para vermos o que cada um pretende fazer pelo Flu.

    Lembro que são minhas opiniões, e cada um aqui tem a sua. Entretanto, acho que todos nós, sócios(as) preocupados(as) com o futuro do Fluminense, devemos ouvir opiniões externas, pois sempre estaremos somando.

    ST
    Márcia Borges

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM