sábado, 27 de junho de 2009

Reunião do Conselho Deliberativo - 27/06/09

Como é o direito de todo sócio do Fluminense, participar das reuniões do Conselho Deliberativo do Fluminense Football Club, o "CIDADÃO FLUMINENSE" esteve presente na quinta reunião do Conselho Deliberativo, das cinco que foram marcadas no ano de 2009. Uma marca não alcançada, por muitos "senhores membros do Conselho". Mas, estávamos cumprindo com nosso dever de colaborar para o engrandecimento do Fluminense.

Entretanto, antes de começar a reunião do Conselho Deliberativo estávamos nos "manifestando", como fizemos no último domingo, dia 21 de junho, quando realizamos uma "Manifestação Pacífica e Cidadã" sobre a "Vergonha dos Ingressos" da Final da Libertadores-2008. Levamos nosso "painel" com matérias jornalísticas da época e distribuímos nossa "Carta Manifesto".

O início da reunião do Conselho Deliberativo deu-se às 20:04 hs, sob a justificativa de que alguns Conselheiros acham que o presidente do Conselho, o srº Carlos Henrique Mariz está agindo de forma autoritária. E logo no início da reunião, o presidente do Conselho Deliberativo, srº. Carlos Henrique Mariz, começou criticando a "Carta Manifesto do Cidadão Fluminense", dizendo que a "Carta Manifesto" não procedia. E dizendo que a Comissão Especial não terminou o relatório.

Imediatamente, o Conselheiro Fernando, disse que o presidente está equivocado e que o relatório está pronto e que estava com ele ali, no seu "pen drive". E que o grande "x" da questão é que a presidente quer saber o relatório antes de ser divulgado. E terminou dizendo que a "Carta Manifesto do Cidadão Fluminense" procede sim.

Ainda neste assunto, o Benemérito Luiz Antonio Barbosa disse que, "tinha um pouco de verdade, que era o relator da Comissão e não pode ser destituído". Disse ainda que, "depoimento sem assinatura, eu não assino. Eu não assino documento sem assinatura dos depoentes".

Mais uma vez, o Conselheiro Fernando disse, "eu fiz o relatório e não acredito que as pessoas que foram inquiridas irão negar seu depoimento, que tinha a presença da Drª Roberta (advogada do Fluminense).

Aí foi a vez do Benemérito Luiz Antonio Barbosa dizer que "segundo a lei Federal, o depoente tem que assinar".

Julio Domingues diria que, "questão interna da Comissão Especial não é pra ser discutida na reunião do Conselho".

Aí, o Conselheiro Fernando disse que, "o Júlio Domingues falou na mesa, mas ainda não assinou a lista de presença".

Em seguida o Conselheiro Rogério leu uma carta de sua autoria questionando a Mesa, em que dizia dentre outras coisas que, "estamos hoje reunidos para discutir a maneira de como vêm sendo conduzidas as reuniões do Conselho Deliberativo pela Mesa Diretora dos trabalhos. E de que como vem sendo desrespeitado o nosso Estatuto e o nosso Regimento Interno. O Fluminense é uma instituição social, criada pelos sócios e para os sócios. O Presidente do Fluminense não pode tomar atitudes da forma que melhor lhe convier. O Presidente do Conselho Deliberativo foi eleito pelos Conselheiros para presidir os trabalhos da mesa, porém não lhe foi concedido o arbítrio. O Fluminense só vai mudar quando o seu Conselho Deliberativo mudar. Não podemos mais achar que não somos culpados pelas coisas que acontecem de errado aqui, no Fluminense. Se o clube anda mal das pernas e segue por caminhos tortos, é porqe o Conselho Deliberativo, por ação ou omissão, é conivente. Não podemos ficar esperando que um milagre venha do céu e, como num passe de mágica, resolva tudo aqui, nas Laranjeiras".

Em seguida, o Conselheiro Antonio César disse, "venho criticando as formas de operação da Mesa. Eu não estou vendo nenhuma operacionalização nos trabalhos da Mesa. Não existe uma pessoa para auxiliar os trabalhos da Mesa. Aqui é a instância máxima do clube, superior até a Presidência do clube. Estáocorrendo uma anarquia no Conselho. Na reunião da aprovação das contas, houve uma série de irregularidades. Estamos 'rasgando' o Estatuto. Na reunião das contas o Estatuto foi 'rasgado'. O Presidente do clube como o Conselho Diretor é subordinado ao Conselho Deliberativo".

Causando o espanto de muitos, o Conselheiro Julio Domingues disse, "talvez não tenho 101 (cento e um) Conselheiros, sugiro no momento que acharem apropriado encerrar a sessão".

O Conselheiro Fernando reclamou com o srº. Carlos Henrique Mariz, "o srº. Presidente tem me tratado de maneira desrespeitosa. O comportamento do Presidente do Conselho está sendo inoportuno com alguns Conselheiros. O srº. Presidente do Conselho não pode permitir o Ricardo Cravo Albim vir ao plenário defender o presidente Horcades, sem ele ser Conselheiro. E várias outras pessoas falarem aqui, sem serem Conselheiros. O problema não é com a Mesa é com o senhor. O senhor está sentado aqui, não por ser um líder político. E sim, por um apoio político que lhe permitiu estar na presidência do Conselho. O senhor já cortou o microfone em setembro de 2008, quando eu falava. O senhor merecia um cartão amarelo. O próximo é vermelho! Mesmo sem ter quórum, o senhor deve ouvir as queixas dos Conselheiros. A questão é pessoal sim"!

O Conselheiro Artur Nogueira em outro assunto disse: "Eu gostaria de ser esclarecido de uma coisa. O presidente cria vice-presidências e indica ao senhor, e só depois traz ao Conselho. De maneira estranha, uma vice-presidência foi extinta. Uma vice-presidência foi extinguida e o vice-presidente foi demitido pelo celular. Uma maneira não tricolor de agir! O srº. Presidente do Conselho não tomou conhecimento disso! Venho comunicar este fato e gostaria de oficializar este fato"!

O Conselheiro Antonio César disse que: "a vice-presidência de Patrimônio é ilegal! Pois, é de competência do Vice-Presidente Geral"!

O Conselheiro Ademar disse que: "a Presidência do Conselho tem ônus e bônus. Já vimos a Mesa Diretora discutindo em plena reunião do Conselho. O Conselho Deliberativo realiza poucas reuniões. Está faltando bom senso! Marcar reunião para uma sexta-feira? Será que não tem fundamento o que se está debatendo nas reuniões? Precisamos refletir. Já passou da hora do Fluminense dar uma guinada! Todos nós temos uma parcela de responsabilidade nas coisas do clube. Quem perde com essa 'brigalhada' é o Fluminense. Está faltando trabalho. Não podemos saber das coisas através dos jornais. Não podemos destruir o Estádio das Laranjeiras e a história do clube. A Mesa Diretora precisa dialogar. Vamos escutar mais, dialogar mais".

O Conselheiro Rogério disse: "O Presidente do Conselho suprimiu uma reunião no mês de março.

Julio Domingues mais uma vez sugeriu que, "se terminasse a reunião".

O Conselheiro Ivan Proença, disse: "Primeiro, é de se estranhar comentário tipo, 'qual o propósito da reunião'? Tudo aquilo que é novidade causa desconforto. Em alguma hora temos que colocar temas pouco comuns. Prefiro acreditar que a não assinatura de Julio Domingues tenha sido apenas um lapso. E não uma orientação vinda de fora. Porque essas práticas precisam terminar por aqui. Falando de Ricardo Cravo Albim, quando esteve aqui, falando sobre a vice-presidência de Cultura, ele disse, 'eu estimulei os outros'. O que nós assistimos na reunião do dia 29 de abril, foi uma arbitrariedade da Mesa Diretora. Pois, a reunião era secreta e tinham pessoas que não eram Conselheiros descumprindo o Estatuto. A reunião de hoje é super válida sim! Sugiro que o Presidente do Conselho refaça a sua conduta".

Mais uma vez Julio Domingues disse: A reunião tendo 101 (cento e um) ou 150 (cento e cinquenta) não tem caráter decisório. Não há nenhuma ilegalidade em estar na reunião e não assinar a Ata".

O Grande-Benemérito e ex-presidente do Fluminense, Sylvio Kelly dos Santos pronunciou-se: "O Presidente do Conselho Diretor foi convocado para a reunião. Ele justificou a sua ausência? A presença do Presidente do Conselho Diretor é obrigatória! Ele tem mais faltas do que presenças. A reunião hoje é muito válida. Foi feito um grande acordo para a eleição do presidente Horcades. O Presidente do Conselho Deliberativo não pode infringir o Estatuto para beneficiar pessoas amigas. Como o senhor ouve todas essas críticas? O Presidente do Conselho tem que conhecer o Estatuto. Eu conheci nobres tricolores e fiquei mal acostumado. Nós vemos aqui o nosso Estatuto ser 'rasgado' pelo Conselho Diretor. Quando o Conselho Deliberativo vai acordar em relação a dívida do Fluminense. Podemos fazer um painel sobre a dívida do Fluminense. Fiquei assustado com a exibição de Humberto Palma (numa reunião anterior), com o que entra de dinheiro no futebol e o que sai de dinheiro do clube. O Fluminense sempre teve sua vida financeira tranquila. Só tive (contra) uma ação cível e trabalhista quando presidente do Fluminense. Quero saber quando vamos dar um basta nisso? Precisamos saber o que os candidatos à presidência irão fazer? O que pensam sobre a dívida? Xerém é uma fábrica de craques que está sendo mal administrada. O senhor preside o órgão normativo do Fluminense. O Horcades preside o órgão executivo. Aqueles que amam o Fluminense precisam se unir, antes que as portas do clube sejam fechadas"!

O Conselheiro Ricardo Lopes, disse: "Eu não estou vendo o Presidente Horcades nesta reunião? Eu hoje tive uma pequena cirurgia e estou aqui! Tem alguém do Departamento Jurídico aqui? Não estou vendo o vice-presidente financeiro? Quando houve reunião na sexta-feira? Quem souber, me fale! As pessoas que deveriam estar aqui, não estão! Presidente do Conselho, nunca marque reunião na sexta-feira! É estratégico! Recebi o manifesto (Carta Manifesto do Cidadão Fluminense), sobre os ingressos. Se recebessemos 30 manifestos, debateríamos os 30 manifestos. Perdemos trinta minutos debatendo o manifesto. Mais um erro do senhor (Presidente do Conselho), pois foi o senhor que iniciou os debates sobre o manifesto (Carta Manifesto do Cidadão Fluminense) dos ingressos. Presidente quando o senhor agraciar os tricolores, que o senhor traga os nomes anteriormente. Só vejo tricolres desconhecidos. O Conselheiro Paulo Xavier solicitou a cópia da reunião do dia 29 de abril e responderam que a Ata está no Departamento Jurídico. E por que? O senhor não responde as perguntas e chama sempre o próximo Conselheiro. O senhor não responde nada!

Neste momento, o Presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense Football Club, srº. Carlos Henrique Mariz, solicitou à secretária o livro de presença. Tinham 92 (noventa e dois) Conselheiros presentes.

No mesmo momento, o Conselheiro Ricardo Lopes, "pediu que o Presidente do Conselho lhe respondesse".

O Presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense, srº. Carlos Henrique Mariz, disse a ele: "Eu posso lhe responder, mas não hoje. Em outro dia".

Esta declaração gerou uma indignação entre os Conselheiros e na sequência, o Presidente do Conselho Deliberativo declarou encerrada a sessão por falta de quórum, pois tinha que ter 101 e só tem 92 Conselheiros.

Neste momento Angelamaria Lachtermacher estava conclamando todos para a Olimpíada Tricolor. E o Presidente do Conselho pediu atenção aos Conselheiros. Pediu que todos prestassem atenção (deve ter esquecido que, ele próprio terminou a reunião). O Presidente do Conselho Deliberativo, srº Carlos Henrique Mariz terminou a reunião às 21:40 hs. Com isso, ele só conseguiu aprofundar mais ainda "o acirramento dos ânimos", demonstrando uma inabilidade política.

Saudações Tricolores




2 comentários:

  1. Eduardo, parabéns pelo blog e pela carta manifesto. Desta maneira podermos ficar um pouquinho por dentro do que está acontecendo no FLUminense, e quem sabe aos poucos tentarmos mudar isto.

    Viva o Estádio Manoel Schwartz!!!!

    Abçs,

    Bacellar.tricolor

    ResponderExcluir
  2. ***

    El-Rey vai nu...
    Todolos reclaman pero ninguem adressa a el-Rey!

    Talvez em galaico portugues nos entendamos.
    O Fluminense Football Club e' dirigido por surdos: nao respondem.
    Tambem e' dirigido por quase cegos cuja visao seletiva surge a guisa de interesses.

    Creio haver uma competicao com o Senado em Brasilia; danos coletivos em beneficio proprio.

    O Fluzao nao termina o sec XXI, nao mais fara' outro centenario, ou muito mal andara' nosso futebol.

    E esses senhores, caro Eduardo, minam de dentro a estrutura.

    A solucao e' radical: substituicao completa de todos os titulares dos orgaos estatuidos.

    E mais um Fra X Flu logo a tarde...

    Mauro CF Balbino

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM