domingo, 23 de maio de 2010

Uma estratégia equivocada

Na reunião do Conselho Deliberativo do Fluminense, dia 18/05, terça-feira, tive a oportunidade de dialogar com vários amigos e companheiros. Dentre eles, duas pessoas por quem tenho o máximo respeito e admiração, Alexandre Vasconcellos e Carlos Eduardo Moura, o “Cadu”. Ambos são grandes ativistas e figuras das mais representativas do grupo político Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense.

Porém, o sentimento de amizade pelos dois companheiros, não me permitiria calar diante de algumas situações equivocadas na estratégia de comunicação do grupo que pretende vencer as eleições de novembro. Pois, o nosso único compromisso é com a defesa do Fluminense Football Club.


Recentemente, foi divulgado um vídeo pelo youtube, intitulado “PORQUE VOTAREI EM PETER SIEMSEN PARA PRESIDENTE DO FLUMINENSE”. O vídeo merece algumas críticas, caso realmente o grupo tenha interesse na ampliação da base se eleitores.


O vídeo contém um pequeno texto dizendo: “A REVOLUÇÃO TRICOLOR COMEÇOU A BROTAR DAS ENTRANHAS DE SUA TORCIDA E ESTÁ TRANSBORDANDO EM DIREÇÃO AO CLUBE”. Bem, em primeiro lugar é bom que se diga que, mesmo que o candidato Peter Siemsen vença as eleições de novembro, nem ele, nem seu grupo e nem seus aliados farão nenhuma revolução no Fluminense. O próprio Peter Siemsen já declarou publicamente que seu governo será de ‘transição’. E ‘transição’ não é ‘revolução’.


Precisamos de mais seriedade na forma de comunicação, de propostas, soluções, trabalho, equacionamento de problemas. E não de arroubos juvenis. Isso até parece campanha de grêmio estudantil disputando chapa no colégio. Outro dia mesmo, também podia se observar num texto do blog do grupo, uma frase da célebre música de Geraldo Vandré: “QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER”. Ué, o grupo é de esquerda socialista??? E os ‘cases’ onde ficam? E a ‘expertise’ onde fica? E a ‘governança corporativa’ pra onde vai??? O Peter Siemsen será um ‘CHÊ GUEVARA TRICOLOR’??? E quem será o Fulgencio Batista???


Ainda no vídeo citado, existe uma frase que diz: “PORQUE NÃO QUEREMOS UM POLÍTICO PROFISSIONAL NAS LARANJEIRAS”. Evidentemente, o “grupo político” Flusócio, nesta frase tenta atingir o seu principal adversário (ao que tudo indica até o momento) nas próximas eleições de novembro, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, o sr° JULIO BUENO.


A reflexão que fiz com os dois Flusócios, não tem o menor sentido de defender o sr° Julio Bueno, mas sim o Fluminense. E não tenho procuração para defender ninguém. E disse aos dois, que escreveria sobre o tema. Disse ainda aos dois, que se o grupo quer atingir o sr° Julio Bueno, que utilizem outra estratégia.


Chamar o sr° Julio Bueno de “POLÍTICO PROFISSIONAL” é atacar todos aqueles homens e mulheres, que estão no setor que o grupo, chama de “POLÍTICA PROFISSIONAL”. O grupo Flusócio não prega o profissionalismo??? Tudo pode ser profissional menos a política??? É sério e profissional dizer que haverá uma “REVOLUÇÃO TRICOLOR QUE COMEÇA A BROTAR DAS ENTRANHAS DE NOSSA TORCIDA”??? Isto não será uma forma de gerar expectativas e anseios que, em caso de vitória do Peter, ele não seja capaz de corresponder???


A estratégia do grupo Flusócio em associar o sr° Julio Bueno a “política profissional”, além de equivocada, presta um desserviço ao Brasil. Colaborar (de maneira subliminar) para a idéia de que a “política profissional” é algo negativo, não contribui para o aumento da participação cidadã e da politização de nosso país. O fato de se fazer “política profissional” no Brasil, não significa e jamais significará que ela seja obrigatoriamente destituída de princípios e valores éticos e ideológicos. Depende de quem e como se faz política.


O grupo Flusócio no dia 20/01/2010, escreveu um texto em seu blog, com o seguinte título: O QUE O GOVERNO DO RIO QUER? No texto, o grupo estampa uma foto do governador Sérgio Cabral Filho, com um olhar e expressão facial apreensiva, com seu rosto completamente rodeado por microfones e gravadores de vários jornalistas. Uma idéia de crise é a primeira impressão que podemos ter ao observarmos a foto do governador, com sua expressão apreensiva e seu rosto totalmente cercado por microfones e gravadores.


O texto do grupo Flusócio, com tom crítico, é sobre os ingressos não serem mais vendidos no dia dos jogos nos estádios. A questão que nos interessa analisar não é o conteúdo do texto. Mas, sim, que motivos e interesses levam o grupo a colocar a foto do governador Sérgio Cabral Filho, de maneira negativa, onde se permite avaliar que se trata de propaganda subliminar. Esta medida equivocada do grupo pode levar seus simpatizantes a tomarem posturas extremadas e contrárias ao governador do Estado do Rio de Janeiro. Como podemos observar em alguns comentários de simpatizantes e ativistas do grupo Flusócio. Eis os comentários:


Simpatizante Flusócio 1: “O que mais podemos esperar deste (des) governo, que somente tem como preocupação a politicagem, em vez da preocupação para com as coisas do Estado do Rio de Janeiro e do povo Fluminense?”


Simpatizante Flusócio 2: “FORA SÉRGIO CABRAL EU APOIO”


Simpatizante Flusócio 3: “A Suderj já era um lixo com Chiquinho, mas agora, com uma mulher que não entende nada de futebol, parece estar pior”.


Simpatizante Flusócio 4: “Ah, não pode faltar: ‘FORA SÉRGIO CABRAL’, eu apoio!”


Simpatizante Flusócio 5: “O Sérgio Cabral Filho é vascaíno fanático e deve estar fazendo a lei para prejudicar os principais rivais do seu time”.


Simpatizante Flusócio 6: “TRICOLORES, ESSE CABRAL VASCAÍNO NÃO DEVE LEVAR O VOTO DE TRICOLOR NENHUM, FORA CABRAL!!!”


Simpatizante Flusócio 7: “Alguém sabe se já criaram algum site para colher assinaturas virtuais contra o governador? Fora Cabral e Márcia Lins”.


Simpatizante Flusócio 8: “Isso porque o Julio Bueno é ‘homem forte’ do Sérgio Cabral, né?”


Simpatizante Flusócio 9: “ALGUÉM FAÇA UMA FAIXA URGENTE, FORA SÉRGIO CABRAL EU APOIO”


Simpatizante Flusócio 10: “Realmente, eu não sei o quê quer, o governo do Rio de Janeiro”.


A Flusócio deveria se lembrar que o governador chama-se Sérgio Cabral Filho e não Julio Bueno. O sr° Julio Bueno é um Secretário de Estado, mas não o governador. O grupo político Flusócio ou qualquer grupo político do Fluminense não deve misturar as coisas. A política de nosso Clube é uma coisa e a política partidária de nosso país, de nosso estado e de nossa cidade, é outra completamente diferente.


O grupo Flusócio que admira tanto o Sport Club Internacional, de Porto Alegre, deveria estudar um pouco mais sobre o clube gaúcho. Descobririam que as relações do Sport Club Internacional com a Prefeitura de Porto Alegre e com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são muito boas. O Sport Club Internacional estabelece várias parcerias com as mais diversas instâncias governamentais.


Será que o candidato Peter Siemsen concorda com esta estratégia equivocada do grupo Flusócio??? O que diz o candidato Peter Siemsen a estes ataques ao governador Sérgio Cabral Filho??? Caso o candidato Peter Siemsen seja eleito presidente do Fluminense e o governador Sérgio Cabral Filho seja reeleito, Peter não buscará ajuda ou possíveis parcerias com o governador??? Não seria mais interessante para o grupo Flusócio e seus aliados, manter-se distante da política partidária estadual, até para futuramente, caso tenha interesse poder articular-se com o atual governador???


O candidato Peter Siemsen deveria se pronunciar em relação a esta postura de seu grupo contra o governador Sérgio Cabral Filho, do contrário, passará a imagem de que concorda e é conivente com tais ataques e críticas ao governador. O candidato Peter Siemsen deveria pensar com cautela a este respeito. Peter Siemsen que já vem sendo anunciado como presidente do Fluminense pelos seus empolgados simpatizantes poderia aproveitar (como alguns já o consideram eleito) e ter uma postura de “ESTADISTA” não permitindo que achincalhem o governador do Estado do Rio de Janeiro. Até porque a eleição para governador não está ganha, como parece que já está a do Fluminense.


Na última pesquisa Vox Populi divulgada no dia 19/05, quarta-feira, o governador Sérgio Cabral Filho, candidato à reeleição, tem 41% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o Deputado Federal Fernando Gabeira, com 19%, empatado tecnicamente com o ex-governador Anthony Garotinho, que tem 18%. Na última pesquisa, em janeiro, Sergio Cabral Filho tinha 39%, Garotinho tinha 20% e Gabeira estava com 18%.


Com a postura do grupo Flusócio em relação ao governador Sérgio Cabral Filho, isso nos permitirá fazermos algumas reflexões. Estaria o grupo Flusócio a serviço das candidaturas de Fernando Gabeira ou de Anthony Garotinho????? Todos sabem muito bem, com quais bandeiras políticas, tanto Gabeira, como Garotinho, se notabilizaram na política. Ambas são diametralmente opostas. E os Flusócios se indentificam com algumas delas??? 


Este texto é apenas uma reflexão. Espera-se com ele levar uma séria reflexão como contribuição aos sócios do Fluminense.


Saudações Tricolores



3 comentários:

  1. Embora eu seja amigo do Cadu há muito tempo, tendo a certeza de sua competência, e amigo de outras pessoas da FLusócio tbm, o texto é excelente.

    ResponderExcluir
  2. achei que ricardinho mala ja teria vindo reclamar do post

    ResponderExcluir
  3. Prezado Eduardo

    Sinceramente, acho que o Júlio Bueno é uma incógnita. É o candidato da situacao, o que por si só é uma catástrofe. Contudo, é um cara com uma tremenda experiencia política e empresarial. Nao tenho como obter informacoes da sua postura frente ao grupo político que o apóia, pois nao sao grupos articulados na internet.

    Como te disse, é uma incógnita, mas nao caio nas simplificacoes idiotas que tentam desqualificá-lo.

    Acho que poderia ser um bom Presidente.

    ST

    Jorge Priori

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM