sexta-feira, 11 de maio de 2012

"BAIANA" - Símbolo Popular da Torcida Tricolor

"BAIANA" - símbolo popular da torcida tricolor no dia 21/12/1961


No dia do aniversário dos "93 ANOS" do "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS" falaremos de uma grande mulher que participou da História do Fluminense em seus 110 anos. Pois como todos sabem o Fluminense Football Club foi fundado em 21 de julho de 1902. Ela é a "BAIANA".

Não havia quem assistisse a jogos do Fluminense perto da torcida tricolor que não conhecesse uma negra, simples, de aparência humilde, muito ativa. Ela era Maria Cecília Joaquina da Silva, tinha 43 anos em 1961, nascida em Cabo Frio e residia em São João de Meriti e era conhecida pelo apelido de “BAIANA”. Acompanhava todos os jogos do Fluminense. É o que se chamava de torcedora “doente”, que chorava, sofria, esbravejava, com as derrotas. E gritava, pulava, dançava, cantava com as vitórias tricolores. “BAIANA” era mulher do povo, vendedora ambulante do Largo da Carioca, daí o apelido de “BAIANA”.

Na decisão final do Campeonato Carioca de 1957, o placar de 6 a 2 levou-a ao hospital, acometida de depressão nervo-cardíaca, quando foi confortada por vários integrantes da torcida popular do Fluminense, especialmente, “Paulista”, “Bolinha”, “Lapa”, “Dorvalino dos Charutos” e outros, que se cotizaram para seu tratamento – na ocasião, “BAIANA” perdera o emprego modesto que tinha.
Naquela manhã de 21 de dezembro 1961, data do início da demolição parcial do Estádio das Laranjeiras, “BAIANA” veio de longe: veio de São João de Meriti para testemunhar e chorar por aquele fatídico momento histórico. “BAIANA” pelo seu amor às cores do Fluminense, assistiu ao ato do início da derrubada, presidido pelo Governador em exercício da Guanabara, Drº Lopo Coelho. “BAIANA” comoveu-se até às lágrimas, como todos os que presenciaram aquele ato, imposto pelo “defensores do progresso”.
“BAIANA” torcia pelo Fluminense desde os quatro anos de idade. Seu irmão mais velho mostrou-lhe a combinação das cores: “vermelho e preto” e “verde, vermelho e branco”. E pediu para ela dizer qual das duas, mais gostava. E ela apontou o “verde, vermelho e branco”. “BAIANA”, você é mais um símbolo popular da torcida tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM