domingo, 28 de junho de 2009

Corpo-a-corpo

Neste domingo, o "CIDADÃO FLUMINENSE" realizou uma ação mobilizadora no Maracanã. Na verdade faríamos um verdadeiro e intenso "corpo-a-corpo". Cheguei ao Maracanã por volta das 15:50 hs. Ainda do lado de fora, "passei pela revista" dos policiais militares.

Logo após a revista, um policial militar pediu para ver o que continha em nossos painéis. Gentilmente, abri os painéis e mostrei a ele. Imediatamente, o policial militar disse que não entraria com os painéis no Maracanã, pois eles "falavam mal da PM". Argumentei com ele, que o painéis não falavam mal da PM. E que se os painéis falavam mal de alguém, era da atual Diretoria do Fluminense, responsável pelo tumulto na venda dos ingressos da Final da Libertadores-2008. Mais uma vez, o policial militar disse que o painel "falava mal da PM" e que não entraria no Maracanã.

Em uma pequena fração de segundos, percebi que aquele policial militar, muito provavelmente, mal treinado, não se recordava que, a época da "ditadura militar", onde faziam tudo de acordo com seu bel prazer, encerrou-se oficialmente desde 15 de março de 1985. Então, foi aí, que tive que lembrá-lo disso, com a máxima educação e um pouco de "inteligência". Disse ao policial militar: "- Senhor policial, segundo a Constituição Brasileira, de 1988, em seu Capítulo I, Art. 5º. Inciso IV, "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". Aí, o policial militar silenciou-se e pude dizer a ele, já me dirigindo para a roleta de entrada do Maracanã: "- Senhor policial, bom serviço"!

Me diverti durante todo o dia, tentando imaginar o que se passou na cabeça do policial militar, no exato momento em que lhe disse aquilo. Encontrei um Maracanã deserto, pois no mesmo momento a Seleção Brasileira disputava a Final da Copa das Confederações, contra os Estados Unidos. Mas, sem problemas! A vontade de colaborar na conscientização da torcida do Fluminense, era superior a tudo.

Mais uma vez, teria problemas com policiais militares. Mas, desta vez, também com alguns funcionários da Suderj. Cheguei a pensar em alguns momentos, que estava dialogando com os próprios Eduardo Paes e Sérgio Cabral Filho. Mas, nada que me demovesse da alegria de estar ali, esperando a torcida do Fluminense desde cedo, para dialogar com ela. Tive que mudar de lugar algumas vezes, para não atrapalhar "o bom andamento do serviço". Evidentemente, percebia que se sentiam incomodados com minha presença. É aquela velha história, no Brasil as pessoas não tem o hábito de exercerem a sua cidadania intensamente. E quando aparece alguém tentando fazê-lo, isso causa um certo incômodo. Elas preferem acreditar que em nosso país "nada tem jeito" e que, por isso, "não vale a pena lutar por nada". Tudo bem, já estamos "calejados"!

Devidamente instalado, seguindo as diretrizes dos funcionários da Suderj, coloquei os painéis no chão e iniciei o trabalho. Neste momento, os amigos chegavam para engrossar nossas fileiras e fazer o registro fotográfico. Pelo barulho dos fogos, sentia que o Brasil mudava o seu destino e virava a partida para 3 a 2 contra os EUA. E logo veio a confirmação: Brasil campeão da Copa das Confederações.

O público no Maracanã aumentava cada vez mais. E isso era bom! Tivemos muitas pessoas nos incentivando e dizendo que o que fazíamos era o correto, pois não podíamos ser coniventes com esta "vergonha dos ingressos".

Quando faltavam poucos minutos para o início da partida, percebi que ainda tinhamos muitos exemplares da "Carta Manifesto do Cidadão Fluminense". Foi então que, não sobrou outra alternativa que, panfletar a "Carta Manifesto" entre a torcida do Fluminense, mesmo com o jogo rolando. Aí ficava com um olho na missa e outro no padre. Senti a receptividade excelente! Todos consideravam a "Farra dos Ingressos" uma grande vergonha que incomodava a todos.

Quando ocorreu o término das cartas, quase no final do primeiro tempo, para "aproveitar o embalo", comecei a desfilar com os painéis abertos por toda a arquibancada tricolor, de forma que a torcida do Fluminense pudesse vê-los atentamente. As palavras e imagens dos painéis, falavam mais do que mil palavras. Algumas palmas direcionadas para nossa ação, representavam um sinal de aprovação e que o caminho era esse.

No final do intervalo da partida, resolvi que era hora de parar, para assistir tranquilamente o segundo tempo da partida. Afinal, era dia de Fla x Flu. A vitória tricolor, "dentro de campo", não veio. Tudo bem! Isso tudo, "é só o início"!

Saudações Tricolores
,

7 comentários:

  1. Muito legal essa manifestação.......
    fico feliz de ver sua vontade em fazer um fluminense melhor e espero poder ajudar no que estiver ao meu alcance
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela garra, Eduardo. É isso aí.
    Por um Fluminense grande e forte.

    ResponderExcluir
  3. Novamente, parabéns pela iniciativa!

    Salvem o FFC!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela atitude! Muitos dos que aplaudiram, deveriam também agir.
    Os que não receberam bem a idéia, só tenho a lamentar.

    Força aí, guerreiro!!!

    Sylvio de Fortaleza

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela atitude! Precisamos de muito mais tricolores assim, pois não vejo outra maneira de mudar o rumo da história do nosso clube.

    Força aí, guerreiro!

    Seu amigo Sylvio de Fortaleza - CE

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Eduardo. É de gente assim que o Flu e o Brasil precisam!!!
    Eu moro no ES e infelizmente não tenho como acompanhar o meu amado tricolor de perto sempre, mas gostaria ao menos de demonstrar aqui a minha satisfação por compactuar com suas manifestações, suas ideias e atitudes, sua noção do que é exercer a cidadania. O Flu precisa mesmo disso!!!

    Força aí!

    E se precisar de alguma ajuda, que tenha como ser feita daqui (talvez alguma divulgação de ideia pela internet, sei lá.. o que precisar) pode contar comigo!

    Abraço

    Leonardo Biancardi
    leobiancardi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Participo no coro de parabenizar pela iniciativa e também pelo fato de dessa diretoria incompetente ainda se manter no poder, Deus há de olhar pelo FLU,Enquanto seus gurreiros continuam sua peleja.
    Um abração e saudações tricolores!!!!
    OBS: Senti falta da galera tbm, essa diretoria está desanimando desde as organizadas até ao público que faltou até ao FLAxFLU

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM